Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
BC força a queda do dólar
A estratégia acalmou um pouco o mercado.
Aflito com a tendência de alta do dólar e de um provável impacto na inflação — que começou 2014 assombrando mais do que o esperado —, o Banco Central decidiu reforçar sua presença no mercado. Na próxima quinta-feira, conforme anunciou ontem a autoridade monetária, começarão a ser rolados os swaps cambiais que vencem em 3 de fevereiro. Na semana que vem, será a vez dos contratos com vencimentos em 2 de maio e 1ª de setembro. A comercialização antecipada é para aumentar a oferta de dólar e, assim, tentar diminuir o preço da moeda norte-americana.
A estratégia acalmou um pouco o mercado. O dólar abriu a semana em queda ante o real, valendo R$ 2,351: recuo de 0,59%. Não se chegava a esse patamar há duas semanas. Na mínima do dia, a divisa chegou a cair mais de 1%. Durante a manhã, o BC não só divulgou a antecipação das rolagens de fevereiro, como deu continuidade às intervenções diárias, iniciadas no fim de agosto do ano passado. Desde 2008, no auge da crise internacional, o BC não age tão incisivamente no mercado cambial.
Os dados fracos sobre emprego nos Estados Unidos também contribuíram para a desaceleração do dólar. Os números de dezembro, divulgados na última sexta-feira, indicaram o pior resultado do mercado de trabalho norte-americano desde janeiro de 2011. A criação de 74 mil postos — bem abaixo da estimativa de 200 mil — fez os analistas voltarem a acreditar que a redução do estímulo econômico na maior economia do mundo não será tão rápida.
O Banco Central quer pegar carona nesta percepção de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, reduzirá seu programa de compra de títulos aos poucos ao longo de 2014. O resultado de emprego no último mês do ano passado deixou muitas incógnitas sobre a força da retomada da atividade norte-americana. O Fed já deixou claro, por mais de uma vez, que enquanto o mercado de trabalho não estiver estabilizado em níveis confortáveis, os estímulos à economia serão mantidos.
Petrobras
Segundo analistas, o mercado cambial também refletiu ontem especulações sobre a captação de recursos da Petrobras. A petroleira levantou, na terça-feira passada, R$ 11 bilhões no exterior, de acordo com comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ainda não se sabe se e quando esses recursos entrarão no país. A empresa explicou que a intenção é financiar o Plano de Negócios e Gestão 2013-2017. A operação, a primeira do ano, foi recorde entre os países emergentes.
» Bolsa recua 4,04% no mês
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) voltou a cair ontem, seguindo o desempenho negativo das bolsas norte-americanas e cedendo ao peso de Petrobras e Vale. Com poucos indicadores macroeconômicos divulgados, e sem mudanças significativas no cenário doméstico, o recuo foi de 0,54%, mais uma vez abaixo da linha dos 50 mil pontos. A queda acumulada no mês chega a 4,04%. O Ibovespa chegou a exibir alta de 0,62%, mas passou a afundar com as ações da Petrobras mudando de rumo. As maiores quedas, no entanto, foram as da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da administradora de benefícios de saúde Qualicorp. Na outra ponta, destaque para a alta das ações das construtoras Gafisa e MRV Engenharia. O Grupo Pão de Açúcar também fechou em ascensão, na esteira da divulgação dos números finais de 2013.
clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2014/1/14/bc-forca-a-queda-do-dolar
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)