Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Empresas se reinventam na pandemia
O shopping paulistano Cidade Jardim passou por uma reformulação digital para continuar presente na vida de seus clientes
O espírito do tempo contemporâneo exigiu mudanças e adaptações nos mais diversos setores da sociedade. A nova forma de viver, que chegou simultaneamente à crise de saúde mundial, afeta tanto a vida individual de cada cidadão quanto a convivência em sociedade, o que tem impacto diretamente na forma com a qual empresas e instituições organizam seus modelos de negócio.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, na primeira quinzena de junho, 522,7 mil empresas tiveram que ser fechadas em decorrência da pandemia. Além disso, das 2,7 milhões que estão em atividade e foram entrevistadas, 70% reportaram que a pandemia teve um impacto geral negativo, com os setores de serviços e comércio entre os principais afetados.
Dificuldades como essa desafiam empresas e pessoas a recriarem negócios. Entre os grandes representantes do setor de comércio, os shopping centers estão na linha de frente das empresas que tiveram que se reinventar. Um case que chama atenção é o do shopping paulistano Cidade Jardim, que passou por uma reformulação digital para continuar presente na vida de seus clientes nos mais variados aspectos.
Comandado pelo grupo JHSF, o centro de compras colocou em prática uma série de estratégias para combater os efeitos da crise. "Nosso shopping, que foi o primeiro no Brasil a ter seu próprio e-commerce, já estava intensamente digitalizado antes da pandemia. Há quase dois anos, montamos um estúdio em que se produz vídeos, editoriais de moda e outros conteúdos voltados para o ambiente digital, acompanhando nosso público onde quer que ele esteja. Quando o distanciamento social e a quarentena se impuseram em março, não fomos pegos desprevenidos nesse quesito, pelo menos nesse. Mas, ao longo desse período desafiador, procuramos adaptar o nosso conteúdo à sensibilidade do momento, às necessidades das pessoas e ao reforço do espírito de solidariedade", afirma Bruno Astuto, CCO do grupo.
Um dos destaques do plano foi a reformulação de conteúdo dos canais digitais da empresa. "As lives também foram feitas, mas trouxemos eventos virtuais, shows, aulas on-line de gastronomia, filosofia, história e moda. Estivemos junto com nosso cliente, presente em sua vida mesmo de portas fechadas", explica Astuto.
O conteúdo culminou com a criação da chamada CJ TV, uma TV virtual com grade de programação definida, apresentadores fixos e lançamentos periódicos de novos episódios dos programas, tendo o Instagram como principal plataforma. A estratégia fez com que o Cidade Jardim crescesse consideravelmente no meio digital.
"O crescimento do nosso número de seguidores no Instagram foi 30% maior do que a soma do crescimento de todos os nossos concorrentes na cidade de São Paulo, o que tornou a conta do Cidade Jardim a líder nacional em seu segmento, com um aumento da nossa base de 62%. Isso se refletiu no e-commerce, que triplicou de tamanho em faturamento e número de visitas, sem contar as marcas inéditas nacionais e internacionais que entraram para o nosso portfólio durante a crise."
NAS REDES
No âmbito cultural, a Japan House, que promove a cultura nipônica na capital paulista, tem trabalhado em novas fórmulas que mesclam estratégias digitais com experiências físicas, o chamado phygital. Sob o nome #JHSPOnline, a instituição iniciou em março a divulgação diária de conteúdo sobre o Japão nas redes sociais.
"Esse formato se mostrou um grande sucesso, incluímos nele conteúdo sobre diferentes vertentes da cultura japonesa, como arquitetura, artes, literatura, costumes e tradições, conceitos filosóficos e também gastronomia", diz Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.
No entanto, a ação mais disruptiva criada pela casa é a Experiência JHSP Online, que usa elementos físicos e digitais para promover uma imersão cultural. A ação parte de um encontro on-line, no qual os participantes podem optar por adquirir um kit com elementos da gastronomia e cultura japonesa para que participem de forma imersiva da videochamada.
A primeira edição ocorreu no dia 9 de julho com vagas limitadas e adesão total. Para a segunda experiência, marcada para acontecer no dia 26 de agosto, o tema será a gastronomia do país com uma aula sobre como preparar um prato da culinária tradicional japonesa com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê que também está localizado na Japan House.
Ideia que nasceu de um momento de crise com grandes chances de se tornar uma programação fixa para o futuro: "é mais uma forma de aproximar cada pessoa de conceitos culturais tão distintos, por meio do paladar, da estética e do próprio manuseio, ensinamentos muitas vezes desconhecidos", diz a diretora cultural da Japan House.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento