Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Como fidelizar clientes em um ambiente como a internet? Estas são as opções
Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato
Fidelizar clientes é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Afinal, poucos jargões são mais repetidos que “custa 10x mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo”. Mas a internet é uma terra sem muita lealdade nesse sentido: as ofertas pipocam a todo momento, o acesso a todo tipo de fornecedor ou loja é fácil e há ferramentas que comparam os produtos de todas as lojas em poucos segundos. Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato.
Isso não quer dizer que a tentativa não seja válida, afinal todo mundo gosta de descontos. Empresas mais modernas, seja startups ou ligadas a meios mais tecnológicos estão trazendo diversas opções para fidelizar clientes ao mesmo tempo que se oferece benefícios para quem quiser comprar. Até cupons (mas não os físicos, em papel) estão ressurgindo.
Plataformas gamificadas com prêmios
Empresas como o Uber e a Rappi investiram em plataformas gamificadas para criar uma relação diferenciada com seus clientes. A gamificação é uma estratégia bem-sucedida de engajamento das pessoas usando os mesmos conceitos de games, sejam fases, conquistas e premiações e até designs mais coloridos e “vivos”. A ideia é oferecer uma gratificação instantânea: você faz X, ganha Y.
No caso do Uber, essa seção é chamada de Rewards e quem gastar um montante com o app de locomoção ou Uber Eats pode tornar-se um cliente ouro ou platina e escolher entre uma série de opções. Seja um desconto nas próximas corridas, no pedido de comida ou até em lojas parceiras. Ou seja, é uma fidelização modernizada, que premia de forma mais rápida que alguns programas como os de milhas, onde os pontos somam e somam e nunca parece que darão algum prêmio legal.
Bônus de boas-vindas
O setor de iGaming é um dos mais tecnológicos que existe: afinal as inovações são constantes e quem dormir no ponto perderá o bonde.
É comum que cassinos online e sites de apostas esportivas ofereçam todo tipo de bônus para seus clientes. Quem criar uma conta ganha um bônus de boas-vindas, multiplicando seu primeiro depósito em 100% até um valor limite. Depois há bônus de fidelidade, para certos tipos de esportes ou eventos e assim vai.
A ideia é simples: fidelizando os clientes e sempre colocando um bônus como motivador irá segurar o jogador em uma só plataforma.
Cashbacks e Cupons
Os cashbacks também estão na moda: você faz uma compra e ganha uma parte do que foi gasto de volta como crédito para uma nova compra. A gratificação aqui é realmente um trabalho de primeira dos comércios: em vez de te dar um desconto na compra de uma peça e possivelmente nunca ter mais esse cliente de volta, você oferece um desconto em uma compra futura.
Ou seja, quem quiser aproveitar isso terá que voltar e como negar um desconto é sempre difícil, essa volta é quase garantida. Fica para o comprador se policiar e não cair nas tentações de gastar demais.
O mesmo serve para os cupons, que empresas como o iFood, por exemplo, usam. Eles são iguais aos cupons antigos, mas sem precisar do papel. O desconto pode ser em uma compra qualquer ou então uma premiação para quem juntar mais cupons por compras feitas e pode trocar por algo.
Notificações e e-mails com descontos esporádicos
A tecnologia permite um contato mais próximo da empresa com o cliente. Antes de termos computadores e especialmente os smartphones atuais, quem queria comer algo precisava ser ativo: ou ir até um restaurante, ou ligar para uma entrega. O cliente chegava “pronto”. O máximo que era possível fazer era investir em publicidade para tentar “criar a fome” e atiçar o consumidor a comprar.
Hoje empresas de entrega de comida, como as citadas Uber Eats, Rappi e iFood enviam notificações para o celular e e-mails com descontos a todo momento. Essas mensagens são bastante personalizadas, colocando nome e usando restaurantes onde você pediu recentemente ou visualizou o cardápio para aumentar a taxa de conversão. Essa fidelização direcionada é totalmente programável e tem um sucesso muito maior que qualquer outdoor ou anúncio na televisão como fazíamos antigamente.
Conclusão
Com tanta concorrência, as empresas buscam a todo momento criar leads e explorar eles com mensagens personalizadas. Quantas vezes você não deixou um email em um site e foi bombardeado com mensagens a todo momento?
Mesmo que algumas vezes a linha da inconveniência seja ultrapassada, é preciso ter uma estratégia mais direta para sempre conquistar o cliente e fazer ele optar por você. Seja engajando em uma plataforma gamificada, oferecendo bônus a todo instante ou enviando notificações e e-mails personalizados, a fidelização na internet é sim possível. Mas sem dúvidas é bastante desafiadora.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento