Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Profissional "tarefeiro": será que você está no piloto automático?
Quantas vezes você cumpre tarefas em seu trabalho sem refletir sobre o propósito delas?
Diariamente, nos deparamos com as tarefas que precisamos realizar ao longo do dia no ambiente profissional. Afinal, existem metas e prazos no trabalho, sejam eles pequenos ou grandes. Mas é claro que é necessário parar e avaliar se estamos realizando essas tarefas de modo automático, ou se estamos organizando-as de maneira inteligente e com foco nas prioridades.
De acordo com o especialista em gestão de pessoas Leandro Moreira, essa é a diferença entre um profissional tarefeiro e um estrategista. O primeiro é aquele tipo de funcionário que depende muito do operacional, do trabalho braçal, e usa pouco o raciocínio e a estratégia.
“O tarefeiro pode até demonstrar boa vontade, obediência e disciplina, mas falta visão crítica para criar estratégias para direcionar a energia de trabalho e gerar um melhor rendimento”, avalia Moreira, que é autor do best-seller “Seja um líder de Heróis”.
O especialista lista pontos para identificar o profissional tarefeiro, e se livrar desse comportamento, que prejudica o desenvolvimento profissional:
Tem dificuldade em tomar decisões
Para Moreira, o profissional com esse perfil não sabe quando precisa tomar uma decisão, ou sabe, mas não consegue decidir nada, e fica desconfortável quando precisa fazer uma análise e se posicionar sobre uma questão mais complexa. “A capacidade profissional de um tarefeiro acaba ficando estagnada com o tempo, pois exercita pouco o uso da estratégia, e, com isso, acaba não evoluindo”, explica ele.
Vive na zona de conforto
O tarefeiro é aquele que estaciona na famosa “zona de conforto”, impedindo sua carreira de deslanchar. “Para qualquer evolução, é necessário foco e esforço direcionado. Não adianta reclamar da falta de sorte ou invejar o colega de trabalho. A ‘chave’ para crescer profissionalmente está em nós. Basta parar e pensar: o que eu posso fazer de diferente para atingir meus objetivos?”, ensina o especialista.
Não pensa “fora da caixa”
Segundo o especialista, para se tornar mais atrativo para a empresa e ter seu perfil profissional valorizado, é necessário - além de planejamento e visão - ousadia para sair da mesmice e trazer novas ideias, propor soluções inovadoras para problemas antigos. “É preciso apostar em algo diferente, adquirir novos conhecimentos, dar uma sacudida na carreira e, por consequência, equilibrar esforço físico e estratégico com capacidade de análise da situação e o momento certo de agir”, avalia Moreira.
Se o profissional se contentar em seguir sempre o velho “script” da empresa, sem questionar os processos e sem apontar novos caminhos possíveis, dificilmente será valioso para a empresa. “É preciso fazer-se notado e tornar-se indispensável para que sua performance tenha grande valor dentro da empresa. Isso só se consegue arriscando, buscando o novo, e não aceitando as coisas como são”, complementa.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)