Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
A importância das habilidades para o ‘novo’ normal
Tradicionalmente, sempre fomos instruídos a frequentar a escola, fazer graduação, estagiar, fazer pós-graduação, doutorado, mestrado, etc.
Tradicionalmente, sempre fomos instruídos a frequentar a escola, fazer graduação, estagiar, fazer pós-graduação, doutorado, mestrado, etc. Logo no ensino médio, o estudante já deve escolher a profissão que o acompanhará pelo resto da vida e acaba se especializando dentro dessa área. Por exemplo, ao abraçar o curso de Direito, ele assume que será advogado em sua vida profissional. Mas, no “novo normal”, o que realmente fará a diferença para ser bem-sucedido na carreira?
Em 2017, a consultoria PwC realizou um estudo que mostrou o futuro das profissões em 2030. A expectativa é que ao menos ⅓ das profissões sejam extintas e substituídas por robótica e inteligência artificial. Em contrapartida, novas profissões estão sendo criadas e ainda não existem profissionais para assumir esses novos postos. E como os profissionais podem se adaptar a essa volatilidade? Diversas correntes consideram que, para garantir o futuro da carreira, será necessário desenvolver habilidades além das habituais.
Após a pandemia, essas aptidões serão o grande diferencial para vislumbrar um amanhã com maior estabilidade profissional. Ao contrário do que algumas pessoas acreditavam, vivemos o mundo digital há algum tempo e a pandemia acelerou esse processo. Se no chamado mundo VUCA, termo que nasceu do acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente) essas capacidades já eram importantes, no mundo “VUCA 2.0” serão indispensáveis.
Neste futuro próximo, será praticamente impossível imaginar uma profissão tradicional, como por exemplo médico, que não tenha desenvolvido habilidades como empatia, criatividade, flexibilidade ou até mesmo outros conhecimentos técnicos que estejam fora da sua área de aprendizado original. O profissional pode ter escolhido originalmente uma profissão como médico ou advogado e conhecer também, por exemplo, de inovação e tecnologia bem como desenvolver as soft skills. Esse profissional precisará utilizar todo e qualquer tipo de conhecimento para poder enfrentar situações de adversidades, como a que a sociedade vive hoje.
A busca por essas habilidades vai diferenciar quem vai se destacar e potencializar no novo mercado de trabalho dos que encontrarão dificuldades. Diante disso, não é difícil prever o que exatamente será extinto do mercado de trabalho: tudo o que poderá ser industrializado e mecanizado por intermédio da tecnologia e inteligência artificial.
O tipo de habilidade necessária será totalmente mutável de acordo com o momento vivido e com o ecossistema do profissional em questão. O modo mais fácil de conseguir desenvolver essas habilidades é por meio de conhecimentos rápidos e direcionados para uma determinada prática. Esse tipo de aprendizado pode ser acessado em plataformas de nano-learning, ou por meio de palestras, eventos, artigos e livros.
Uma coisa ficou mais do que clara, o método tradicional de ensino vivenciado por tantas gerações ainda é essencial mas já não é suficiente. Para poder se destacar no mercado de trabalho do futuro, será primordial que o profissional seja o protagonista do seu conhecimento. Agindo dessa forma, o seu futuro será mais leve e as adversidades serão superadas com maior sabedoria e flexibilidade.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento