Informalidade do mercado de trabalho faz jovens contribuírem menos com a previdência
Área do Cliente
Notícia
Custos são elevados para 97% das empresas
A visão dos empresários nacionais entrevistados para a pesquisa foi pouco otimista.
Os altos custos sistêmicos no Brasil e a percepção de que há ausência de medidas para aumentar a competitividade da produção nacional já impediram a realização de investimentos por 71% dos entrevistados por levantamento conduzido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 127 empresas associadas. Ainda assim, apenas 28% responderam que já deixaram de receber investimentos estrangeiros por causa da falta de ações para ampliar a produtividade da economia doméstica, segundo a mesma pesquisa.
Para Jairo Martins, superintendente-geral da fundação, o Brasil, apesar dos entraves internos ao crescimento, ainda tem boa visibilidade no exterior. "É uma questão de referencial. Para a Europa e os Estados Unidos, o crescimento da renda e do consumo brasileiros ainda são interessantes e justificam expectativa positiva, mas não podemos deixar os problemas sem solução, sob o risco de perdermos o bonde", afirma.
A visão dos empresários nacionais entrevistados para a pesquisa foi pouco otimista. 97% das empresas que responderam ao levantamento disseram que os custos sistêmicos no Brasil são elevados e minam a capacidade de competição do produto nacional. O problema que mais prejudica a produtividade, para 29% das empresas, é a tributação, seguido pela legislação trabalhista (14%) e pela burocracia e infraestrutura, com 13% das respostas cada uma.
Para 71% dos entrevistados, no entanto, o governo não tem se mobilizado para resolver essas questões. "O Brasil está perdendo capacidade de competir no ambiente internacional, mas não vemos uma estratégia para atacar os problemas existentes. O que temos hoje são medidas pontuais, que impactam apenas alguns setores, caso da desoneração da folha de pagamentos. Não adianta fazer redução de impostos para estimular consumo, é preciso de uma estratégia para o país", afirma Martins.
O superintendente acredita, por exemplo, que há desconfiança do setor privado em relação ao modo como os leilões de concessão para a iniciativa privada de investimentos em infraestrutura serão conduzidos e se, de fato, as obras vão sair do papel. "A execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo, decepcionou. O problema hoje é de gestão."
Notícias Técnicas
Secretário-executivo apresentará os números em coletiva de imprensa, às 14h30
Nova legislação cria marco regulatório e fortalece iniciativas de autogestão e cooperação no Brasil
Mercado de compra e venda de dólares fechou no dia 23 de dezembro, com a moeda cotada a R$ 6,18.
Pelo menos 12,8 milhões de pessoas só vão receber o seu salário do INSS referente ao mês atual em janeiro do próximo ano.
Notícias Empresariais
Equilibrar produtividade, descanso dos funcionários e garantir que suas práticas estejam em conformidade com a legislação trabalhista é o grande ideal de RH
Empresa acredita que e-commerce ainda têm muito potencial de crescimento no ambiente varejista
Agricultura familiar, educação, previdência social e crescimento econômico também são temas abordados no periódico do Ipea
Esta medida mostra o compromisso do governo em estimular o setor que é crucial para a economia brasileira
Cenário para 2025 favorece o País, mas barbeiragens nas políticas econômica e externa podem estragar a festa
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.