Os valores estarão disponíveis para saque dos 31.292 trabalhadores até o encerramento do calendário em 27 de dezembro
Área do Cliente
Notícia
Liderança: o excesso de confiança e a síndrome do General Sedgwick
Com a dinâmica forte do mercado e seu alto grau de inovação, esse pensamento de invencibilidade da liderança é um tiro no pé ou até mesmo a assinatura de fechamento da empresa…
Liderar hoje torna-se cada vez uma arte. Sendo arte, exige das pessoas que exercem a liderança uma postura de humildade diante dos fatos que envolvem os liderados e a concorrência. E falando em humildade (ou da falta dela), posso citar a história do General Sedgwick, contada no livro de Mario Sergio Cortella “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”.
Segundo conta Cortella, na guerra civil norte-americana Sedgwick morreu com um tiro no olho esquerdo, em 9 de maio de 1864, enquanto observava as tropas inimigas ao longe. Ele duvidava, pela distância, que seus inimigos tivessem a capacidade de causar algum dano à tropa ou até mesmo a si. A última frase que disse foi “Imagine, eles não acertariam nem um elefante desta dist…”
O excesso de autoconfiança apresentada pelo General Sedgwick o levou a morte. Mas por quê? Porque, assim como vários líderes atualmente acreditam que são invulneráveis, certo do despreparo alheio, assim também aconteceu com o General. Um líder não pode supor que está blindado, pois perde a cautela tão necessária às atividades diárias. Ao imaginar que tudo o que faz ninguém vai superar ou ao supor uma falsa segurança pelos anos de prática, cria-se um ambiente cheio de arrogância. A arrogância nos preenche com o sentimento de plena satisfação e certeza, levando-nos a achar que já sabemos de tudo e consequentemente não precisamos saber mais nada… É uma sorrateira armadilha! Se o leitor (a) perceber, a abordagem deste texto é como um efeito dominó: falta de humildade leva ao excesso de confiança, que por sua vez cria um ambiente de arrogância e que acarreta…
O que acarreta? Acarreta, estabelecendo uma conexão com o tema, na síndrome do General Sedgwick: uma falsa impressão que o jogo já está ganho e que nenhum adversário estará a altura para competir. Se existe a zona de conforto, neste caso podemos destacar a zona de segurança, que seria pensamento de invencibilidade. Com a dinâmica forte do mercado e seu alto grau de inovação, esse pensamento de invencibilidade é um tiro no pé ou até mesmo a assinatura de fechamento da empresa… E eu posso contextualizar trazendo como exemplo o futebol. Nos anos 1970 um jogador de futebol corria, em média, 6 quilômetros por jogo. Hoje, com a estatística refeita, um jogador percorre o equivalente a 13 quilômetros. Não mudou o tamanho do campo, nem a duração da partida e tampouco o número de jogadores. E o que mudou, então? A velocidade do jogo, o ritmo e a estratégia. Se houve mudanças no futebol, com o mercado também não é diferente.
É fato que o mundo está mudando…na verdade sempre mudou: a diferença é a velocidade da mudança. Fazer o possível não é mais o suficiente. Devemos dar o melhor de si e buscar sempre a preparação e a melhora daquilo que fazemos, ou sucumbiremos ao nosso ego.
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”. (Augusto Cury)
Notícias Técnicas
Material foi produzido com base nas informações constantes da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária- Dirbi.
Apenas no município do Rio de Janeiro, não haverá funcionamento nas agências nos dias 18 e 19 de novembro. Nos feriados nacionais de 15 e 20 de novembro, todas as unidades do INSS estarão fechadas
Iniciativa contou com a participação de 57 empresas brasileiras de TI
Responsáveis devem apresentar carteira de vacinação e/ou comprovante de frequência escolar
Notícias Empresariais
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Ministro visitou nesta quinta-feira (14) a Fesaúde em São Paulo e abordou mudanças trabalhistas
Sistema da SPE-MF que capta expectativas sobre as principais variáveis fiscais indica melhoras também nas percepções sobre arrecadação, receita líquida e PIB
Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)