Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Selic deve subir 0,5 ponto percentual
No governo, também há a expectativa de uma nova alta da Selic, mas, para interlocutores da presidente, não há espaço para que a taxa suba acima de 10%.
O Banco Central (BC) deve dar nesta semana mais um passo na cruzada em direção aos juros altos. Analistas apostam em nova elevação de 0,5 ponto percentual da taxa básica, a quinta consecutiva no ano. A penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) começa amanhã e termina na quarta-feira. Ao elevar a Selic para 9,5% ao ano, a autoridade monetária tentará colocar um freio na escalada dos preços e buscará recuperar um dos maiores ativos perdidos no governo Dilma Rousseff: a credibilidade.
Em 2013, apesar de os juros já terem subido de 7,25% para 9%, a alta dos preços de produtos e serviços têm ficado persistentemente na casa dos 6% ao ano, quando o centro da meta é de 4,5%, com intervalo de dois pontos para cima ou para baixo. Nos últimos três anos, a inflação ficou sempre acima desse patamar e deverá, por mais dois anos, permanecer distante do centro da meta, segundo projeções da própria autoridade monetária. "O BC tem tentado recuperar um pouco da credibilidade. Mas o caminho a percorrer é muito longo, porque as expectativas para a inflação estão muito deterioradas", diz Antonio Madeira, economista da Consultoria LCA.
Caso quisesse mostrar comprometimento em levar a inflação para o centro da meta, acredita Madeira, a autoridade monetária teria de adotar uma postura mais agressiva, elevando os juros para acima de 10% ao ano. "Não parece ser esse o caso. Apesar do ciclo da alta de juros em andamento, este ainda é o BC da Dilma, e não do (Alexandre) Tombini", avalia. No governo, também há a expectativa de uma nova alta da Selic, mas, para interlocutores da presidente, não há espaço para que a taxa suba acima de 10%.
Elevar a Selic a um patamar muito alto decretaria também o fim de uma das principais bandeiras de Dilma: a dos juros baixos. Um segundo argumento é que um aperto maior poderia prejudicar ainda mais o já fraco crescimento econômico do ano. "O BC não quer entrar em uma bola dividida", afirma Madeira. Para o economista, a Selic como estava até abril, em 7,25%, estava bem abaixo da taxa de neutralidade, aquela que representa juros capazes de deixar a inflação sob controle sem produzir estragos no crescimento.
Doutor em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Roberto Feldmann reforça que novas correções para cima nos juros têm o poder de minar o investimento. "Se as taxas estão altas, o empresariado prefere colocar o dinheiro no banco. Mas, quando elas estão baixas, ele tem de aplicar na própria economia, gerando emprego e renda", pondera. Para Feldmann , a inflação elevada é culpa da baixa produtividade do trabalhador, e não da demanda aquecida dos consumidores, questão que seria combatida com altas de juros.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)