Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
O que sua empresa pode aprender com as líderes mundiais de inovação
Agilidade, simplicidade, tecnologia. Eis o que diferencia as companhias que estão no topo da lista, revela estudo do Boston Consulting Group (BCG)
Ficar para trás e perder o impulso da inovação é o grande temor dos executivos das maiores companhias do mundo. É o que revela o mais recente levantamento The Most Innovative Companies 2015, conduzido pela consultoriua Boston Consulting Group (BCG).
De acordo com a pesquisa mundial, 79% dos entrevistados apontaram a inovação como a maior ou uma das três maiores prioridades da empresa. O número atingiu o maior percentual desde que a pergunta passou a ser formulada, em 2005.
Na lista das mais inovadoras estão gigantes da tecnologia, como Apple (1º) e Yahoo (16º), do setor automobilístico, como Toyota (6º) e Renault (33º) e financeiras, como Fidelity Investiments (34º) e JP Morgan Chase (43º).
A pesquisa consultou 1 500 executivos de 50 empresas de diversos setores.
Conheça outras constatações do estudo e saiba como atuam grandes companhias inovadoras.
ÊNFASE EM VELOCIDADE
Agilidade em processos permite que as empresas captem as demandas dos clientes assim que surgem, deixa os concorrentes para trás e reduz custos.
Uma empresa que vive da velocidade é a Zara, que transforma tendências de moda em produtos em no máximo quatro semanas.
Design, compras, produção e entrega são responsabilidades de equipes que trabalham próximas aos gerentes de loja. As equipes são avaliadas com base em métricas comuns que estão relacionadas ao prazo de desenvolvimento e venda dos produtos.
"Este negócio se resume a redução tempo de resposta. Na moda, o estoque é como comida – pode estragar rapidamente", disse José Maria Castellano, CEO da Inditex, controladora da Zara.
Uma vantagem de manter processos ágeis é que produtos oriundos de tendências podem conquistar maior participação de mercado devido a menor concorrência inicial.
E como aumentar a velocidade? Primeiro é necessário simplificar os processos. Não se recomenda perder tempo com protótipos. A ideia é lançar o produto, mesmo com imperfeições, e usar os feedbacks dos consumidores para aperfeiçoa-lo.
Também é necessário ter pessoas dedicar a captar tendências e transforma-las em inovação. É melhor manter 10 pessoas com dedicação exclusiva do que 100 pessoas que usam apenas 10% do seu tempo à inovação. Empresa com equipes dedicadas exclusivamente reduzem o tempo de desenvolvimento de produtos e serviços em quatro vezes.
PROCESSOS EFICIENTES E ENXUTOS
Antes de tudo, inovação é uma função criativa. Muitas vezes, o gerenciamento excessivo de processo pode atrapalhar a criatividade. Mentes criativas clamam por liberdade e qualquer tipo de processo de gestão rígido pode afastar os criativos do negócio – ou fazer com que eles fiquem na empresa, mas não usem toda a sua capacidade.
Outras pesquisas conduzidas pela BCG apontam que empresas que mantêm processos enxutos têm vantagem competitiva e desenvolvem produtos de maior qualidade em até seis meses antes que seus concorrentes. Essas empresas também reduzem os custos de produção em 35% e aumento a produtividade em até 20%.
Ao desenvolver processos enxutos, as empresas consideram os seguintes fatores:
• Planejamento, programação e aprovação, que evitam tomadas de decisões inadequadas ou tardias.
• Padronização e automação para minimizar variações de qualidade e maximizar a eficiência.
• Clareza de responsabilidade para assegurar a coordenação das funções-chave e garantir trocas e reutilizações de informações.
• Terceirização e distribuição geográfica de trabalho para reduzir custos e permitir que a empresa foque em suas atividades principais.
• Métricas, monitoramento e feedback para manter a transparência nos custos e outros indicadores e evitar gargalos na mensuração da satisfação do cliente
PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS
Os principais benefícios da tecnologia nas empresas são a redução de custos e cronogramas, aprimoramento de processos e, a mais significativa, criação de novos produtos e serviços.
A GE, por exemplo, usou a impressores 3D para reduzir o custo de fabricação de transdutores, os componentes mais caros empregados em equipamentos de ultrassom. Agora, a empresa está explorando usar impressão 3D em outros negócios, incluindo a fabricação de motores a jato.
Empresas que querem buscar inovação tecnológica devem seguir algumas práticas:
• Alocar orçamento e recursos para inovação tecnológica. Estabelecer uma equipe multifuncional num laboratório de inovação pode ser um bom começo.
• Propor incentivos aos funcionários que desenvolvem inovação. A empresa pode organizar concursos e oferecer recompensas e reconhecimentos.
• Fomentar experimentações e aprendizados. Incentivar a tomada de riscos por meio de relatórios que avaliam o sucesso e o fracasso de projetos – o que pode ser aprendidos com eles. A empresa tem que comunicar de forma explicita que está disposta a correr riscos e falhar em busca da inovação.
• Incentivar a colaboração entre TI e unidades de negócios. Em empresas inovadoras, os técnicos de TI trabalham integrados a outros departamentos e em equipes de inovação.
EXPLORAÇÃO DE MERCADOS ADJACENTES
Crescer em mercados próximos ao core business da empresa é marca registrada de companhias líderes em inovação, como 3M, P&G, Amazon e Google.
Essas empresas fazem isso por bons motivos. Em mercados maduros, o crescimento tende a estabilizar ou diminuir com o passar do tempo devido o aumento da concorrência. Investir em novos produtos em mercados em que a empresa já atua também pode ser arriscado – uma vez que os novos itens podem canibalizar as vendas de suas próprias marcas.
Investir em novos mercados por meio de spin-offs (ideias de negócios promissoras que virão empresas independentes) pode representar uma nova fonte de receitas para o negócio principal.
Há algumas metodologias para inovar em mercados adjacentes:
• Criar uma equipe de inovação para a spin-off. Há varias motivos para separar os funcionários. Primeiro, se a mesma equipe trabalhar para os dois negócios, é muito provável que o orçamento destinado para explorar novos mercado seja também usado para suprir necessidades de curto prazo da empresa de origem.
Os funcionários também não vão desligar sua mente do negócio principal, o que afeta o surgimento de ideias inovadoras. É necessário que a equipe trabalhe considerando um horizonte de longo prazo e que seja mais propicia ao risco e tenha resiliência quanto a fracassos – o que pode não ser tão valorizado numa empresa estabelecida.
• Utilizar a estrutura da empresa de origem como laboratório. O Google, por exemplo, tem uma política de incentivar que os funcionários gastem 20% do seu tempo de trabalhando em suas próprias ideias, usando ferramentas e dados da empresa. A 3M, por exemplo, adota uma política similar que disponibiliza 15% do expediente do funcionário.
Muitas empresas podem usar os processos de inovação que já funcionam internamente para atuar em novos negócios. Uma vez que a casa está em ordem, as empresas podem começar a olhar ao redor do bairro para encontrar novas oportunidades de crescimento incremental.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)