Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
A inovação só ocorre com informação e planejamento
Estamos no momento de uma retomada econômica global tímida em função dos perigos da pandemia da Covid-19. Diante disso, muitas empresas ainda precisam acelerar o posicionamento no jogo dos negócios, tendo como questões a revisão de seus comportamentos empresariais e visão no relacionamento com os clientes.
Estamos no momento de uma retomada econômica global tímida em função dos perigos da pandemia da Covid-19. Diante disso, muitas empresas ainda precisam acelerar o posicionamento no jogo dos negócios, tendo como questões a revisão de seus comportamentos empresariais e visão no relacionamento com os clientes.
Hoje, o mercado exige uma mudança nas tradicionais estratégias comerciais, focada em um modelo de negociações mais humanizadas. E, como auxílio, a comunicação digital é um dos pilares para a implementação dessa ação, que visa apoiar a retomada dos negócios de maneira eficiente.
A pandemia comprovou que os clientes já são digitais e que muitas empresas ainda não chegaram lá. Para quem não entendeu a real situação, é preciso rever a maneira de interação online nos negócios e criar um padrão de tratamento que esteja de acordo com as reais necessidades dos consumidores. As organizações não serão mais avaliadas pelos seus resultados, mas sim pela maneira como contribuirão para a sociedade.
Um estudo realizado pela McKinsey, “Winning the Recovey”, indica que o consumo brasileiro online aumentou 40% durante a pandemia. Já 40% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer mais compras pela internet quando acabar a quarentena e 35% pretendem fazer menos visitas às lojas físicas no pós-Covid-19.
Processos
Implementar uma estratégia de comunicação eficaz não é tão simples. São necessárias decisões integradas para que a empresa atinja os objetivos esperados, bem como os meios de implementação do projeto para concretizar e conquistar o sucesso.
Também é importante frisar que o desenvolvimento da comunicação digital só servirá caso esteja focado unicamente nas necessidades dos clientes. As referências de demanda são outras e exigem mais visibilidade, agilidade, produtividade e uma conectividade personalizada com o consumidor. O seu produto só será importante se a sua empresa valorizar o que o cliente precisa ou quer.
Nesse cenário, é preciso estar ciente de que o mal planejamento na implementação das estratégias de comunicação digital pode tornar as boas expectativas em sérios problemas para a corporação. Para impedir um possível desastre, as empresas precisam adotar a mentalidade constante de uma startup, buscando centrar o foco no humano, ser ágil, utilizar a tecnologia como apoio e ter adaptabilidade aos diferentes desafios que possam surgir.
Nas tomadas de decisão relacionadas ao marketing, por exemplo, as organizações precisam voltar alguns passos para entender e desenvolver estratégias corretas. Durante o processo de conhecimento dos clientes, a empresa adquiri informações por meio de ferramentas tecnológicas e para esses dados possibilitarem o desenvolvimento de um plano comercial mais assertivo, é necessária a interação entre o conhecimento humano e o que foi coletado pelas soluções de TI.
Em um mundo perfeito, a recuperação nos negócios está relacionada com a cultura das empresas, que devem ter em sua estrutura os conceitos de resiliência, lucratividade e sustentabilidade. O uso da tecnologia tem um papel fundamental para esses pilares, porque oferecem ferramentas que contribuem para a gestão, aquisição e análise de dados, utilizados para o desenvolvimento das estratégias.
Outro ponto importante é que precisamos unificar os departamentos para trabalhar de forma mais colaborativa, com o objetivo de dar mais ênfase nos processos e na tomada de decisão. Um exemplo prático aconteceu durante a pandemia, em que algumas organizações criaram comitês de gestão para debater os melhores procedimentos a serem tomados. Esse modelo promove, entre tantos benefícios, mais agilidade e eficácia no cotidiano corporativo.
Ainda existem alguns obstáculos para a implementação das estratégias de comunicação digital nas empresas. O excesso de trabalho operacional diário dos gestores é um exemplo que impede o desenvolvimento de inovações. O cotidiano leva o foco desses profissionais para a produtividade e não para as estratégias inovadoras, dificultando a elaboração de projetos que otimizem os resultados.
Por isso, para participar dos novos conceitos mundiais de gerenciamento, as empresas precisam entender que a inovação só trará bons resultados com informação, planejamento e estratégias que visem longevidade e sucesso para os negócios.
Sobre Fernanda Nascimento
Sócia-fundadora da Stratlab, especialista em CX (Customer Experience) e ‘customer centric’, Fernanda atua com foco no estudo e no desenvolvimento de estratégias de marketing digital para empresas B2B. Tem 25 anos de experiência no mercado e passagem por grandes multinacionais, possui Master’s Degree em Marketing pelo Chartered Institute of Marketing. É professora convidada da Digital House, Lemonade School e ESPM, onde ministra cursos de Marketing Digital aplicado às áreas de Marketing, Vendas e Recursos Humanos.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento