Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Por que você deveria mandar mensagens mais gentis

Na comunicação virtual, não temos as pistas emocionais e não verbais que nos ajudam a entender a reação e intenção do outro

Se você é como a maioria das pessoas, certamente já viveu alguma situação em que foi mal interpretado por colegas de trabalho, amigos, familiares e até pelo seu chefe, ao tentar comunicar alguma questão através de mensagens de texto ou e-mails. Por mais que estejamos atentos e a informação pareça clara, em nosso ponto de vista, é comum termos ruído de comunicação quando tratamos assuntos mais complexos e delicados através do contato virtual.

Não é novidade que a forma como nos comunicamos é bastante complexa e envolve aspectos verbais e não verbais. Os aspectos verbais transmitem de forma mais objetiva a informação que desejamos passar, mas a forma como essas informações são transmitidas, contam e muito para o entendimento correto da mensagem. Qual a nossa entonação de voz? E as expressões faciais e corporais? Estamos demonstrando tranquilidade ou nervosismo? Estamos olhando para o receptor da mensagem ou estamos distraídos com outra coisa enquanto falamos? Esses aspectos não-verbais, subjetivos e, muitas vezes, emocionais estão ausentes quando interagimos com alguém através das mensagens de texto. E essas informações são tão fundamentais para nossa comunicação, que foi preciso encontrar maneiras de amenizar essa deficiência através dos famosos emoticons!

O nosso cérebro é desenhado para interações face a face. Os circuitos envolvidos no processamento das nossas interações sociais operam de forma automática e inconsciente, extraindo das pessoas com as quais estamos interagindo o máximo de informações possível, que ajudam a entender o contexto e escolher a maneira adequada de responder (por exemplo: o que falar e como). Nesse processo, o feedback imediato, ou seja, as reações verbais e, principalmente, as não verbais do outro, são essenciais para que possamos realizar o ajuste fino de nossas ações, freando impulsos e gestos que possam conduzir a interação para um mal caminho.

Toda essa leitura do outro, suas emoções e ponto de vista, é o que chamamos de Empatia, habilidade essencial para nos relacionarmos de forma eficiente. A questão é que durante uma comunicação virtual, puramente baseada em mensagens de texto, perdemos todo o ciclo de feedback em tempo real e nossa empatia fica comprometida. As pistas emocionais e não verbais, que nos ajudam a entender a reação e intenção do outro, estão praticamente ausentes e temos que ajustar o nosso comportamento baseando-se apenas no que a pessoa escreve. Fazendo uma analogia, é como se estivéssemos voando no escuro. Quem nunca se pegou fazendo mil análises sobre uma mensagem de texto, tentando decifrar o que exatamente estava escrito nas entrelinhas?

Mas o fato é que em nosso ambiente de trabalho atual, com muitos trabalhando em home office por conta da pandemia, as interações à distância são cada vez mais comuns e necessárias. As equipes precisam se comunicar de forma eficiente embora muitas vezes estejam geograficamente separadas e sem possibilidade de contato presencial. Como lidar com os conflitos de comunicação e entrosamento que surgem neste contexto?

Nossa dica é sempre que possível priorizar a comunicação através de videoconferências ou telefonemas. Esses meios de comunicação permitem aproximar a relação, além de permitir uma leitura mais completa do outro, favorecendo a empatia. Ainda que não seja sempre a opção mais fácil, é importante ter em mente que estas estratégias facilitarão a comunicação da equipe e evitarão problemas de relacionamento e perda de produtividade por conta de mensagens que não foram entendidas claramente. Priorize essas soluções especialmente se o tema da discussão e impacto dos assuntos ou demandas a serem tratados forem complexos ou delicados.

Outro ponto importante é que as mensagens de texto tendem a ter um viés negativo, ou seja, em contextos onde a mensagem pode estar ambígua, o receptor tende a ter uma interpretação mais negativa em relação ao tom e conteúdo da conversa, fenômeno conhecido como Viés de Interpretação. Dessa forma, emails que os remetentes identificam como positivos normalmente são lidos como neutros por seus destinatários, e os e-mails que os remetentes descrevem como neutros geralmente são considerados hostis. Por isso, procure sempre tornar suas mensagens mais pessoais e gentis, a fim de amenizar esse viés natural e tornar o canal de comunicação mais aberto e positivo.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Novembro/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais

Notícias Melhores