Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Motivação nas empresas é fundamental em tempo de crise
De que forma a motivação ajuda no desempenho dos funcionários e gera resultados para as organizações? Especialista aponta o caminho das pedras e como sobreviver às turbulências
“A motivação é a chave mestra de qualquer objetivo que temos na vida. Com motivação vamos a qualquer lugar e construímos os caminhos, acreditamos e buscamos oportunidades. Portanto, estimulá-la e abastecê-la com pequenos eventos positivos e direcionados para o objetivo é um excelente recurso pessoal e organizacional para alcançar sucesso.” A afirmação de Carla Caligiorne, master coach e consultora organizacional com formação em psicologia, é para enfatizar que a crise é um desafio, mas como de alguma forma estamos sempre envolvidos em alguma, de menor ou maior consequência, “é ilusão esperarmos linearidade da vida e termos expectativas de que a estabilidade é nosso melhor cenário. A vida é mudança permanente e pede coragem e criatividade para driblar os desafios da crise”. Por isso, alerta, é importante que o profissional identifique e fomente sua motivação pessoal para extrair de si o melhor e que a organização ao mesmo tempo crie estímulos para que os colaboradores estejam envolvidos com os objetivos da empresa e possam elevar o nível de participação e comprometimento, e o desempenho de cada profissional para o alcance de melhores resultados nas adversidades.
O cenário atual do Brasil é desafiador. Especificamente do lado do funcionário, como ele pode se manter motivado diante do baixo salário, estagnado num cargo e com cada vez mais volume de trabalho, tendo de acumular funções? “Primeiro, é preciso identificar qual a natureza da motivação pessoal. Se o profissional estiver motivado por salário, de fato está colocando sua motivação nas mãos do empresário que detém a regra do jogo. E o caminho é outro. Quanto à estagnação, em alguns momentos da carreira é comum o indivíduo perceber que parou no tempo e perdeu algumas oportunidades de crescimento. Nesse caso, é sua a responsabilidade. Não pode pôr na conta de terceiros. Portanto, o importante para o funcionário é reconhecer sua motivação interna em primeiro lugar. O que quer da sua vida, que contribuição pretende oferecer à empresa e aonde deseja chegar dentro da organização. Passando por esse passo, é preciso entender se suas motivações internas estão alinhadas com os objetivos da empresa. Se estiverem, o terceiro passo é descobrir maneiras novas de agir diante de cenários conhecidos e em crise. Novas soluções diante do que está posto pela fase ruim”, enumera a coaching.
Para Carla, um quarto passo importante é o funcionário sair da “resmungação” e buscar se motivar “tanto quanto os outros para que haja um clima organizacional mais positivo e suscetível à criatividade, à flexibilidade, com resiliência, comprometimento, boa interação com hierarquias e seus pares”. Ela enfatiza que novos comportamentos podem gerar novos negócios e novas oportunidades de crescimento e, consequentemente, melhoria no cenário da empresa, com possibilidades de contratação e aumento salarial. Por que não? “É preciso acreditar que muitas organizações enfrentam as crises e saem à frente com muito sucesso.”
LIDERANÇA MODERNA E o outro lado? O que a empresa pode fazer para deixar o funcionário motivado, conseguir dele uma produção que dê resultado para a organização numa fase complicada que precisa ter lucro, bater metas, fechar as contas? “O empresário moderno e alinhado com os novos conceitos de gestão sabe que o modelo que troca o funcionário desmotivado por um novo está fora de moda. Em larga escala, há um turnover que foge do controle da organização pelo fato de que muitos indivíduos melhoram a qualificação, aspiram a melhores postos de trabalho e porque ainda estão descobrindo talentos e competências, buscam novos caminhos. No entanto, uma empresa tem de constituir um time que a represente, vista a camisa e almeje construir um futuro com ela. É preciso criar sua rede de colaboradores parceiros que gerem confiança, responsabilidade e comprometimento com os rumos da organização.” Por isso, Carla acredita que o empresário deve desenvolver a competência de liderança em tempos de crise. “Atuar na liderança positiva, gerando ambiente fértil ao aprendizado, ao conhecimento e à busca de soluções. Ser sensível para saber identificar os bons profissionais por trás da crise e da desmotivação. E criar ambientes mais humanizados. Recentemente, com o calor em alta, alguns empresários autorizaram seus funcionários a trabalharem de bermuda. Todas as formas mais humanizadas levam a caminhos melhores no sentido de enfrentar o estresse que a crise traz e alavancar empresários e funcionários para um resultado mais satisfatório para ambos.”
Carla entende que o clima organizacional é o termômetro que poderá mostrar o quanto os funcionários estão motivados ou desmotivados, e o preparo da organização para enfrentar a crise. Ele é avaliado a partir da interação, do alinhamento de informações e das estratégias de comunicação.
