Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Precisa demitir um funcionário? Saiba como fazer isso da forma certa
Com transparência e empatia, processo de desligamento pode ser menos doloroso para o colaborador e para toda a empresa
Nos últimos meses, empresas chamaram atenção ao estender benefícios como plano de saúde e oferecer ajuda na recolocação de funcionários demitidos. Já outro caso ficou conhecido negativamente pela demissão de mais de 300 pessoas por meio de “pop-ups” em sua plataforma online.
Os acontecimentos ilustram, em extremos opostos, alguns exemplos do que é possível fazer e do que deve ser evitado ao demitir funcionários. Fatores como clareza, transparência e empatia podem tornar o momento menos doloroso para todas as partes. Outros detalhes sutis, como a escolha do dia para comunicar o desligamento, também fazem a diferença. Veja, abaixo, algumas dicas de como agir ao demitir um funcionário.
Clareza
A empresa e o gestor devem ter muita clareza sobre o motivo da demissão: se foi o desempenho, um processo de reestruturação ou uma demissão por justa causa. Segundo Luciana Guedes Pinto, sócia-fundadora da Trajeto RH e psicóloga, o cuidado é importante para a empresa e para o funcionário.
“A demissão é sempre uma decisão de negócios, e isso tem que ficar muito claro para quem vai transmitir a informação e para quem vai receber”, afirma ela. Caso a reestruturação afete mais de uma pessoa, a recomendação é realizar os processos de uma só vez ou com intervalos definidos. “Se a cada semana uma pessoa for demitida, começa aquela tensão sobre quem será o próximo.”
Uma decisão clara e bem embasada também ajuda a conduzir melhor a conversa. “É preciso ser objetivo, descrever brevemente a razão e dar espaço para possíveis reações. Mantenha a conversa até que tudo esteja bem esclarecido”, recomenda. Para evitar fofocas, evite compartilhar a informação com outras pessoas antes da conversa.
Transparência
A recomendação de Fernanda Medei, fundadora da startup Medei, é não maquiar os motivos por trás do desligamento. Um exemplo seria apontar a pandemia como motivo para uma demissão feita por outros motivos. “Muitos gestores aproveitaram o momento para fazer cortes. Mas as pessoas percebem que essa não é a causa”, aponta ela.
Caso a performance do funcionário esteja entre os motivos, é importante explicar isso de forma cuidadosa. “Nunca diga que a pessoa ‘é’ alguma coisa. Fale sobre as entregas e os resultados e resgate seus últimos feedbacks. Nesses casos, muitas vezes a própria pessoa reconhece [o problema]”, diz Luciana.
Além do funcionário demitido, cuidados como esses colaboram para diminuir o impacto no restante da equipe. Uma demissão malfeita pode gerar medo e insegurança entre os colaboradores e prejudicar a imagem da empresa no mercado.
Empatia
Como você gostaria de ser tratado ao ser demitido? A resposta pode parecer óbvia, mas é o ponto inicial para se pensar em como falar sobre a demissão de outra pessoa. Foi uma experiência ruim vivida por Fernanda que a motivou a fundar a Medei, que hoje apoia empresas e funcionários no processo de homologação de rescisões contratuais. A demanda pelo serviço aumentou 30% nos últimos meses. “Existem várias formas de falar a mesma coisa. Algumas podem tornar o processo menos doloroso.”
Um dos cuidados é dar espaço e tempo para que a pessoa reaja à notícia. Algumas podem expressar indignação, enquanto outras podem se manter em silêncio. “É importante deixar a pessoa descarregar a emoção. Se ela congelar, dê um tempo e depois faça perguntas, como se ela está bem. Dê lugar à empatia”, diz Luciana.
O dia escolhido para falar com o funcionário também faz a diferença. O ideal é comunicar a demissão na segunda ou terça-feira, nunca numa sexta ou véspera de feriado. Ao permitir que ela tenha alguns dias úteis após a demissão, você dará à pessoa mais possibilidades de agir e não ficar parada.
Suporte
Se sua empresa tem a possibilidade de estender ou oferecer benefícios extras ao funcionário demitido, faça isso. A doação de equipamentos, prorrogação do plano de saúde e a oferta de serviços de recolocação podem ajudá-lo a lidar com o momento e a encontrar um novo emprego.
Caso a situação da empresa impossibilite alternativas como essa, é possível ajudar de outras formas. Você pode verificar, por exemplo, se o plano de saúde pode ser assumido pela pessoa mediante pagamento – evitando que ela seja sujeita ao período de carência de um novo plano.
Auxiliar o colaborador nas demais etapas do desligamento também é importante. Explique-as com clareza e, de preferência, entregue também uma versão por escrito. “Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que podem solicitar o FGTS e o seguro-desemprego pela internet. Ajudar as pessoas é uma forma de protegê-las”, diz Fernanda, fazendo menção ao risco gerado pelas filas em agências bancárias.
Também é possível ajudar na busca por emprego, seja indicando o nome a outras empresas ou fornecendo recomendações por carta ou no LinkedIn. O importante, nesses casos, é cumprir com o que for prometido.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento