Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Saiba o que é PIX, ferramenta que promete revolucionar as transações bancárias
Modalidade de pagamentos e depósitos instantâneos vai entrar em vigor no país em novembro; cadastros começam em 5 de outubro
Diversas instituições financeiras começaram a anunciar uma nova modalidade de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central. Com a promessa de revolucionar as transações bancárias e trazer inclusão, o PIX entra em operação no país a partir de novembro. Os cadastros, porém, começam em 5 de outubro e serão realizados pelas plataformas digitais de cada agência. E o portal O TEMPO explica como essa ferramenta vai funcionar.
O PIX possibilita a realização de pagamentos instantâneos, sem limite de horário. A ferramenta é considerada a evolução dos tradicionais TED e DOC, atualmente utilizados para transferências bancárias entre contas. “É um sistema que vai substituir o que já temos hoje, só que é mais rápido e integrado. Não serão mais necessárias tantas identificações para fazer uma transferência, como o número de agência, conta, CPF e nome do titular. Basta fornecer o nome cadastrado na chave”, explica o economista e coordenador do curso de Administração do Ibmec BH, Eduardo Coutinho.
Cada pessoa física pode fazer até cinco chaves para realizar e receber transferências. As instituições com mais de 500 mil clientes são obrigadas a oferecer a modalidade de pagamento, já as demais têm adesão voluntária – mais de 932 empresas solicitaram participação.
Para a partner and head comercial da 3A Investimentos, Fernanda Della Monica, a iniciativa do Banco Central torna transferências e pagamentos mais práticos e democráticos. “A TED e o DOC só funcionam por um período, nos dias úteis, e o dinheiro não cai na hora. Nesse novo meio, isso vai ocorrer 24 horas por dia. O Brasil é pioneiro em sistemas de pagamentos e avança na digitalização financeira”, comemora.
Transações em dez segundos
O CEO da U4Cryto, fintech mineira que oferece uma plataforma para bancos digitais, Túlio Iannini, lembra que, com o PIX, as transações vão ser muito mais rápidas e gratuitas para operações entre pessoas físicas. “No TED, por exemplo, a média que os bancos cobram é R$ 12. Outro ponto que deve mexer muito com a vida dos correntistas é o de não ter que informar agência e banco. Essa mudança foi impulsionada pelas fintechs, que mudaram a forma do mundo financeiro de trabalhar”, complementou.
Alerta: inovação aumenta chance de golpes
Junto com a inovação e a facilidade trazida pelo PIX, também crescem as possibilidades de golpes. O alerta é dado pelo especialista em sistemas de segurança e CEO da JMM Tech, Ernani Miranda Machado. “O estelionatário pode mandar um SMS ou até um e-mail simulando que é de determinado banco, com um link falso, para roubar os dados do cliente. As instituições nunca iriam mandar esse tipo de mensagem. Vale reforçar que os cadastros das chaves vão ocorrer sempre na página na internet do banco ou pelo aplicativo”, afirma.
Em caso de dúvidas sobre a autenticidade das mensagens, o especialista aconselha a buscar a informação no banco. “Os golpes já existem, isso está acontecendo. O criminoso rouba esses dados e faz o que quiser com as informações. É preciso ficar atento sempre”, disse.
Pagamento por QR Code vai cair na hora
O pagamento por QR Code é outra grande novidade trazida pelo PIX. Inicialmente, estão previstas duas modalidades: estático, usado para transferências ou no comércio quando as informações de pagamento não mudam; e dinâmico, quando o valor final varia a cada compra. “Posso pegar o QR Code, digitar o valor e fazer o PIX. É uma grande tendência que vai fazer com que o boleto bancário deixe de ser usual”, contou Túlio Iannini.
Segundo o CEO, as mudanças vão agilizar pagamentos pelo e-commerce. “Se você for fazer uma compra atualmente, o boleto demora até três dias para ser compensado, e a compra só é confirmada depois. Isso é ruim para quem compra e vende. Caso a pessoa queira optar pelo PIX, será tudo na hora. Muitas pessoas usam o boleto para conseguir desconto ou por não ter cartão de crédito”, complementa.
No próximo ano, o Banco Central prevê ainda a implantação de saques em comércios e estabelecimentos que aderirem ao PIX. “Uma loja que recebe muito pagamento em dinheiro e paga altas taxas para as empresas de transporte de valores vai poder oferecer saques e ter o pagamento na hora”, enfatiza Iannini.
Revolução Digital
PIX vai permitir transferências e pagamentos instantâneos
Prazos
Sistema começa a funcionar em 3 de novembro, com acesso restrito, e em 16 de novembro para todo o país
Como se cadastrar
A partir do dia 5 de outubro, os correntistas já podem procurar a instituição que mantém a conta para fazer o cadastro da chave PIX, que pode ser o CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou um EPV (número aleatório)
Mais de uma conta
Cada consumidor físico tem direito a cinco chaves PIX, que podem ser cadastradas para diferentes contas bancárias. Porém, o nome deve ser diferente para cada uma (por exemplo, no banco 1 é cadastrado o CPF e no 2 o celular)
Opcional
O PIX, assim como o cadastro da chave, é opcional. Porém, a recurso dará mais conveniência para receber e fazer as transferências
Formatos de QR Code
Estático: utilizado para transferências ou no comércio quando as informações para pagamentos não mudam, incluindo o valor do pagamento (exemplo: um sorveteiro, em que o preço do picolé é o mesmo sempre)
Dinâmico: informações para pagamentos que mudam, como em um supermercado, quando o valor de cada compra é diferente, dependendo de alguma promoção
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento