Com as mudanças no sistema fiscal nas últimas décadas, o setor cultural pode ser diretamente impactado. No entanto, a saída para esse grande apagão do fomento indireto à cultura está justamente na regulamentação da reforma tributária
Área do Cliente
Notícia
Como agir perante a frustração organizacional?
Resenha do livro O Inimigo do engajamento profissional: conquiste o comprometimento de sua equipe e elimine a frustração corporativa, escrito por Mark Royal e Tom Agnew
De acordo com a empresa de consultoria Hay Group, ao menos 20% das pessoas ativas no mercado de trabalho estão frustradas com o exercício do seu trabalho em suas empresas. Quando eles dizem frustradas, referem-se aqueles funcionários dedicados e de valor, mas que são impedidos pelos obstáculos organizacionais de utilizar todo o seu potencial, e não do resmungão, e nem do preguiçoso desmotivado.
Como identificar as causas da frustração generalizada, e o que fazer para gerar engajamento profissional, é o que os autores Mark Royal e Tom Agnew buscam responder no excelente livro chamadoO Inimigo do engajamento profissional: conquiste o comprometimento de sua equipe e elimine a frustração corporativa.
Desmitificando os termos
Antes de abordar os ensinamentos contidos no livro, é extremamente necessário diferenciar o significado de dois termos que frequentemente são confundidos por todos: Frustração e Desmotivação.
Frustação, como já dito, é a incapacidade de um funcionário altamente engajado, leal e pronto para trabalhar, ter sucesso em uma função devido a barreiras organizacionais ou à incapacidade de trazer a maior parte de seus talentos, habilidades e capacidades para o trabalho.
O termo não pode e não deve ser confundido com desmotivação e insatisfação, já que, enquanto no primeiro grupo, os funcionários se importam com a organização e querem ajudar, mas são impedidos, no segundo, há uma ampla massa de descompromissados com os objetivos da empresa.
Para os autores, o comprometimento e o esforço oferecido por empregados engajados podem ser desperdiçados caso os gestores não tiverem o cuidado de designa-los para funções que aproveitem totalmente seu potencial e lhes deem o ambiente de trabalho com o suporte necessário para a realização de suas tarefas. A frustração, portanto, é inimiga do engajamento.
Detalhando a Frustração
A frustração é gerada quando a vontade humana busca certas realizações, mas não consegue o que quer, e quanto maior o desejo e o obstáculo, maior o senso de frustração. Um indivíduo vitima de frustração muitas vezes se sente impotente para mudar a situação, pois ele atribui a culpa a fatores externos que estão além do seu controle, em outras palavras, é quando começam a surgir às famosas desculpas esfarrapadas.
“Não foi culpa minha chegar atrasado; são os motoristas de ônibus que estão em greve” ou “se meu marido tivesse se lembrado de pegar o leite, eu não estaria bebendo café preto”.
Ainda é importante dizer que as pessoas reagem positiva ou negativamente à frustração. Positivamente quando tomam providências para remover o obstáculo, em vez de permitir que ele tome conta dela. “Vou pegar um taxi em vez de pegar o ônibus”, “vou pegar um café gostoso em uma cafeteria no caminho para o trabalho”.
Porém, infelizmente, nem todas as reações à frustração são positivas. A raiva é uma negação negativa comum, e pode assumir a forma de abuso verbal ou físico. Quando confrontadas com a frustração, algumas pessoas desistem, e essa desistência pode assumir a forma de retração física, psicologia ou ainda afastamento social.
A questão é: como você, ou os seus funcionários, reagem às frustrações? Positivamente ou negativamente?
Por que os funcionários frustrados procuram outro emprego?
“Funcionários não engajados não querem pensar em soluções após o expediente. Em vez de pensar em inovações, eles pensam em soluções improvisadas”.
Porque podem! Eles costumam ter ótimas opções de carreira, pois lembre-se, eles estão subutilizando suas habilidades e subotimizando os resultados de seu trabalho por ficarem em um ambiente de trabalho que não lhes dá apoio, e não por serem funcionários ruins. Ao permanecer em um ambiente assim, correm o risco de minar suas oportunidades de progressão na carreira e de maior remuneração.
Existe ainda uma outra questão, indivíduos orientados a realização podem sofrer de “dissonância cognitiva”, que é o desconforto gerado quando alguém mantém duas ou mais ideias contraditórias na cabeça ao mesmo tempo. Se seu desempenho limitado está em desacordo com sua autoimagem de grande realizador, o conflito entre sua identidade e o que você produz pode causar altos níveis de ansiedade.
E por que é difícil reconhecer os frustrados?
Como normalmente apresentam alto nível de comprometimento com seus empregos, muitos não se sentem inclinados a se queixar da situação. Eles não querem causar controvérsia. Nada os desagrada mais rápido do que a sensação de que a organização não entende a situação ou parece não se importar com as exigências dos clientes.
Para resolver essa questão, a gerência deve procurar fazer perguntas para identificar possíveis frustrações dos empregados, como nos exemplos:
O que o impede de fazer bem seu trabalho? Como as condições de seu trabalho poderiam mudar para ajuda-lo a fazer seu trabalho melhor?
Vejam, trata-se de perguntas simples, que os gestores geralmente reconhecem que deveriam acontecer, mas muitas vezes não acontece por três principais motivos:
1 - Em algumas empresas a diretoria não está fazendo as perguntas;
2 - Em outras ela está fazendo as perguntas, mas não está ouvindo a resposta;
3 - E em outras ainda, ela não quer nem saber disso.
Como resolver o problema da frustração?
Coloque-os em funções que aproveitem suas competências e habilidades e permita que façam aquilo que sabem fazer de melhor. Dê as ferramentas, tecnologia, informação, apoio e outros recursos de que precisarem para ser eficazes. E saia do caminho.
Não coloque obstáculos, na forma de políticas da empresa, que interfiram em sua capacidade de realizar as coisas. E não dilua seu foco nem consuma suas energias com tarefas que não agreguem valor.
Por que o engajamento é importante?
Empregados engajados exibam altos níveis de apego a uma organização e um forte desejo de permanecer como parte dela. São mais propensos a ir além dos requisitos formais do trabalho, demonstrar comportamentos de cidadania organizacional, direcionar um esforço extra em seu trabalho e apresentar um desempenho superior.
Os engajados se sentem bem sobre questões como ficar até mais tarde ou chegar mais cedo quando estão realizando tarefas com um propósito claro e convincente, quando dispõem de recursos adequados e do apoio dos colegas e quando percebem a autoridade necessária para tomar decisões sobre a melhor forma de alcançar seus objetivos.
Conclusão
As organizações que operam em ambientes cada vez mais competitivos não podem se dar o luxo de desperdiçar recursos e esforços dos empregados por meio de processos de qualidade inferior. Os funcionários precisam sentir que a organização não está colocando entraves para que o trabalho seja executado. Seria ainda melhor se eles tivessem a sensação de que a organização está fazendo todo o possível para promover o sucesso deles.
Os gestores que buscam melhorar a eficácia de suas equipes precisam determinar se os problemas de desempenho resultam de uma falta de engajamento, de uma falta de suporte organizacional ou de ambos.
A maioria dos empregados está em busca de uma oportunidade de contribuir para algo maior que eles mesmos, uma oportunidade de fazer a diferença. Chamar a atenção deles para esse senso de propósito é a essência da liderança transformacional.
Notícias Técnicas
Contribuintes com bens e recursos no Brasil e no exterior têm a última chance de regularizar a situação com a Receita Federal e evitar penalidades
A má colocação do Brasil, em particular, reflete o desequilíbrio crescente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários, uma questão complexa com raízes em diversos fatore
A expropriação e o bloqueio de bens só podem ser feitos pelo juízo da insolvência civil
A Operação Entreposto cumpre 15 mandados de busca e apreensão, além de nove prisões preventivas, 46 sequestros de bens e bloqueios bancários de aproximadamente R$ 37 milhões
Notícias Empresariais
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Enquanto alguns erros acabam passando desapercebido, outras vezes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de atenção
A escolha requer análise cuidadosa e estratégica para garantir o sucesso e crescimento da empresa. Antes de tomar um empréstimo, defina o objetivo, como expansão do negócio, aquisição de estoque, renovação de equipamentos ou capital de giro
Pela portaria do MTE, empresas estão proibidas de exigir ou receber descontos sobre o valor acordado ou qualquer outro benefício indireto, podendo sofrer multas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!