Os valores estarão disponíveis para saque dos 31.292 trabalhadores até o encerramento do calendário em 27 de dezembro
Área do Cliente
Notícia
Os mandamentos da gestão de (qualquer) crise
Vivemos um momento único na história da humanidade. Em meio à pandemia do novo corona vírus, alguns setores da economia precisam seguir em atividade para evitar o colapso no fornecimento de alimentos, remédios e outros itens essenciais à sociedade.
Vivemos um momento único na história da humanidade. Em meio à pandemia do novo corona vírus, alguns setores da economia precisam seguir em atividade para evitar o colapso no fornecimento de alimentos, remédios e outros itens essenciais à sociedade.
Na Sprink, lidamos com sistemas de segurança e resposta a emergências há mais de quatro décadas, sempre focados na preservação da vida e do patrimônio. Para nós, pelejar na prevenção de crises é uma missão quase permanente. Mas, quando elas se instalam, é fundamental saber como agir. Por isso, diante do alto risco de contaminação dos trabalhadores, sugerimos às empresas que precisam seguir operando nesse período que tomem uma série de medidas, visando garantir não só a segurança de todos como também a continuação das operações.
A primeira providência essencial é a criação de um comitê de crise, com profissionais meticulosamente escolhidos por sua tenacidade, agilidade, confiabilidade e, sobretudo, por seu conhecimento em relação a questões que envolvam procedimentos de segurança e prevenção. Esse seleto grupo de colaboradores será responsável pela definição de um plano de ações e pela tomada de decisões de emergência sempre que necessárias. Exatamente por isso, seus membros precisam contar com uma estrutura de comunicação ágil e simplificada.
Imediatamente após a criação do comitê, seus integrantes devem reunir-se – com todos os procedimentos de segurança exigidos pelo momento, claro –, com o objetivo de preparar a empresa da melhor forma possível para todos os cenários possíveis. Se a companhia ainda não contar com planos de contingência estruturados, é necessário criá-los.
De forma conjunta, os membros do comitê precisam avaliar todos os potenciais riscos e esclarecer os mecanismos a serem ativados em caso de necessidade. Para cada nível de impacto na organização e em seus colaboradores, terceirizados e fornecedores deve haver um plano de ações minuciosamente detalhado, com um fluxo de ações e decisões a serem tomadas pelo próprio comitê – ou por algum(ns) de seus membros.
Ao mesmo tempo, deve-se manter uma comunicação direta e transparente com todos os colaboradores. Nesse sentido, é fundamental estabelecer mecanismos eficientes de transmissão de informações para funcionários, terceirizados, clientes e fornecedores – os trabalhadores, especialmente, precisam saber onde, como e quando buscar orientação. Fortalecer o sentido de união de todos os públicos – internos e externos – contra o vírus é uma providência fundamental.
Além da regulação das atividades profissionais, o sistema de comunicação deve ser usado principalmente para analisar as informações públicas sobre a pandemia e, sempre que necessário, emitir avisos de risco e orientações sobre procedimentos de prevenção. Também deve ser utilizado para relembrar os treinamentos já realizados com a equipe, mantendo-a preparada para agir conforme as orientações das autoridades de saúde ou mesmo da própria empresa. Embora as ações de higienização estejam sendo amplamente divulgadas pela imprensa, deve-se reforçá-las internamente – em cada setor, os funcionários precisam saber os locais onde encontrarão álcool gel, por exemplo.
Por último, as empresas que contam com bombeiros civis devem aproveitar o conhecimento desses profissionais, preparando-os de forma diferenciada e colocando-os como referências para a busca de informação e orientação por parte dos demais colaboradores. Treinados para lidar com os mais variados tipos de riscos operacionais – incluindo contaminações por produtos tóxicos –, os bombeiros civis podem atuar como pontas-de-lança na luta contra o corona vírus dentro do ambiente corporativo.
Notícias Técnicas
Material foi produzido com base nas informações constantes da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária- Dirbi.
Apenas no município do Rio de Janeiro, não haverá funcionamento nas agências nos dias 18 e 19 de novembro. Nos feriados nacionais de 15 e 20 de novembro, todas as unidades do INSS estarão fechadas
Iniciativa contou com a participação de 57 empresas brasileiras de TI
Responsáveis devem apresentar carteira de vacinação e/ou comprovante de frequência escolar
Notícias Empresariais
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Ministro visitou nesta quinta-feira (14) a Fesaúde em São Paulo e abordou mudanças trabalhistas
Sistema da SPE-MF que capta expectativas sobre as principais variáveis fiscais indica melhoras também nas percepções sobre arrecadação, receita líquida e PIB
Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)