Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Que enganação é o sistema de ensino moderno!
O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. Infelizmente, as escolas, colégios e universidades atuais não oferecem uma verdadeira educação.
Quando consideramos o tema da educação, é melhor saber um pouco da história antiga. A palavra educação deriva do Latim e é composta por ex (“fora”) e ducere (“guiar, conduzir”). Ou seja, educar traz a ideia de “conduzir para fora”. Outras formas de expressar o conceito completo da palavra educação seriam revelar, produzir, cultivar, desenvolver e extrair.
Agora podemos entender melhor o método de ensino oferecido pelo filósofo grego Sócrates. Ele acreditava que o conhecimento verdadeiro reside dentro de cada um de nós e com o ensino apropriado nós podemos nos dar conta dele ou recordá-lo.
Sócrates considerava que o trabalho principal do professor era fazer perguntas que pudessem revelar, extrair, pôr para fora a habilidade natural do estudante para pensar, raciocinar e participar.
Que filosofia maravilhosa! Com ela os estudantes eram encorajados a olhar, observar, ponderar, pesquisar e aplicar à sua vida o que tinham descoberto.
Nossa, a que distância estamos disso se compararmos com o sistema educacional monótono das escolas atuais que força os estudantes a memorizar enorme quantidade de informação. A insistência para que os dados sejam amontoados na cabeça dos alunos e depois cuspidos numa prova ou exame causa danos ao poder de raciocínio e a habilidade que todo indivíduo tem de pensar e ir além.
O método usado nos dias de hoje frequentemente faz com as crianças e jovens detestem a escola, torna-os incapazes de pensar a respeito do assunto que estudam, e os mantém despreparados para enfrentar as inconsistências da vida.
Que enganação é o sistema de ensino moderno!
Mas há uma solução, a educação pode voltar a ter o status que merece. Pode se elevada ao nível que tinha muitos e muitos anos atrás de uma forma muito simples que é propondo perguntas que intriguem, empolguem e estiquem a imaginação.
Perguntas como: O que eu posso inventar para fazer esta ideia acontecer? Há alguma maneira de vencer aquela barreira? Como que posso alinhar esta ideia àquilo que já sei?
Apresente problemas desafiantes e peça aos estudantes que pensem em soluções. Convide-os a sonhar, imaginar, pensar fora da caixa, deixe-os saber que com suficiente criatividade tudo é possível.
Para que a educação recupere suas raízes originais, deve-se permitir que os estudantes questionem o que é “ já sabido” ou escrito em livros. Professores devem dar exemplos da história que mostrem que a “verdade” de hoje pode ser falsa no futuro.
Deve-se dar a oportunidade aos estudantes de explorar suas próprias paixões, porque paixão e desejo são componentes vitais da educação. E estudantes devem ser sempre encorajados a aproveitar a própria criatividade. Esta é a forma de acordar e manter vivo o amor por aprender que reside no fundo de cada um de nós.
Uma nova ideia, não importa quão pequena ou insignificante, pode se tornar abrangente e brilhante, pode até salvar um planeta inteiro da ignorância da verdade. Estas possibilidades são, afinal, a correta herança da educação!
A educação tem de voltar a ser como a da época dos filósofos gregos se realmente queremos uma grande evolução planetária.
Podemos começar ajudando as crianças e jovens a terem prazer em estudar usando as dicas citadas acima.
E para terminar, que tal refletir sobre o pensamento de um filósofo e educador do século XX?
“Desde que as crianças e os jovens encontrem prazer em estudar, eles continuarão estudando por toda a vida, e disso depende sua felicidade.” - L. Ron Hubbard
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)