Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
5 dicas para os pequenos negócios minimizarem os impactos da crise
Este cenário de incertezas tem tirado o sono de muitos donos de empresas. Principalmente de pequeno ou de médio porte.
Este cenário de incertezas tem tirado o sono de muitos donos de empresas. Principalmente de pequeno ou de médio porte. O isolamento social, devido a COVID-19, exigiu muito mais do que estávamos esperando. Foi preciso reduzir carga horária, salário, acostumar-se ao Home Office, investir em tecnologia, negociar com fornecedores, reduzir valores em contrato dos serviços prestados, entre outras ações.
Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) estima-se que o setor do comércio e serviços tenha um impacto negativo que supere os R﹩100 bilhões nos próximos meses.
Surge então o principal questionamento: O que fazer e como fazer para superar estas adversidades?
A resposta, segundo Wilson Giustino, fundador do CEBRAC (Centro Brasileiros de Cursos): “Acredite no seu trabalho, e tenha a ciência que tudo isso vai passar! Eu enfrentei crises como a hiperinflação dos anos 90, os momentos de instabilidade política com impeachment, a crise de 2008, e estou atuando há 25 anos com o CEBRAC. O que nos manteve firme foi a resiliência e a certeza que somos uma franquia feito por pessoas para pessoas”.
Planejamento
O primeiro passo é rever o seu fluxo de caixa e como a operação do seu empreendimento funciona. Adequar a este momento e rever os custos, cortar gastos e otimizar o seu tempo e dos demais colaboradores da sua empresa. Adeque os seus objetivos ao momento atual.
Revisão de contratos com fornecedores
Este é o melhor momento para negociar com fornecedores. Reveja os contratos de prestação de serviço, e se for cancelar algo opte pela redução da carga horária do seu prestador. É possível conseguir também a negociação do seu aluguel/ponto. Lembre-se que as operações no varejo tendem a voltar ao normal ainda neste semestre.
Funcionários
Rever a equipe, não necessariamente equivale a demitir. Mas adequar as funções ao Home Office ou reduzir as jornadas de trabalho. De acordo com a MP 927 pode também ser adotado o uso de banco de horas e antecipação de feriados e férias individuais ou coletivas. Lembre-se que muitas cidades irão retornar com o comércio/negócios ainda neste mês. As pessoas são os melhores ativos de uma empresa.
Linha de crédito para capital de giro as franquias ou MEI
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) está em articulação com associados e outras entidades desde o começo da pandemia. Foram criados comitês para o gerenciamento da crise com as franquias e já houveram diversas mesas redondas que buscam soluções neste período para os negócios.
“Esses comitês devem ser mantidos. Aquelas franqueadoras que ainda não os criaram devem se articular para isso, envolvendo os franqueados inclusive. Muitas redes têm reforçado suas plataformas de e-commerce e delivery ou criado alguma oferta diferenciada para os clientes”, afirmou André Friedheim presidente da ABF
A Associação evidenciou que para novos pedidos de capital de giro há articulação com os principais bancos privados e entidades como o BNDES.
Caso você seja MEI há diversos bancos com linhas de crédito com taxa de juros reduzida. Pesquise e compare as taxas.
Ter criatividade e investir no online: Se informe!
É necessário enxergar no mercado novas oportunidades como aconteceu com os serviços online e de entregas. Essa pode ser a grande saída para continuar gerando renda e fazer o negócio não fechar as portas. Caso tenha um negócio que não consiga operar online se informe nas redes sociais do CEBRAC, sempre damos dicas por lá. Se informe também pelos portais de empreendedorismo.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento