Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Regulamentação não deixará internet mais cara, afirma ministro

Paulo Bernardo diz que concorrência entre empresas impedirá o aumento dos preços

Autor: Julia Borba e Tai NalonFonte: Folha de S.Paulo

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) defendeu a nova redação do Marco Civil da internet apresentada nesta semana pelo relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Segundo ele, a aprovação do texto, tal como está, não representará aumento de preços para o consumidor.

"Todo mundo está falando que vai aumentar os custos para o consumidor, até o Facebook. Mas o Facebook hoje não cobra, como é que vai aumentar?", disse Bernardo.

Pelo texto do deputado Molon, as empresas como Google e Facebook ficam sujeitas a uma decisão posterior do Executivo, que poderá obrigá-las a instalar no país centros para armazenar dados.

Os chamados "datacenters" são estruturas que empresas estrangeiras não costumam ter no Brasil. Criar essa obrigação é um interesse do Palácio do Planalto, tanto para aumentar investimentos no país como para permitir que casos de espionagem sejam mais facilmente julgados pelos tribunais brasileiros.

Bernardo negou ainda que a chamada "neutralidade de rede" também seja motivo para que operadoras aumentem os preços dos pacotes de internet: "Temos um mercado de grande concorrência. As operadoras brigam a tapa pelo consumidor".

A "neutralidade" é o que impede as provedoras de conexão de vender pacotes de dados diferenciados: com isso o usuário pode navegar por onde quiser no limite de seu pacote: "Acho que nós temos que ver qual é o modelo de Marco Civil que é bom para a sociedade como um todo".

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Novembro/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais

Notícias Melhores