É a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012, só perdendo para o trimestre encerrado em dezembro de 2013
Área do Cliente
Notícia
Inflação oficial sobe 0,54% em novembro, calcula IBGE
Empregado doméstico, energia elétrica e passagens aéreas contribuíram na alta do IPCA; no acumulado do ano, o indicador avança 4,95% e em 12 meses, 5,77%
A inflação oficial do País medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,54% em novembro, ficando apenas 0,03 ponto porcentual abaixo da taxa registrada em outubro (0,57%), informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mensal ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que iam de uma taxa de 0,52% a 0,70%.
No acumulado do ano, a alta é de 4,95% e em 12 meses, de 5,77%, acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%. A taxa em 12 meses foi a menor registrada desde novembro de 2012, quando o IPCA acumulado havia ficado em 5,53%. Também é a primeira vez que a inflação este ano fica abaixo do registrado no fim do ano passado (5,84%), resultado que o Banco Central tem prometido entregar.
O resultado do IPCA foi divulgado um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter divulgado a ata sobre a último reunião do grupo, que elevou a taxa básica de juros Selic para 10% ao ano. Segundo o Copom, apesar da alta do juro, a inflação em 2013 deve ficar acima da meta do governo.
A desaceleração na inflação oficial na passagem de outubro para novembro foi puxada pela redução no ritmo de aumento de preços dos alimentos. O grupo Alimentação e Bebidas saiu de uma taxa de 1,03% em outubro para uma variação de 0,56% em novembro. Alimentos importantes na cesta básica do brasileiro ficaram mais baratos, como o arroz e o feijão. Em novembro, o preço do arroz caiu 1,04%, enquanto o do feijão recuou 7,96%.
Os aumentos de preços em três itens em novembro foram responsáveis pelo maior impacto sobre a alta do IPCA no mês: empregado doméstico, energia elétrica e passagens aéreas. Cada um contribuiu com 0,04 ponto porcentual para a taxa do IPCA, empatando em primeiro lugar no ranking de maiores influências.
Em novembro, o aumento da despesa com empregado doméstico foi de 0,97%. A energia elétrica ficou 1,63% mais cara, enquanto as passagens aéreas subiram 6,52%.
Projeção. A consultoria Rosenberg & Associados estima que o IPCA deve acelerar da taxa de 0,54% em novembro para 0,81% em dezembro. O economista Fernando Parmagnani, da Rosenberg, justificou a projeção de avanço do índice dizendo que, no próximo mês, entrará na conta o reajuste de combustíveis anunciado pela Petrobrás na última sexta-feira, 29. "Isso pode adicionar 0,11 ponto porcentual no IPCA", disse ele. Na divulgação de novembro, o IBGE informou que os preços dos combustíveis subiram, mas ainda não foram impactados pelo reajuste.
Parmagnani observou que dezembro deve ser impactado pelos reajustes de energia elétrica, água e esgoto e cigarro. O economista disse ainda que os grupos Vestuário e Alimentação devem acelerar em razão da sazonalidade de fim de ano. "Por questão de safra, também pode haver impacto maior do etanol no índice de inflação."
A Rosenberg esperava que o IPCA de novembro registrasse alta de 0,59% ante o avanço de 0,54% divulgado pelo IBGE. Parmagnani destacou a queda do grupo Alimentação, de 1,03% em outubro para 0,56% em novembro. "No caso das carnes, a taxa de variação recuou de 3,17% para 0,92% entre os dois períodos." O economista citou ainda a desaceleração, de 0,81% para 0,38%, do item artigos de residência. "A baixa foi puxada por produtos eletrônicos. Talvez tenha relação com a Black Friday, mas teria de investigar melhor." A Rosenberg espera que o IPCA encerre 2013 em 5,8%.
Notícias Técnicas
A Casa aprovou alterações significativas no PLP 108/24, abrangendo novos aspectos do sistema tributário, como ITCMD, ITBI, IGF, e a regulamentação do CG-IBS
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, informou que as propostas comporão o primeiro de dois “pacotes estruturais” a ser apresentados pelo governo
Confira o relatório completo e a metodologia detalhada do índice no link na matéria.
Secretários do Ministério da Fazenda participaram de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
Notícias Empresariais
Curso é voltado a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. Alunas que se destacarem participarão de atividade presencial na Universidade Harvard, nos EUA
Mortes em acidentes de trabalho têm gerado indenização a pessoas que não são da família nuclear, quando comprovado o afeto e o vínculo com a vítima
São três opções de planos de contribuição para garantir direitos. Confira quais são e como contribuir
A proposta visa proteger os direitos dos estagiários em situações de rescisão contratual e ampliar a proteção já assegurada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Modelo de trabalho flexível se consolida como diferencial para retenção e engajamento dos funcionários.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.