Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Humanização da Gestão: O cuidado com as pessoas e os resultados em tempo de home-office
Em um cenário ainda volátil, empresas de grande e médio porte já estão realinhando o seu planejamento estratégico atual com um olhar não apenas para o segundo semestre de 2020, mas para 2021. Um dos desafios do novo cenário será desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a adaptação às demandas sociais sejam elas de saúde, culturais ou profissionais, como, por exemplo, a realização de atividades em home office ou híbridas (escritório e casa).
Focando no aspecto do trabalho, cabe destacar que a passagem do time do espaço corporativo para o home office não pode ser vista de forma automática ou de baixa complexidade. Investir em equipamentos, móveis e cadeiras confortáveis para os colaboradores é apenas uma ação a ser desenvolvida pela empresa.
Mas para além disso, deve-se criar um planejamento com foco na adaptação dos processos, mudança de modelo mental e valorização das Soft Skills (habilidade comportamentais) da equipe. Levando em consideração que apesar de receber toda infraestrutura por parte da empresa, o mesmo não está sendo possível no que tange a realidade da vida privada (acumulo de tarefas domésticas, atenção aos filhos, apoio pedagógico, relacionamento conjugal, entre outros).
Nesse contexto, a construção de um novo modelo mental de gestão das organizações que alie tecnologia e humanização será um dos alicerces para o êxito das metas e resultados de qualquer negócio. Os hábitos individuais e coletivos, já aplicados para aumentar a eficiência e a produtividade do trabalho, devem passar por um processo de análise, viabilidade e equilíbrio nos âmbitos da vida privada e profissional. Assim, podem surgir novos hábitos e outros serão adaptados – ou até mesmo perderão o valor.
A criação de novos costumes no ambiente home office irá exigir atenção especial dos gestores, já que terão de recriar modelos de análise em relação a temas como: quantidade de horas trabalhadas por dia; regras de interrupções e gargalos; Kpis de produtividade individual e da equipe; normas de segurança da informação; posturas e comportamentos; entre outros.
Assim, uma estratégia nesse momento, é a criação de uma cultura digital com foco na mudança de mindset individual e da equipe. O investimento no desenvolvimento de soft skills, como equilíbrio emocional, meditação, atitude colaborativa, flexibilidade, interatividade e comunicação assertiva são exemplos que podem ser desenvolvidos nesse momento de transição.
A valorização da pessoa pode ser entendida como uma atitude positiva por todos os colaboradores em um momento em que ocorre a elevação da tecnologia e da inteligência artificial. É uma ação que poderá diminuir ruídos e gargalos, facilitar novas aprendizagens e estimular o desenvolvimento de hábitos necessários para o desenvolvimento das pessoas e da organização.
A área de recursos humanos tem papel fundamental com esse planejamento, já que será responsável pela execução do plano de ação e da estratégia de disseminação da cultura digital de forma interativa para todos as áreas da empresa. O plano de ação pode ser desenvolvido por trilhas, contendo: diagnósticos socioemocional e técnico das equipes; práticas e atividades a serem desenvolvidas; cronograma de execução; e indicadores de monitoramento e avaliação individual e coletivo.
O importante nesse momento é a valorização da resiliência, da empatia e da comunicação no relacionamento com as pessoas, pois elas são o principal atributo de valor das empresas.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento