Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
4 coisas que você deve saber sobre trabalho flexível antes de adotá-lo em sua empresa
A prática não se resume à possibilidade dos funcionários fazerem home office
A Economia Compartilhada, uma tendência global que revoluciona o mundo dos negócios, também tem ganhado força no Brasil. Essa nova forma de pensar a economia transforma não apenas os processos de produção e o comércio de bens e serviços, mas também promove profundas mudanças no mercado de trabalho. Neste novo modelo, flexibilidade é o principal aspecto que tem pautado as relações entre empresas e funcionários.
Uma pesquisa do Internacional Workplace Group (IWG), empresa líder mundial e brasileira no mercado de escritórios compartilhados, aponta que 83% dos entrevistados acreditam que flexibilidade é um fator decisivo na hora de escolher uma proposta de emprego. Mas você realmente sabe o que é o trabalho flexível? Ao contrário do que muitos acreditam, ter flexibilidade no trabalho não é apenas poder fazer home office em dias específicos da semana.
O conceito de trabalho flexível reúne várias frentes, mas principalmente estão entre elas: horário, jornada, localização, remuneração e gestão por indicadores de performance. Para Tiago Alves, presidente do IWG, detentoras das marcas Regus e Spaces no Brasil, empresas que ainda atuam no modelo tradicional e pretendem adotar a modalidade flexível precisam passar por uma cuidadosa reorganização de processos. "É preciso, primeiramente, avaliar o padrão de trabalho vigente para verificar a viabilidade da implementação de um novo modelo. O benefício da flexibilidade é, hoje, o fator número 1 na guerra por talentos da nova geração", explica o executivo.
Além disso, a combinação dos benefícios traz ganhos expressivos para as empresas e para os trabalhadores. O trabalho flexível propicia um aumento da produtividade em 10% e economiza tempo no deslocamento dos funcionários. "Se um empregado economizar 60 min de deslocamento todos os dias com o conceito de trabalho flexível, isso será o mesmo que ganhar 5 semanas úteis de volta nas 52 semanas do ano", exemplifica Alves.
Entenda quais são os principais pilares e características básicas do modelo flexível de trabalho:
1. Horário
Esse é apenas o primeiro passo para a implementação do trabalho flexível. Aplicar a flexibilização do horário é, principalmente, permitir que seus funcionários possam entrar e sair da empresa fora de horários pré-estabelecidos. Essa prática pode, em alguns casos, até mesmo eliminar a necessidade de uma "folha de ponto" sendo previamente validado entre o empregador e empregado, e dependendo da classe, com o sindicato. De qualquer maneira, é importante que seja alinhado com o horário de atendimento ao cliente.
2. Jornada
Os dias trabalhados pelos funcionários também podem ser flexíveis! A contratação de profissionais pode acontecer sem uma jornada pré-definida. Os empregados poderão trabalhar, por exemplo, de segunda a quinta ou, até mesmo escolher os dias da semana que sejam mais produtivos. Esse benefício pode ajudar quem possui um segundo emprego ou tem compromissos fixos por semana - até mesmo funcionários que moram longe do escritório. Esse conceito de jornada flexível pode eliminar o famoso banco de horas ou horas extras, dias de rodízio, pais e mães com guarda alternada, entre outros. Vale lembrar que a última reforma trabalhista regulou a contratação por Intra-jornada.
3. Localização
A prática do tão conhecido home office refere-se à possibilidade de o funcionário poder exercer suas atividades em locais distintos, eliminando a necessidade de deslocamento. Esta modalidade traz muitos benefícios à empresa e ao empregado, sendo a principal modalidade adotada hoje pelas empresas que têm o melhor índice de satisfação de funcionários. Uma alternativa para a localização flexível é a implementação de um escritório regional da própria empresa ou a utilização de redes de escritórios compartilhados e espaços de coworking. Também vale para o tão famoso conceito de equipes regionais de trabalho, ou Squads, que estão em alta nas empresas mais inovadoras.
4. Remuneração e gestão por KPI: Indicadores de Desempenho
Quando o sistema de trabalho flexível é bem aplicado, a remuneração flexível e variável tende a ser uma ótima ferramenta para manter a equipe motivada e engajada. O pagamento se dá de acordo com a jornada, horário, produtividade e desempenho - ou seja, em conformidade com a performance de cada profissional ou do time. Isso traz uma grande chance para que empresas implementem o conceito de meritocracia e gestão por performance.
O conceito de trabalho flexível pressupõe a implementação e combinação de todos esses fatores. Os benefícios dessa política são inúmeros, podendo até mesmo ser interpretada como uma relação de ganha-ganha. As vantagens são refletidas na satisfação do empregado, que consegue equilibrar as vidas social e profissional. Contudo, é sempre necessário averiguar a possibilidade legal e aprovar a adoção de alguns dos fatores que caracterizam flexibilidade no trabalho - como horário, jornada e remuneração - com o sindicato que representa a categoria se aplicável. Já a localização flexível, essa é ganho imediato.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)