Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
'Bons líderes são insubstituíveis', diz diretor-superintendente do Sebrae/PR
Allan Costa falou em Marechal Cândido Rondon, para aproximadamente 900 pessoas, sobre a arte de liderar
“Os principais atributos de um líder são suas atitudes e não suas competências. E quando o líder é íntegro, ético e preocupado com a coletividade, ele se torna insubstituível.” A declaração é do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, que esteve em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, na última quinta-feira, dia 28.
Allan Costa foi convidado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), que completa 45 anos em 2013, para falar sobre o tema liderança. Intitulada “A arte de liderar”, a palestra do diretor-superintendente do Sebrae/PR mobilizou aproximadamente 900 pessoas de Marechal Rondon e cidades vizinhas.
Na plateia, empresários, autoridades e representantes de entidades de fomento ao empreendedorismo, estudantes e colaboradores de empresas, como Luana Faziani, estavam atentos às reflexões. “Trabalho com enfermagem numa equipe de 40 pessoas que lidam com pacientes nas mais diversas situações. Preciso ser uma boa líder para que tudo corra bem”, disse Luana.
Para Allan Costa, o tema liderança é hoje um dos assuntos mais abordados. “Liderar se assemelha muito com fazer arte, pois temos a ideia de que é um ‘dom’ e não está acessível para todos. Mas isso não é verdade, assim como existem líderes e artistas natos, a grande maioria deles desenvolve habilidades, aprende e aperfeiçoa-se constantemente.”
Com isso, o diretor-superintendente do Sebrae/PR mostrou que liderança não é inalcançável e sim uma junção de atitudes possíveis de serem desenvolvidas por qualquer um que tenha vontade de ser líder. O papel do líder, completou Allan Costa, é fazer com que as pessoas que trabalham com ele desenvolvam o ofício da melhor maneira possível.
“O líder precisa articular, proporcionar e dar condições para que as pessoas que executam, gerem resultados. Dessa maneira, a liderança efetiva se constrói com atitude, aquela que nos tira da inanição e da constância”, salientou.
Atitude
Lucimar Lamb é contadora e há cerca de seis meses foi chamada para liderar uma equipe em um escritório contábil de Marechal Rondon. “Fui liderada nos últimos 17 anos, em outra empresa, e me deparei com esse desafio. Agora sei que a liderança é algo que se desenvolve e, na palestra, pude identificar algumas atitudes que preciso desenvolver, como ser firme com as pessoas”, comentou.
Firmeza foi apenas uma das dez atitudes apontadas pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR. “As atitudes do líder não podem ser delegadas para ninguém: exemplo, coerência, empatia, coragem, positivismo, firmeza, propósito, paixão, intuição e humanismo são essenciais e podem ser desenvolvidas. O líder efetivo se forma com prática constante e consciente.”
Reflexão
Allan Costa citou Bernardinho, o técnico da seleção brasileira de vôlei; Gandhi, o líder pacifista indiano; e Steve Jobs, fundador da Apple, como bons exemplos de lideranças. Líderes, assinalou ele, também podem ser pessoas não tão conhecidas, a exemplo de Rodrigo Britto, criador da Aliança Empreendedora; Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria; ou Hugo da Costa, um professor de uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul que ensina basquete para crianças de escolas públicas.
“Mesmo com estilos de liderança diferentes (que dependem da personalidade), todos têm paixão, propósito, são exemplos entre os liderados e é por essas e outras características que são insubstituíveis”, destacou deixando a reflexão final para o público presente com as perguntas: “Para quem você é insubstituível?” e “Qual é o seu legado e o que você está deixando para as pessoas?”.
Comprometimento
Na visão do vice-presidente da Acimacar, Josué Maioli, que na ocasião representou o presidente da entidade Luciano Cremonese, só de prestigiar a palestra, o público já demonstrava características de liderança. “Se a liderança começa com a atitude, vocês já estão no caminho certo. Estamos felizes de poder trazer uma palestra dessa plenitude pra vocês, em comemoração aos 45 anos da Acimacar, ainda mais vinda de um de nossos maiores parceiros, que é o Sebrae/PR, uma entidades que vocês podem contar não só em palestras como essas, mas em diversos cursos, orientações e consultorias no Ponto de Atendimento ao Empreendedor, dentro da Acimacar”, ressaltou.
Ponto de Atendimento ao Empreendedor, parceria do Sebrae/PR, Acimacar e entidades locais, orienta empreendedores que buscam informações sobre abertura de empresas e sobre a gestão de seus negócios. O objetivo do Ponto de Atendimento é fomentar o empreendedorismo local, contribuindo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, assegurando a melhoria de sua performance. Desde a sua inauguração em julho de 2011, o Ponto de Atendimento já realizou mais de 1.000 atendimentos a empreendedores. E conta com um grupo gestor que é formado por representantes das entidades parceiras, que trabalham para tornar o Ponto de Atendimento referência para o empresário de Marechal Cândido Rondon e Região.
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, também esteve no evento e lembrou que a liderança na gestão pública e privada tem muito em comum. “A casa cheia nos alegra, pois mostra que os empreendedores de Marechal Rondon estão interessados em buscar conhecimento. Por trás de uma gestão profícua, sempre tem um bom líder, tanto numa empresa quanto num governo. O líder é o ‘timoneiro’, aquele que dá o rumo para os demais e, por isso, é tão importante termos bons líderes.”
Empresário do setor supermercadista, Eduardo Berndt, acredita que uma das maiores lições da palestra com Allan Costa foi o cuidado com os outros. “Foi muito produtiva e com um foco diferente na maneira de ver o líder, nos exemplos de pessoas que fazem o que gostam, que são líderes porque têm paixão. Quando você cuida dos liderados, o retorno vem. Sem a preparação do ambiente, o respeito e o comprometimento, não chegamos a resultados eficazes”, apontou.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento