Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Como reduzir custos e aumentar o lucro no meio de uma pandemia?
Em uma situação difícil para os negócios, como a que estamos vivendo atualmente, os empreendedores devem agir em duas frentes: arrumar a casa, realizando uma gestão que reduza custos e aprimore os procedimentos internos, e buscar crédito, para conseguir pagar as contas e se manter financeiramente saudável.
Em uma situação difícil para os negócios, como a que estamos vivendo atualmente, os empreendedores devem agir em duas frentes: arrumar a casa, realizando uma gestão que reduza custos e aprimore os procedimentos internos, e buscar crédito, para conseguir pagar as contas e se manter financeiramente saudável.
Esses foram os temas das duas lives no dia 21 de agosto, terceiro e último dia do evento “O Caminho Seguro para a Retomada”, organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP.
No painel “Agilizando a Gestão em Tempos de Crise”, o coordenador de marketing do Bling, Guilherme Minuzzi, ressaltou como sistemas de gestão podem melhorar o dia a dia das pequenas e médias empresas. Segundo ele, em função da competição acirrada para ganhar mercado, o desafio das empresas é criar uma operação eficiente, que permite reduzir custos e aumentar o lucro.
“Uma série de problemas derivam da má gestão. Um recorrente é o de controle de estoque. É muito comum quem não utiliza um programa de gestão não ter um estoque organizado”, assegura Minuzzi. “O segundo ponto é a questão financeira. O mau controle financeiro não permite que você planeje os seus investimentos. E o empreendedor tem que pensar não só no faturamento e no volume de vendas, mas no lucro”, complementa.
Como alternativa às típicas promoções para desovar o estoque, uma recomendação de Minuzzi é ofertar kits formados por um produto mais vendido com outro de pouca saída – como um mouse e um mousepad, respectivamente –, assim, elevando o tíquete médio da venda.
De qualquer modo, o coordenador de marketing salienta que as empresas têm muito a ganhar ao investirem em plataformas de gestão integrada. As ferramentas permitem cadastrar clientes, fornecedores e produtos, gerenciar estoques, emitir notas fiscais e códigos de rastreio de itens vendidos por meio do comércio eletrônico, entre outras funções. “Com a plataforma de gestão, as empresas deixam de levar 15 minutos para emitir uma nota para 40 segundos”, frisa Minuzzi.
Empréstimo com cooperativas
A dificuldade em obter crédito junto às instituições financeiras tradicionais é uma das principais queixas dos empreendedores em meio à crise gerada pela pandemia de coronavírus. Com isso, a live “Cooperativas: Uma Boa Opção de Crédito?”, que encerrou o evento, apresentou uma alternativa para as empresas que buscam empréstimos.
A gerente de desenvolvimento de crédito do Sicredi, Ana Carrera, destacou que a instituição trabalha com o mesmo portfólio de produtos e serviços dos bancos. “A diferença é o relacionamento mais próximo. No banco, o tomador de crédito é cliente. Conosco, ele é um parceiro. Nosso interesse é no desenvolvimento financeiro do associado”, explicou.
Ana esclareceu que, na negociação de crédito com o Sicredi, a questão mais importante é a capacidade de pagamento do tomador do empréstimo.
“No Sicredi, além do crédito, temos um modelo muito diferente. Em pesquisa de mercado recente, foi apresentada uma diferença de 30% nas nossas taxas e tarifas em comparação com as dos bancos. Acredito que seja por conta do nosso modelo. O banco tem a pressão dos acionistas para apresentar lucro. Numa cooperativa, isso não acontece, somos uma sociedade de pessoas, o nosso foco está no crescimento dos nossos associados em conjunto com a nossa parceria”, salientou a gerente da instituição.
Na mesma live, Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP, indicou que, neste momento, o empreendedor deve se preocupar em implementar um planejamento financeiro direcionado a cortar gastos, ter recursos em caixa e evitar a inadimplência.
“Se o empreendedor está pegando crédito para essas coisas, ok. Agora, não pode se desvirtuar e acabar se endividando além da conta. Por isso, faça uma lista das principais despesas, renegocia contratos e evite demissões precipitadas, pois o custo da demissão é alto”, resumiu a assessora da Entidade.
O Caminho Seguro para a Retomada
O evento “O Caminho Seguro para Retomada” reuniu especialistas em lives sobre três diferentes frentes: a inovação dos negócios, a gestão empresarial para a retomada e o acesso ao crédito para a sustentabilidade financeira – fatores essenciais, neste momento, à permanência de qualquer negócio no mercado.
A iniciativa da FecomercioSP teve como objetivo orientar e facilitar a vida do empresário nesse período de crise em que a disseminação de conteúdo e informação e a troca de experiências são vitais para a manutenção dos negócios.
Os encontros virtuais ocorreram entre os dias 19 e 21 de agosto e você pode revê-los no YouTube da FecomercioSP.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento