O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou para 0,56% em outubro, ante 0,44% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira, 8
Área do Cliente
Notícia
Gestão financeira eficiente e aumento de produtividade
É possível comparar o uso do papel na gestão financeira como andar de carro com o freio de mão puxado
Uma das perguntas mais frequentes de empresários varejistas é como aumentar a produtividade do seu departamento financeiro. Não existe uma fórmula mágica. Mas é possível contar com o auxílio da tecnologia. O uso de ferramentas de gestão é uma delas, já que melhora os processos da área, crucial na estratégia de vendas.
Hoje, a interação entre as pessoas é diferente. Os carros já são autônomos, as casas, inteligentes, e os dispositivos cada vez mais sofisticados. Mas uma coisa ainda é igual: o uso do papel como controle financeiro. Ou seja, muitos ainda continuam trabalhando da mesma forma de 40 anos atrás.
É possível comparar o uso do papel na gestão financeira como andar de carro com o freio de mão puxado. É como realizar tarefas complicadas e pesadas sem necessidade. Com isso, é possível entender que o freio puxado de uma empresa é a falta de eficiência do departamento financeiro.
O setor demanda grande parte de seu tempo em tarefas de conferências, como a conciliação de vendas por cartão e a parte bancária.
Por exemplo, se uma loja faz 3 mil transações por mês e não possui uma solução que realize a conciliação das vendas de forma automática, o time financeiro terá que buscar cada uma das operações manualmente.
Ou seja, há uma perda de tempo grande com tarefas maçantes, desagradáveis e cansativas, pois além de ter que tratar as vendas divergentes, será preciso conciliar as que estão corretas. Com isso, o funcionário se desmotiva e não rende aquilo que é esperado.
Cada varejista tem uma cultura, bem como sua expertise. Mas, para crescer, desenvolver e atingir seus objetivos, é preciso ter em mente que a automação de processos é o segredo para tornar qualquer negócio mais rentável. Com uma ferramenta adequada, os colaboradores deixam de ficar até tarde no escritório para conferir o movimento do banco, se estressam menos e geram outros benefícios.
Um dos maiores entraves enfrentados por empresas de todos os portes é a grande quantidade de faltas e afastamentos decorrentes de problemas de saúde, relacionados ao esforço no trabalho. Ao garantir um ambiente mais saudável, com menos sobrecarga e burocracia, esse índice é reduzido.
O profissional consegue focar mais em suas atividades sem perda de concentração, tornando o seu raciocínio mais eficiente.
Automaticamente, sua cognição e QI também melhoram e ele se torna capaz de resolver problemas com mais facilidade.
Mas o ganho real acontece, sobretudo, na eficiência que o empresário passa a ter com uma gestão financeira muito mais precisa. Em um momento em que as informações estão disponíveis em uma velocidade cada vez maior, recorrer ao tradicional método de realizar a gestão das finanças da sua loja por meio de planilhas e tabelas pode oferecer altos riscos. Informatizar e categorizar os dados permite ao varejista otimizar esses cuidados.
Notícias Técnicas
O evento inaugural ocorreu no dia 04/11, pela Escola de Mediação (Emedi) do Tribunal
Manual visa promover a conformidade tributária e prevenir litígios ao esclarecer as novas regras
As submissões podem ser enviadas no período de 07 de novembro a 06 de dezembro de 2024
Contratos estabelecidos com diversas nações visam garantir o direito à seguridade social previsto no país e também no exterior
Notícias Empresariais
Para minimizar a falta de profissionais capacitados, escritórios contábeis captam jovens no mercado e investem na formação. Com a reforma, será preciso lidar com um novo sistema tributário
O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas
Pesquisa da Fecomercio-GO aponta que cerca de 30% dos atestados médicos emitidos são falsificados. Prática causa prejuízos ao comércio pela necessidade de contratações temporárias e pela queda na produtividade
Neste artigo de hoje discutiremos a importância de uma Gestão Contábil com excelência na estruturação de uma holding familiar.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!