Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Golpe da troca de cartões é o mais comum durante o carnaval
Aglomeração de pessoas e distração durante a realização das compras criam o ambiente ideal para que golpistas capturem a senha e troquem o cartão
Nem bem o ano se inicia, as pessoas já começam a se organizar para o carnaval. Se, antes, a festa do rei Momo se limitava a apenas cinco dias, hoje são cada vez mais comuns programações que começam até um mês antes da celebração oficial, que começa em 22 de fevereiro, e se estendem até depois da quarta-feira de cinzas.
Esse novo calendário aumenta o período da folia, mas também amplia os riscos de os foliões serem vítimas de golpes. Quadrilhas aproveitam a aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos para aplicar o golpe da troca do cartão.
Eis como a coisa funciona: o golpista, ou um vendedor ambulante mal-intencionado, entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, o golpista troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois, em uma nova tentativa de usar o plástico.
Redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse. “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução: veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita; isso não pode acontecer”, alerta Walter de Faria, diretor adjunto de Operações da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. “Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, acrescenta.
Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos deste golpe, a FEBRABAN produziu um vídeo dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e como evitá-las.
Outro ponto que merece atenção é a necessidade de comunicar ao banco o roubo ou furto do celular, ocorrências muito comuns em locais com grande aglomeração de pessoas, como é o caso dos blocos de carnaval. “Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito; mas quase ninguém lembra de avisar ao banco”, alerta Faria.
Esse descuido pode ter consequências graves. Muitas vezes, a pessoa tem as senhas anotadas no bloco de notas do aparelho, ou compartilhou a informação com alguém por e-mail ou mensagem. Se o ladrão conseguir desbloquear o celular, ele terá acesso a esses dados e poderá entrar na conta da vítima, pelo aplicativo do banco, por exemplo.
“É importante que a pessoa entre em contato com o banco para comunicar o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho”, explica Faria. “Assim, a instituição financeira bloqueará a conta e impedirá que os bandidos realizem qualquer operação.”
Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a FEBRABAN destaca as seguintes orientações:
- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém, e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
- Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)