Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Como vender à distância em tempos de isolamento social
Especialista em vendas dá dicas de uso criativo das ferramentas digitais
O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, está levando as empresas e os consumidores para um novo rumo. Os lojistas e empresários que não atuam nos chamados serviços essenciais estão precisando reinventar e aprender novas formas de fazer negócios, para atingir o seu público alvo e manter os negócios.
"Para casos em que não se pode estar próximo do cliente, a solução é usar e abusar das ferramentas de networking com criatividade. E nesse momento, usuários de plataforma digitais estão em peso gerando interação", afirma Julio Bastos Vitória, gerente nacional de vendas da Gi BPO, divisão de outsourcing de processo de negócios e de mão de obra terceirizada, da multinacional de recursos humanos Gi Group.
Como fazer a prospecção à distância, chamando a atenção do decisor em empresas?
O especialista em vendas Julio Bastos Vitória dá algumas dicas:
Saia do lugar comum
Buscar novas alternativas comerciais e fazer algo diferente pode ser caminho para continuar entregando seus produtos e serviços e manter as metas.
Um bom exemplo disso são as grandes redes de magazines que estão abrindo sua plataforma de e-commerce para que pequenos varejistas montem seus ambientes de venda online. Com isso, as lojas, que antes atuavam apenas fisicamente, podem acelerar o processo de digitalização e gerar receita. Enquanto essas grandes redes de lojas, que têm eletroeletrônicos e móveis como carros-chefes, podem diversificar o portfólio de produtos e expandir área de atuação da sua plataforma virtual ao realizar uma parceria comercial sem igual com os varejistas de diferentes segmentos, com conhecimento de mercadoria e local de atuação.
Apesar de atuar nos serviços essenciais, os supermercados e algumas padarias estão incrementando as vendas com shoppers, pessoas que recebem pedidos e providenciam as compras para os consumidores.
Aposte nas ferramentas de comunicação
Aplicativos simples de comunicação, como Whatsapps, servem como excelentes canais de venda e fidelização de cliente.
Pelo aplicativo de mensagens instantâneas, é possível contatar os consumidores para informar sobre as novidades enviando fotos, descontos exclusivos, promoções e ainda reservar os produtos escolhidos e entregar no domicílio.
Prospecção pelas redes sociais
Pelo Facebook e LinkedIn pode-se mapear o público alvo, empresas que fazem parte do target, ver e desenvolver conteúdos relevantes para os negócios, e até mesmo abordar e se aproximar das pessoas que deseja se conectar.
Algumas posturas são necessárias, como evitar o envio aleatório de convites ou convites em massa, evitar o uso da ferramenta como forma de "paquera" e ficar bisbilhotando usuários.
Analise as curtidas, conteúdos, posicionamentos e gatilhos de oportunidades.
É importante ir com calma, sem ansiedade para fechar o negócio ou um fazer um network baseado em interesse. Inicie a interação enviando a primeira mensagem chamando a atenção a algo observado, por exemplo, postagens da empresa a qual o interlocutor representa, reportagens curtidas ou comentadas, assuntos da atualidade, o importante é sempre observar e não apenas enviar um e-mail ou pedido de conexão no LinkedIn sem gerar uma proximidade e interesse mútuo.
Campanhas online
Ações de marketing pela Internet promocionais com pegadas solidárias, ajuda a chamar atenção e conquistar os consumidores.
É o caso da campanha de indústria de cerveja anunciando a venda de vouchers pelos aplicativos que dão direito ao consumo futuro, para apoiar os bares e restaurantes. Ou ainda venda de vouchers que dão direito a acesso a baladas, shows e espetáculos após a quarentena.
"Mais do que nunca, o varejo precisa procurar novos meios de se manter. Esse aprendizado está ocorrendo rápido, sem tempo para projetos pilotos e sem margem de erro", observa o executivo. "E em tempos de coronavírus, as parcerias e o reconhecimento de marcas que fazem de seu nome o seu produto principal ganham bastante significado", explica o gerente nacional de vendas da Gi BPO.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento