Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Gestão financeira garante a saúde dos negócios dentro da nova realidade
Especialista em contabilidade, gestão e controladoria dá dicas para os empresários capixabas de como se adaptar às mudanças causadas pela pandemia, que ainda deve continuar afetando por meses os negócios mesmo eles funcionando
Quem disse que voltaremos ao normal? A beira de quase 50 dias fechados, comerciantes capixabas se preparam para a possível reabertura do comércio na próxima semana ou assim que o Governo decretar a liberação. Mas abrindo ou não na próxima semana, já é preciso se preparar, pois nada será como antes. Segundo a contadora especialista em gestão orçamentária e controladoria e sócia da EBITDAH, Emanueli Cristini, é preciso reabrir com uma nova estratégia, reestruturar o plano de negócio e crescimento ajustando-o à nova realidade.
A contadora explica que os empresários precisam ter cautela, principalmente quanto ao estoque de produtos. “Passamos por uma mudança no comportamento do consumidor, pessoas foram demitidas, consequentemente, a renda de muita gente diminuiu, o que contribui para um controle maior dos gastos por essas pessoas. A abertura do comércio não significa que todos vão voltar a consumir como antes. É necessário começar com calma e avaliar sua relação com o público, o mercado, e sentir esse aquecimento, se para o seu negócio ele será mais rápido ou mais lento”, diz.
Com a abertura do comércio em horário reduzido, é necessário analisar o quadro de funcionários da empresa. Segundo a especialista, caso precise escolher qual funcionário voltará a trabalhar, opte por funcionários que morem mais perto do local de trabalho, ou que tenham carro, ou que corram menos riscos de aglomeração e contágio no trajeto ao trabalho. “O isolamento também fez muitas empresas perceberem que algumas funções podem sim ser feitas por home office. Então mantenha esse funcionário em casa. Isso representa segurança para todos e uma redução nos custos”, analisa.
Emanueli também complementa que é necessário trabalhar com a margem de lucro menor em alguns produtos para fazer girar. “Com uma gestão financeira é preciso fazer uma previsão de fluxo de caixa, ou seja, ter uma ideia do dinheiro que pode entrar e com isso conseguir negociar com fornecedores e ver os prazos dos pagamentos e como organizar as contas futuras. É tempo de pé no chão e não de alçar voos altos. Pense que a maioria dos negócios estão como você, com as asas quebradas, e para consertá-las exige um tempo de trabalho e esforço para lá na frente você colher os frutos”, conclui.
Veja dicas para quem vai reabrir o negócio:
1 – Gestão financeira: faça previsão do fluxo de caixa para saber quanto vai entrar e quanto você pode comprar em estoque e negociar com fornecedores
2 – Reestruturar o plano de negócios e crescimento: Crie cenários diferentes, positivo, negativo e intermediário, para saber o que fazer nos próximos meses.
3 – Analise o quadro de funcionários. Mantenha em home office o que está funcionando e quem retornar, observe a segurança no trajeto até o trabalho e os riscos que esse funcionário pode correr e consequentemente trazer para dentro da empresa
4 – Redução de custos: ao abrir seu comércio avalie todas suas contas e veja onde você pode reduzir ainda mais seus custos. Da economia de energia ao estoque de produtos. Deixe de comprar o que sai pouco e faça promoção nos produtos com grande estoque. É hora de vender e liberar seu estoque que ficou mais de um mês parado. Pois o caixa precisa girar.
5 – Renegociar: se você não tem dinheiro suficiente para pagar tudo que deve, é tempo de colocar no papel as prioridades e renegociar o que for possível. O não todos já tempos. Não custa conversar e tentar dividir o valor devido, aumentar o prazo de pagamento, fazer troca de serviço. Busque alternativas, sem prejudicar o outro, claro, que também pode estar vivendo a mesma situação financeira que a sua.
6 – Vender online: se você ainda não vende seu produto de forma online, seja por um site e-commerce ou pelas redes sociais, é o momento de levar seu produto para este universo e fazê-lo chegar mais facilmente às pessoas. Com a pandemia, as vendas online aumentaram absurdamente com resultados positivos de experiência por parte do consumidor, que, portanto, continuará utilizando desse serviço para adquirir muitos produtos que ele viu que não é tão necessário ele sair de casa.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento