Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Inflação acumula 5,14% em 2013, diz IBGE
Em 2012, os preços dos produtos e serviços no mesmo período aumentaram, em média, 4,13%.
A inflação para as famílias da Grande São Paulo com renda entre um e 40 salários-mínimos (R$ 678 a R$ 27.120) está mais pesada neste ano. O poder de compra dos consumidores foi corroído, de janeiro até a primeira quinzena de novembro, com alta média de preços de 5,14%. E os alimentos tiveram grande influência no resultado.
Em 2012, os preços dos produtos e serviços no mesmo período aumentaram, em média, 4,13%. As informações foram publicadas ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e fazem parte do IPCA-15/SP (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15/recorte Grande São Paulo). A alta de preços considera período da segunda quinzena de dezembro até 11 de novembro. O indicador é a prévia da inflação oficial do País.
Os alimentos e bebidas, que naturalmente demandam mais do orçamento das famílias menos abastadas, tendo em vista que são essenciais e que, quando encarecem, tiram a vez das demais despesas, estimularam o resultado. Acumularam alta de 8,47%. Em relação à inflação do grupo em igual período do ano passado, houve acréscimo de 0,51 ponto percentual.
Os quatro itens que tiveram a maior inflação acumulada no ano, entre os 339 que compõem a cesta de despesas do IPCA-15/SP, são alimentos. A mandioquinha, líder em encarecimento, apresentou aumento de 99,8%. A farinha de trigo teve expansão média nos preços de 35,2%. O leite longa vida, 26,6% e, o leite em pó, 26,1%.
ANÁLISE - Delegado para o Grande ABC do Corecon (Conselho Regional de Economia), Leonel Tinoco, que também ministra aulas de Economia na FSA (Fundação Santo André) e na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), avaliou que os esforços do governo federal para frear a inflação estão funcionando, mas com ressalva.
Isso porque, apesar de os preços administrados estarem controlados, outros grupos de despesas, como os alimentos, que abrangem a maioria dos moradores da Grande São Paulo, têm disparado na inflação.
A energia elétrica, por exemplo, que recebeu desoneração no começo do ano com perspectiva do governo de barateamento aos consumidores de 20%, tem deflação acumulada no ano de 17,4%.
A gasolina é outro produto com preço administrado que tem sido utilizado para controlar a inflação, avaliou Tinoco. Conforme o IBGE, na Região Metropolitana o derivado de petróleo acumulou inflação de 2,78%. “Acredito que o governo aumente o preço da gasolina somente em dezembro para ter efeito na inflação apenas no ano que vem”, estimou.
MENSAL - Entre 12 de outubro e 11 de novembro em comparação com período de 13 de setembro a 11 de outubro, o IPCA-15/SP subiu 0,50%. O grupo alimentos e bebida expandiu 1,13%. Também registraram altas habitação (0,17%), artigos de residência (0,11%), vestuário (0,87%), transportes (0,32%), saúde e cuidados pessoais (0,54%), despesas pessoais (0,15%), educação (0,09%) e comunicação (0,25%).
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)