Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Liderança à distância: 3 erros cometidos por líderes durante o home office
Para exercer um bom papel de liderança no trabalho remoto não basta transpor todas as ferramentas utilizadas no ambiente presencial para o virtual
A gestão de pessoas é sempre um dos maiores desafios entre as atividades de um líder. Manter a equipe motivada, engajada e entregando resultados cada vez melhores é tarefa que tem começo mas nunca termina. Após a chegada no novo coronavírus ao Brasil e declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as empresas preferiram manter seus funcionários em casa assegurar o seu bem-estar.
Em pouco tempo, tivemos que aprender a trabalhar, se comunicar e, evidentemente, liderar à distância. Infelizmente, para exercer um bom papel de liderança no trabalho remoto não basta transpor todas as ferramentas utilizadas no ambiente presencial para o virtual, dessa forma os resultados não virão. Para extrair o melhor que o Home Office pode oferecer, reuni três principais erros que tenho observado ocorrerem de forma recorrente e podem ser evitados sem grandes dificuldades.
1. Não conhecer a equipe
Nem todas as pessoas se adaptam facilmente ao modelo de trabalho remoto. Muitos colaboradores da equipe não possuem esse tipo de aptidão e sentem dificuldade para manter a disciplina e naturalmente não continuarão entregando os mesmos resultados, ao contrário de outros funcionários que rapidamente se encaixam e seguem com a mesma produtividade, se não, até melhor. Portanto, é essencial que o líder conheça toda sua equipe para que possa identificar quais são a pessoas que exigem menos contato próximo e quem ela precisa prestar maior auxílio e dedicar tempo para sanar dificuldades e esclarecer caminhos à seguir.
2. Não possuir métricas de análise
Um erro muito comum de um gestor é não possuir métricas de análise de desempenho. Em uma rotina de trabalho presencial, é possível avaliar o andamento da equipe e solicitar novas demandas à medida que as anteriores são cumpridas. No entanto, em Home Office, esse controle não é fácil e as métricas são ferramentas importantes para o gestor definir como e quando deve cobrar cada funcionário e, claro, como irá avaliar as entregas. O grande desafio é justamente é encarar o trabalho remoto como um modelo diferente que possui características particulares que exigem adaptações. As métricas para análise de desempenho neste cenário são essenciais.
3. Falta de transparência
A falta de transparência pode ser apontada como característica negativa dentro de uma empresa em qualquer momento. No entanto, a situação se agrava ainda mais quando ocorre em condições de trabalho remoto. É evidente que os gestores possuem assuntos que devem ser tratados entre eles e nem tudo deve ser compartilhado, assim como a equipe divide entre si os assuntos que lhes cabem. De forma geral, é fundamental que que os funcionários entendam quais são os desafios que estão sendo enfrentados pela empresa no momento, qual é a situação atual e a necessidade que existe para que eles sejam ainda mais proativos.
Em home office, o funcionário pode estar alienado acreditando que tudo está bem. Dependendo da notícia, a transparência pode gerar pânico ou engajamento. De qualquer forma, ainda é melhor o funcionário ter conhecimento do que está acontecendo do que ter total incompreensão e continuar trabalhando no mesmo modus operandi, quando a situação exige uma resposta diferente. Como diz, Daniel Goleman, psicólogo norte-americano que obteve fama mundial a partir da publicação de seu livro Inteligência Emocional, em 1995: tarefa fundamental dos líderes é instalar bons sentimentos naqueles que lidera.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento