Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
4 soluções para turbinar os negócios dos MEIs
Soluções auxiliam desde a parte logística até a área de pagamentos e cobranças
O ano de 2019 encerra com mais de 9, 3 milhões de microempreendedores. Em cinco anos, o número cresceu 120%. Com a competitividade no setor, os MEIs podem contar com a ajuda de tecnologias que tornam acessíveis serviços como entrega, gestão de pagamentos e de cobranças, construção de sites e até mesmo automatizar a participar em licitações. Estes recursos ajudam a impulsionar os negócios e facilitam a vida dos pequenos.
Faça seu site
Embora demonstrem preocupação em profissionalizar o negócio para atender mais empresas, há ainda dificuldades em resolver questões básicas. Por exemplo, menos de um terço têm, eles próprios, um site. “Para um MEI, só o fato de ter um site e aparecer nos resultados do maior buscador da internet já é uma forma de sair à frente da concorrência”, diz Luiz D’Elboux, diretor de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online. No Brasil, a empresa conta com soluções que facilitam a chegada dos empreendedores ao ambiente de negócios online. Um exemplo é o Criador de Sites, ferramenta intuitiva para a elaboração de páginas na internet, voltada exatamente para quem não tem experiência com programação nem muitas horas disponíveis. Existem cerca de 930.000 e-commerces no Brasil, atualmente. A maioria deles sendo pequenos negócios: 54% têm faturamento de até R$ 1 milhão, segundo a pesquisa O perfil do E-commerce brasileiro.
Automatize as cobranças
Outro problema é a falta de gestão do negócio. Muitos MEIs deixam a informalidade, mas 77% deles nunca fez nenhum curso ou treinamento na área de administração financeira, segundo o Sebrae. Com isso, um terço sequer faz registros de gastos e receitas, o que dificulta na hora de cobrar os devedores, por exemplo. Pensando nesta demanda, o Asaas, conta digital para empreendedores, ampliou seus serviços permitindo que o microempreendedor contrate o envio de mensagens por SMS e e-mail para lembrar a data de vencimento, conforme a sua demanda. “É aconselhável que a cobrança nunca seja feita por quem vende ou efetua o serviço, pois isso pode gerar antipatia e afastar o cliente. Para o MEI isso se torna inviável, a não ser que ele terceirize essa ação, o que pode sair caro demais. Desenvolvemos os planos de serviços de cobrança a um valor acessível, justamente para que seja uma solução que contribua para o crescimento do negócio”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas.
Agilize as entregas
Para os MEIs que precisam enviar ou receber encomendas, sejam mercadorias, produtos, alimentos ou documentos, plataformas onlines como a Motoboy.com ajudam muito. Criada em 2013, hoje possui mais de 130 mil usuários cadastrados, aos quais só no último mês entregou em mais de 30 mil locais em todo o Brasil. “Enquanto outras empresas de entrega exploram o modelo ‘entregar mais rápido para ganhar mais’, a Motoboy.com orienta os motoboys a sempre trabalharem dentro das normas para evitar acidentes ocasionados pelo excesso de velocidade e imprudência no trânsito”, ressalta Jonathan Pirovano, CEO da startup. Além disso, aqueles que são melhor avaliados pelos clientes e atuam dentro do combinado recebem pontuações positivas e se destacam na plataforma, com a oportunidade de receber mais corridas. O algoritmo é otimizado para beneficiar os entregadores que possuem as melhores pontuações. Dessa forma, quem preza pelo profissionalismo e respeito ao cliente têm prioridade na hora que surge um novo serviço.
Participe de licitações
Uma boa alternativa para aumentar os lucros é participar do mercado de licitações públicas. Em 2018, o governo brasileiro chegou a gastar aproximadamente R$ 90 bilhões em compras de bens e serviços, que envolvem desde material para construção civil até grampos de papel. Para tornar esse processo mais ágil, o mercado tem empresas como a Effecti, que desenvolve soluções para automatizar a participação de fornecedores em editais do governo. “Existe a ilusão de que apenas grandes empresas podem ser fornecedoras do Estado, isso não é verdade. Atualmente, soluções de automatização igualaram as chances de pequenos empreendedores e grandes multinacionais na disputa das licitações. E além disso, há legislação que favorece os pequenos na competição”, comenta Fernando Salla, CEO da Effecti. As ferramentas da empresa permitem desde o acompanhamento das licitações abertas até o monitoramento do chat do pregoeiro.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)