Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
5 passos essenciais para evitar dor de cabeça com o Pix
Muito tem se falado sobre como bancos, investidores e especialistas do mercado financeiro enxergam o Pix, e o que eles esperam do setor após sua implantação oficial, prevista para o próximo mês.
Muito tem se falado sobre como bancos, investidores e especialistas do mercado financeiro enxergam o Pix, e o que eles esperam do setor após sua implantação oficial, prevista para o próximo mês. Mas dúvidas, medos e receios por parte dos futuros usuários não tendem a terminar tão cedo, afinal, será preciso usar e se adaptar até que o novo formato de transações financeiras digitais se torne de fato a melhor opção. E quais cuidados serão necessários para que haja uma preservação segura dos dados bancários e uso correto do novo sistema de pagamentos do Banco Central?
Caio Lopes, cofundador e CTO da Mobile2you, empresa especializada no desenvolvimento de produtos digitais sob medida, reuniu cinco passos essenciais para que os usuários possam evitar problemas com o Pix. Fundada em 2011, a mobile-house tem trabalhado e estudado o Pix desde seu anúncio e possui, atualmente, cerca de 70% da demanda oriundo do mercado financeiro, o que representa cerca de 85% de seu faturamento.
Confira:
1. Cadastro seguro das chaves
Hoje, para realizar uma transferência bancária, você precisa informar a instituição, agência e conta da outra pessoa, além de nome completo e CPF. Com o Pix, isso fica mais fácil, já que apenas o e-mail ou o número de celular da pessoa já servem como uma chave para realizar a transação. É necessário, porém, se atentar às instituições que prezam pela segurança dos clientes e que confirmam as informações antes da validação – para conferir se você realmente tem acesso àquele endereço de e-mail ou àquele aparelho de celular, enviando um SMS de confirmação, por exemplo. Essas chaves são de responsabilidade dos órgãos emissores e não do Banco Central. Então, é importante prestar atenção se sua instituição está cuidando bem da sua segurança já na etapa de cadastro de chaves.
2. Taxas
Se hoje os bancos cobram taxas para transferências entre pessoas físicas, com o Pix isso não vai mais acontecer. Então, preste muita atenção se seu banco cobra ou não taxas adicionais nas transferências realizadas pelo Pix, que deverão ser totalmente gratuitas. Apenas nos casos de vendas diretas é que existe, sim, uma cobrança de taxa. Verifique com sua instituição bancária qual é o valor e evite problemas futuros.
3. Compensação imediata
Até então, após realizar uma transferência ou um pagamento via DOC/TED, o normal é esperar horas ou até mesmo dias até o “dinheiro cair” na conta de destino. Com o Pix, o dinheiro é transferido imediatamente após a tela de confirmação, ou seja, a transação leva poucos segundos para ser efetuada. Caso você realize uma operação financeira e o dinheiro não apareça na mesma hora na sua conta ou na conta da outra pessoa, desconfie e procure entender o que está errado. Na dúvida, procure sua instituição bancária.
4. Atenção aos pagamentos com QR Code estático
Com o Pix, os QR Codes serão muito utilizados na hora de realizar pagamentos. E, basicamente, por dois tipos: o estático e o dinâmico. E é importante saber quando e para qual finalidade utilizaremos cada um deles. O QR Code estático é uma imagem fixa, como um código de barras, e pode ser utilizado diversas vezes, em diferentes transações. Ele é ideal para lojistas, prestadores de serviço e pessoas físicas, já que você define um valor fixo para o produto e, toda vez que alguém ler aquele código com o celular, o mesmo valor vai aparecer para ser pago. Ele também permite que o pagador coloque valores diferentes a cada compra. Isso significa que ele pode ser impresso e utilizado em pontos de venda, ou então para dividir um jantar entre amigos. Em outras palavras, ideal para o uso no dia a dia. Já o QR Code dinâmico mostra uma imagem que fica em constante movimento, e é utilizado de forma exclusiva a cada transação – assim, uma vez que utilizado, não serve mais para nada. Além do valor, é possível incluir informações como a identificação do recebedor, e é um tipo de código mais formal, que funcionará como um boleto ou com cobranças relacionadas a e-commerce, por exemplo. Os QR Codes são seguros e rápidos, então não hesite em utilizar essa ferramenta tecnológica. Basta saber usar com responsabilidade e inteligência.
5. Aspectos legais
Caso haja a necessidade de utilizar um modelo de pagamentos capaz de “protesto”, o Pix ainda não é a opção mais indicada. Isso porque, para os fins legais, um boleto registrado pode ser utilizado em um processo jurídico, e um QR Code Dinâmico ainda não. Ou seja, se estiver na dúvida em relação a isso, cogite o boleto tradicional.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento