Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
4 motivos sérios para o empreendedor repensar sua estratégia
Micro e pequenas empresas serão muito mais saudáveis se abandonarem a estratégia de "crescer para sobreviver"
Hoje em dia, a grande maioria das empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, muito mais por pressão do meio econômico e empresarial do que por uma lógica racional, adotam, até mesmo inconscientemente, uma estratégia de “crescer para sobreviver”.
Essa estratégia se resume nos seguintes pontos:
- O indicador é faturamento
- O plano é ser agressivo nas vendas
- Os clientes são um meio para se atender uma necessidade (faturar)
- Os concorrentes são adversários a serem batidos
- As pessoas da equipe são um tormento contínuo (pela falta de compromisso)
- O empresário é um empregado de si mesmo, preso ao dia-a-dia de uma rotina estressante, onde posterga a qualidade de sua própria vida para algum dia no futuro.
Existem alguns problemas nessa estratégia de “crescer para sobreviver”. Problemas críticos que se fossem pensados com lucidez, provavelmente fariam o empresário parar com tudo e começar de novo seu empreendimento. Aqui estão 4 motivos fortíssimos para o empresário repensar o que está fazendo.
1 – Por mais que se busque o crescimento econômico, historicamente nos países capitalistas, menos de 0,1 % dos empreendedores chegam a alcançar o posto de milionários (de acordo com critérios e números da Revista Forbes). A imensa e esmagadora maioria dos empreendimentos de micro e pequeno porte simplesmente não cresce. Muitos estacionam, muitos fecham as portas, e alguns poucos são vendidos (com muita sorte, vendidos com algum lucro). Diante destas estatísticas e desta probabilidade ínfima de sucesso, fica a pergunta: Será que faz sentido perseguir uma estratégia de crescimento com uma chance tão pequena de chegar em algum lugar ? Será que é inteligente dar este tipo de foco para uma empresa, ou para toda uma vida ?
2 – O que os clientes querem de uma empresa é encantamento, ou seja, qualidade de atendimento ou de produto que supere suas expectativas.Se clientes cogitam comprar de concorrentes, ou seja, se concorrentes representam ameaça, é porque o fornecedor não está entregando o que eles querem (caso tenha esquecido, voltar no início da frase). As empresas não conseguem entregar o que o que os clientes querem porque a prioridade delas é aumentar as vendas, e não encantar os clientes. As empresas de telecomunicações e os bancos nos dão este exemplo todos os dias, mostrando para nós que a prioridade deve ser vender, e não atender os clientes (muito menos atender bem… sequer cogita-se encantar). E todas as outras empresas tratam de seguir este exemplo, como se esta fosse a única maneira de administrar um negócio.
3 – As pessoas não estão nem aí para o crescimento da empresa e por isso não tem comprometimento. Uma empresa que deixa transparecer através de seus planos e decisões que tem como propósito crescer, ou aumentar faturamento, não consegue motivar e muito menos engajar ninguém. Porque as pessoas, diante deste propósito, ficam pensando somente nelas mesmas, ou seja, ficam perguntando “e o que eu vou ganhar com isso ?”. E enquanto as pessoas estiverem, lá no fundo, fazendo esta pergunta, a empresa não terá o comprometimento delas. A única maneira de combater isto, ou seja, de verdadeiramente conquistar o engajamento da equipe, é descobrindo um novo propósito para sua empresa. Enquanto o “crescer para sobreviver” estiver direcionando as decisões do empreendedor, as pessoas continuarão sendo um tormento em sua vida.
4 – Se continuar postergando a qualidade de vida para o futuro, o empreendedor certamente nunca a encontrará. Nos Estados Unidos, que constituem o grande exemplo de empreendedorismo, crescimento e capitalização de oportunidades econômicas no mundo, hoje, segundo dados da Fundação Merck , 8 em cada 10 pessoas com mais de 60 anos sofrem de pelo menos uma doença crônica (como diabete, reumatismo, hipertensão, câncer etc…). No Brasil, como copiamos tudo que eles fazem, estamos caminhando a passos largos na mesma direção. O que dizer disso ? Será que, em nome do crescimento, vale a pena os empreendedores continuarem cultivando rotinas estressante que produzirão como frutos suas doenças crônicas futuras ? Ou será que saúde não faz parte da qualidade de vida que se almeja? E quanto aos relacionamentos, filhos, família, será que também não estão sendo postergados ? E será que, no futuro, ainda estarão lá ?
“Crescer para sobreviver”, o que dizer de uma estratégia que têm 0,1 % de chances de ser bem sucedida, e 80% de chances de trazer doenças crônicas para seu executor. E o que é pior, é uma estratégia que paralisa a mente do empreendedor porque ele nunca consegue parar, pensar e refletir sobre qualquer um destes 4 motivos citados. Simplesmente segue tocando o barco, vai com a massa, acredita no pensamento comum empresarial, pensamento este que geralmente é manipulado por investidores capitalistas, governos corruptos e aqueles pouquíssimos já grandes, que continuam sendo os únicos que verdadeiramente ganham com o crescimento econômico.
Se os empreendedores conseguissem parar e pensar, mudariam rapidamente sua estratégia. Substituiriam o indicador “faturamento” pelo indicador “encantamento do cliente com lucratividade”, substituiriam planos de agressividade nas vendas por planos de “qualidade no atendimento”, passariam a ver os clientes como o “propósito” e não como o “meio”, esqueceriam completamente os concorrentes porque eles se tornariam irrelevantes, conquistariam o engajamento da equipe em torno de um novo “propósito” e assim, o comprometimento das pessoas para criar, inovar e reduzir desperdícios. Finalmente, estes empreendedores passariam a trabalhar muito mais tranquilos pois não teriam mais obrigação nenhuma de crescer. Na verdade poderiam até diminuir, encontrando um tamanho ideal que permitisse mais qualidade de vida para todas as pessoas. Pessoas estas comprometidas ao mesmo tempo com encantamento dos clientes e com a sustentabilidade econômica da empresa. Empresa que já poderia ser considerada Orgânica.
Esta nova estratégia é possível, basta o empreendedor parar, e começar a dedicar o tempo necessário para pensar e refletir sobre ela. Entender que continuar no modus “crescer para sobreviver” não trará nem uma coisa nem outra para sua empresa, ou seja, não é inteligente, não é racional. O quanto antes ele parar, melhor pra ele.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento