Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Crédito corporativo dá sinais ruins
Nas concessões a famílias, houve recuo bem menor, de 0,4%.
O discurso do governo para fomentar o crédito para investimentos e, por tabela, a recuperação da economia brasileira, refletiu-se timidamente no crédito nos três primeiros meses do ano. Linhas de crédito para investimentos têm avançado menos que linhas de curto prazo em empresas, enquanto o prazo médio da carteira de financiamentos corporativos aumenta de forma tímida. Dados preliminares de abril, se confirmados, colaborariam para que o quadro fique ainda mais negativo.
Nos dez primeiros dias úteis de abril, a média diária de concessões de crédito caiu 3,2%, ante o mês anterior, informou na sexta-feira o chefe do departamento econômico do Banco Central, Tulio Maciel. A queda foi puxada pela redução de 6% nas concessões a empresas. Nas concessões a famílias, houve recuo bem menor, de 0,4%.
Em março, a média diária de concessões para empresas já tinha perdido tração. Cálculos da equipe de economistas do Credit Suisse, publicados em relatório, mostram que, em março, a média diária de desembolsos a pessoas jurídicas foi de 13,8% superior ao mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, esse avanço foi de 19,6%. Na pessoa física, o movimento foi oposto. A média diária de desembolsos cresceu 25,7% em fevereiro e 27,9% em março.
Há quem defenda, porém que essa seja uma condição temporária. "Na nossa visão, os empréstimos corporativos devem ultrapassar os financiamentos ao varejo no curto a médio prazos, com os bancos focando em produtos com colaterais e menos risco. Adicionalmente, os esforços do governo para endereçar as necessidades de infraestrutura do Brasil devem levar a uma maior participação do sistema bancário em financiamento corporativo de longo prazo", escreveu a equipe de economistas do Deutsche Bank, em relatório.
O avanço do saldo de crédito vem sendo puxado pelos empréstimos corporativos, ainda que em ritmo moderado. O estoque total de operações, que inclui recursos livres e de aplicação obrigatória (o crédito direcionado), subiu 1,8% em março, ante 0,7% em fevereiro, fechando o trimestre em R$ 2,427 trilhões. O estoque cresceu mais junto a empresas (2,2%) do que junto a famílias (1,4%).
Dentro dos recursos para pessoa jurídica, alguns indicadores mostram que ainda não é o investimento o motor desse aumento. A linha de financiamento a investimentos do BNDES cresceu 1,4% ante o mês anterior, enquanto as linhas do banco estatal para capital de giro avançaram 4,1%. Paralelamente, o prazo médio do estoque de crédito para empresas fechou março em 31,6 meses, enquanto a carteira de pessoa física durava, em média, 65,4 meses.
A LCA Consultores também prevê uma intensificação da demanda das empresas por crédito, fruto das medidas de incentivo do governo aos investimentos. "A forte expansão das consultas e dos desembolsos do BNDES no primeiro trimestre reforça essa perspectiva", escrevem economistas da consultoria.
Uma outra pressão, do ponto de vista dos indivíduos, também pode colocar em xeque a recuperação econômica. Embora a taxa de inadimplência tenha recuado em março, os calotes antecedentes, entre 15 e 90 dias, na pessoa física voltaram a subir (de 6,5% em fevereiro para 6,7% em março). Acima de 90 dias, a taxa é 5,4%. Para o Credit Suisse, porém, a inadimplência da pessoa física deve recuar no ano, graças ao corte feito nas taxas de juros de empréstimos e seu impacto no orçamento das famílias.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento