Em meio a um cenário de inovação tecnológica e complexidade fiscal, contadores precisam de habilidades digitais e consultivas para prosperar e atender às novas demandas do setor.
Área do Cliente
Notícia
Como iniciar um negócio próprio com riscos calculados
No Brasil, muitas empresas são abertas mais com base na emoção que na razão, embora muitos candidatos a empresários continuem acreditando na realização dos seus sonhos
Nos meus trabalhos de empreendedorismo ouço com frequência algumas perguntas bastante interessantes, dentre as quais destaco as seguintes: Como saber se a minha ideia vai dar certo? Sociedade é um negócio bom ou ruim? É melhor abrir uma empresa com capital próprio ou de terceiro? O mais correto é comprar a prazo para preservar o seu capital? Como saber qual o melhor local para instalar o Ponto de Venda? Como calcular o preço de venda do produto ou serviço?
Apesar de o Brasil ser um país bastante empreendedor, muitas empresas fecham suas portas precocemente. Qual a razão disso? Acontece que muitas empresas são abertas mais com base na emoção que na razão, embora muitos candidatos a empresários continuem acreditando na realização dos seus sonhos.
Por outro lado, apenas acreditar nos sonhos não leva ao sucesso nos negócios. É preciso que se desenvolva a capacidade empreendedora, tendo a consciência de que a partir do momento que uma empresa é aberta só há duas alternativas: seguir em frente com sucesso ou fechar suas portas prematuramente. Mas como saber isso?
Com relação às perguntas acima, é preciso entender que nem toda ideia é uma oportunidade de negócio. Em primeiro lugar, o empreendedor deverá buscar respostas para algumas perguntas: O produto ou serviço tem aceitação no mercado? Qual é o tamanho do mercado que pretende atuar? O mercado está em expansão? Quem são os clientes para o produto/serviço? Tem muitos concorrentes? Quem são os concorrentes e como eles atuam? O negócio é lucrativo?
Sobre sociedade, se é um negócio bom ou ruim, vai depender de vários fatores. Por exemplo: um sócio entra com o capital e o outro com o conhecimento técnico; um sócio tem mais habilidade comercial e o outro é mais administrativo/financeiro, e assim por diante. Entretanto, ao se constituir uma sociedade é fundamental que fique tudo bem definido e documentado, sendo preciso também muito comprometimento, dedicação e harmonia entre os sócios.
Quanto ao capital próprio ou de terceiro, se o empreendedor não dispuser do capital e conseguir com um terceiro, desde que seja viável para o negócio, pode ser interessante. Mas se dispõe do capital não há razão para utilização de recursos financeiros externos, a menos que estes sejam obtidos com benefícios que valham a pena.
Comprar a prazo ou a vista vai depender da situação financeira da empresa. Entretanto, é bom lembrar que os encargos financeiros das compras a prazo devem ser repassados para os clientes. Também comprar a vista, ou com prazo curto, para vender com prazos dilatados e margem de lucro apertada não é interessante. Mas é o que se vê com frequência no mercado competitivo para vencer a concorrência.
Sobre a localização da empresa, é comum o candidato a empresário colocar na cabeça que determinado ponto é ideal. Talvez porque o aluguel do imóvel seja convidativo, ou mesmo o prédio seja próprio. Mas ponto de venda fora da circulação do público-alvo significa começar de modo errado.
O grande problema de muitos empreendedores iniciantes está no cálculo do preço de venda. É muito comum colocar-se um determinado percentual sobre o preço de compra e achar que a venda será lucrativa. Na verdade, o preço de venda deve cobrir todas as despesas (fixas e variáveis) e deixar determinada margem de lucro.
A maneira mais adequada para se obter respostas para estas e outras perguntas com base na racionalidade antes de abrir um negócio próprio, é elaborando um Plano de Negócio e fazendo a análise de viabilidade. Procedendo assim, com certeza, a probabilidade de sucesso é bastante grande. Do contrário, quando a emoção está em primeiro lugar, é querer contar com a sorte, a qual é bastante difícil no mundo dos negócios.
Notícias Técnicas
É nesse cenário que o papel do contador se torna indispensável.
Ineditismo foi a palavra de ordem na contabilidade brasileira no ano de 2024. Ao longo desse período, a classe contábil, bem como a sociedade brasileira, acompanhou com expectativa os grandes acontecimentos na área
Entre as suas diversas realizações, a publicação das normas de divulgação de sustentabilidade é um marco histórico, que posiciona o país como pioneiro mundial nessa temática
Aumento em relação a outubro foi de R$ 131,17 bilhões, uma variação de 1,85%
Notícias Empresariais
No dia 31, terça-feira, não há expediente bancário
Com aumento de 12,29% nas contratações, programa prioriza inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade e reforça o papel da qualificação profissional no Brasil
Planejar e estabelecer metas são fundamentais para um crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI preparou seis passos essenciais para te ajudar a definir as metas anuais
Em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses cresceram, mas taxa de juros e custos elevados podem mitigar projeções positivas
Publicação vai monitorar os principais instrumentos disponíveis para o desenvolvimento produtivo da indústria
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.