Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Black Friday: conheça os principais golpes pela internet e saiba como se proteger
Durante o período, 2% das compras são efetuadas com cartões de crédito clonados
Consumidores em todo o Brasil esperam descontos e condições para realizar suas compras na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira. A ânsia por ofertas, que prometem ser os maiores do ano, faz com que seja um período de aumento significativo de golpes. Durante a megaliquidação, 2% das compras são pagas com cartões de crédito clonados. O que representa R$ 69 milhões em volume de transações.
E-mails falsos, links de pagamentos fraudulentos, ofertas enganosas estão entre as armadilhas que os consumidores precisam vencer para de fato ter ganhos com a promoção.Podcast:o que fazer para não entrar em furada na Black Friday
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) 70% das fraudes financeiras são decorrentes da engenharia social, ou seja, a vulnerabilidade do usuário através da persuasão de hackers que abusam da ingenuidade ou confiança para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. As falsificações não se restringem ao ambiente virtual e podem, muitas vezes, envolver diferentes processos e etapas. Confira a relação de golpes e orientações para se precaver de cada uma.
E-mails ou SMS’s se passando por instituições oficiais, com layouts muito similares, com o objetivo de coletar dados de clientes bancários, direcionar a site falso, induzir a pagamento fraudulento. Geralmente o conteúdo dessas mensagens pede atualização de cadastros.
Orientação: O banco nunca solicita recadastramento ou atualização de forma digital. Desconfie de links ou arquivos anexados; atente-se a grafia errada e layout suspeito; não ceda a pressões e urgências; verifique a URL passando o mouse em cima do link.
Fraudadores migraram para as redes sociais. Em alguns casos, links patrocinados são utilizados ou perfis solicitam informações de cartões para fazer customização de cartões de crédito com motivos musicais ou esportivos.
Orientação: Atente-se para a verificação do perfil e cuidado com anúncios nas redes sociais.
Algumas páginas na internet se passam por uma empresa com o objetivo de coletar dados dos clientes ou induzir a realização de transações fraudulentas, geralmente esses endereços possuem domínios suspeitos e longos.
Orientação: Verifique a URL no campo endereço no navegador
Em alguns casos, os golpistas utilizam o aplicativo WhatsApp se passando por outras pessoas como parentes, gerentes de bancos ou representantes de empresas com objetivo de solicitar informações.
Orientação: Ative a verificação em duas etapas e o bloqueio de tela em sua conta do WhatsApp. Confirme por telefone se algum conhecido pedir dinheiro emprestado por mensagem. Nunca informe senha ou códigos.
Cresce também a leitura do depoimento de outros consumidores sobre suas experiências para driblar os golpes e garantir assertividade nas compras. Em 2018, durante a Black Friday, foram contabilizadas 12 milhões de leituras de avaliações de produtos e lojas em um levantamento da Yourviews, empresa especialista em reviews de produtos e lojas. A consultoria, que integra a Hi Plataform, grupo com foco no relacionamento com o consumidor, prevê um aumento de 32% na consulta por avaliações no Black Friday de 2019. Fernando Shine, diretor da Yourviews, acredita que as considerações dos clientes melhoram a experiência do consumidor.
— Além da confiabilidade através das revisões, o consumidor consegue ter mais informações sobre os produtos. E, com isso, as empresas também conseguem identificar possíveis lacunas de segurança ou problemas. É uma relação de ganha ganha — explica Shine.
A arquiteta Denise Dentello, de 28 anos, nunca teve problemas com fraudes, mas sempre lê as revisões dos sites antes de realizar suas compras. Além da proteção, ela se certifica da qualidade do produto e se eles atendem às suas necessidades.
— Quando vou comprar uma coisa nova, olho a opinião de outros consumidores. Principalmente em relação a produtos de utilidade doméstica. Para a Black Friday eu já tenho definido o que eu preciso comprar. Dou preferência para sites que já comprei, mas caso vá comprar em um site novo eu busco referência da loja.
O Procon-SP tem uma lista com 307 sites que devem ser evitados, seja por reclamações registradas junto ao órgão por conta de problemas e ou relatos de lojas virtuais falsas. Veja aqui a lista.
Além de consultar a lista, o consumidor deve também procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail) e checar se essas informações estão corretas. O Procon-SP orienta a não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
É importante que o usuário leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados e que imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)