Comprometimento de todos
Crise exige esforço, comprometimento, criatividade para buscar o novo e fugir das regras e decisões engessadas e estabelecidas. Com essa missão, Nil Moura e Gena Leão, do Circo Grock, atuam desde 2007 na área corporativa, tendo como ferramenta o universo circense. O casal dá treinamento em forma de espetáculo, que promove uma profunda transformação numa equipe: motivação, expansão do conhecimento, ter clareza de objetivos e metas, mantendo foco e proatividade. Com humor e magia, o circo é pano de fundo para avaliar questões que vão desde a relação interpessoal até a postura do ser humano em relação ao seu trabalho, posição, carreira e vida. A superação e trabalho em equipe, importância do bom atendimento, ética, autoestima a partir da compreensão da importância da sua função, liderança e muitos outros valores são revistos em cases num espetáculo interativo no qual a plateia participa ativa e empolgadamente com cada número apresentado. “É preciso ter a percepção de que todo momento de crise vem seguido de impulsão. A dificuldade propõe movimento para sair dessa situação. Por isso, as lideranças precisam buscar criatividade. É momento fértil e de renovação”, analisa Nil.
No espetáculo Equilíbrio motivador, os palhaços Ferrugem e Espaguete interagem com os espectadores e os levam a conhecer o processo de criação do circo e suas características corporativas, unindo a arte, racionalidade, rotina, novidade e profissionalismo em uma experiência lúdica para ajudar os participantes a desenvolverem suas habilidades profissionais. Os participantes passam a entender como é possível se manterem unidos por um ideal. “Vejo a motivação como parte não só do trabalho, mas da vida. Não tem como separar. É preciso ter noção de que o trabalho não tem só função material, mas envolve relacionamento, senso de equipe, colaboração, competência coletiva e mesmo envolvimento psicológico. Com cenas do circo e metáforas, levamos características circenses para que todos percebam o espaço do trabalho também como seu, a sensação de pertencer, um sentimento construído a partir do espetáculo.”
Já Isadora Rocha, gerente de desenvolvimento organizacional da A Geradora, empresa que atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de infraestrutura, construção civil e indústria, alerta que em época de crise a motivação é fundamental sob dois aspectos. “Primeiro, a empresa tem de conseguir manter os níveis de resultado anterior ao período crítico. Em segundo, a crise é o momento de aproveitar para desenvolver projetos internos, já que o mercado não está aquecido. Assim, na retomada terá vantagem competitiva.” Ela destaca que é a “hora de o profissional também desengavetar projetos pessoais, investir no conhecimento, levar ideias para a empresa, principalmente quanto à redução de custos, principal preocupação de uma fase instável. Comportamento que certamente lhe trará reconhecimento futuro”. Para ela, o ponto principal num cenário ruim é a comunicação aberta. “É preciso que a organização mostre o verdadeiro cenário, esclareça o panorama e busque alternativas. Há setores que sofrem mais, como o comercial, afetado pela perda de comissão. A função do líder e gestor é fundamental. Eles têm que, ao lado da equipe, criar saídas dentro da conjuntura do mercado.” A gerente reconhece que a crise em si tende a deixar o profissional preocupado e a empresa tem o papel maior de mostrar alternativas.
Na visão de Cláudia Fróes, coordenadora de marketing do Minas Shopping, mesmo na dificuldade a organização “tem de passar a projeção de crescimento horizontal e vertical e colocar as metas para o profissional, que precisa de estímulo para desenvolver. E o papel do colaborador é dar o melhor de si e vestir a camisa da empresa. Na fase crítica ou não, a via é de mão dupla. A empresa precisa encontrar uma forma de continuar crescendo e motivar o funcionário a correr atrás e almejar desafios. E o empregado jamais pode se acomodar. Ele tem de investir na capacitação e agregar diferencial para a empresa o enxergá-lo como indispensável. O importante é se fazer fundamental, a peça-chave para o desenvolvimento da organização”.
O que fazer ?
1) Montar plano de gerenciamento de crise
2) Antecipar problemas e obstáculos
3) Pensar em resultados a médio e longo prazos
4) Planejamento estratégico. Não dá para pensar no que fazer quando a crise estiver instalada
5) Investir na comunicação interna e externa mais eficaz e consistente, dar fluidez ao trânsito da informação
6) Procurar harmonizar interesses tanto da organização quanto dos funcionários e do público-alvo
7) Contar com uma equipe multidisciplinar para enriquecer as ideias, o trabalho e as ações de toda a organização
8) Ter comprometimento organizacional
9) Ser um funcionário colaborativo
10) Trabalhar em sinergia para ultrapassar as turbulências
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)