Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Conheça 5 tecnologias incentivar o intraempreendedorismo
Utilizado para designar um grupo de colaboradores capazes de idealizar e implementar um novo modelo de negócio dentro de uma organização já existente, o termo intraempeeendedorismo surgiu como abreviação de “intracorporate entrepreneuring” ou em português “empreendedorismo intracorporativo” e ganha cada vez mais força nas grandes corporações.
Utilizado para designar um grupo de colaboradores capazes de idealizar e implementar um novo modelo de negócio dentro de uma organização já existente, o termo intraempeeendedorismo surgiu como abreviação de “intracorporate entrepreneuring” ou em português “empreendedorismo intracorporativo” e ganha cada vez mais força nas grandes corporações. Dentre os cases de sucesso, destaca-se o Google que, historicamente, concede aos profissionais 20% do seu tempo semanal para que se dediquem a uma ideia ou projeto pessoal que esteja alinhado aos objetivos. A iniciativa resultou no lançamento de produtos como o Google Ads e Gmail.
“Alguns estudos de casos comprovam que 80% do potencial de melhorias em uma companhia, surgem a partir de ideias internas vindas dos próprios colaboradores, porém a jornada a ser percorrida, na implementação de um modelo de organização orientado ao estímulo de ideias e fomentos de negócios internos, pode ser longa e desgastante”, destaca Juliana Cruz, consultora de Inovação e Estratégia na Play Studio, consultoria de inovação e venture builder.
Ela observa que com um bom planejamento estrutural e as ferramentas certas, é possível obter sucesso nessa trajetória. Para isso, é fundamental que a companhia olhe com atenção para os pilares chave da estruturação do modelo intraempreendedor: engajamento dos colaboradores; cultura organizacional e liderança. “Atuar na cultura organizacional dessa forma, exige a a abertura de novos canais de comunicação, com o objetivo de garantir que todos tenham voz e consequentemente gerar maior engajamento entre os colaboradores e potencializar o senso de pertencimento”, diz.
Juliana recomenda algumas ferramentas que auxiliam no processo, confira.
1. Promova desafios de inovação para que as pessoas se movam em busca de novas soluções.
Fomentando a geração de novas ideias dentro do time, a equipe se mantém oxigenada e novos insights podem surgir a partir do próprio conhecimento interno. O gestor pode lançar um programa de desafios com plataformas que fazem isso de forma totalmente digital. Duas delas são, a AEVO Innovate e a WhataVenture. Com essas plataformas é possível lançar desafios, acompanhar o engajamento do time, organizar e priorizar as ideias recebidas.
2. Estimule o potencial máximo do time entregando as ferramentas certas.
Disseminando o conhecimento de ferramentas estratégicas de inovação, os colaboradores podem contribuir de forma mais efetiva na busca de oportunidades e geração de soluções. A Strategy tools é uma plataforma online que entrega diversas ferramentas digitais com foco em estratégia de inovação para grandes companhias. Após fazer uma conta, o colaborador pode criar projetos, conhecer e escolher as ferramentas que se aplicam melhor ao seu contexto, com o objetivo de aprimorar soluções desde a concepção até a implementação.
3. Promova a interação multidisciplinar do time, explorando diversos pontos de vista para construir soluções mais robustas e eficientes
Com a realização de sessões colaborativas formada por grupos multidisciplinares, os participantes podem atuar de forma conjunta na criação de novas soluções, explorando ao máximo as competências de diferentes especialidades. Há plataformas digitais que simulam o ambiente real e tornam essa interação mais fluída, fazendo com que os participantes se sintam como se estivessem de fato escrevendo um post it em uma reunião presencial com os colegas de trabalho. As plataformas Mural e Miro entregam esse tipo de recurso, tornando possível a prática de workshops interativos de modo remoto.
4. Entregue conteúdo inspirador de qualidade para fazer o seu time pensar
Impulsione conteúdos que estimulem o time a pensar além. Trazendo os próprios líderes da empresa, grandes personalidades ou até mesmo um grupo de clientes para contar um pouco das suas dores durante não atendidas durante a jornada, faz com que o time pense em questões além das tarefas rotineiras do dia a dia. Os webinars são uma excelente alternativa para hospedar e transmitir esse conteúdo no ambiente digital. Existem muitas plataformas que disponibilizam prontamente essa solução no mercado, como a GoToWebinar, Live, ClickMeeting, Eventials, e até o mesmo o próprio Zoom.
5. Promova a sinergia da equipe com maratonas internas, traçando o percurso completo da ideia a execução de protótipo
Os hackatons são uma excelente maneira de se descobrir e reter os talentos de uma empresa. São maratonas em que os participantes recebem a missão de se criar uma nova solução dentro de um curto espaço de tempo, normalmente em até 24 horas de trabalho. Através dessa competição é possível estimular ao máximo o trabalho em equipe, uma vez que devido ao curto espaço de tempo, a sinergia entre o time é fundamental. Ao final do prazo estabelecido cada equipe deve apresentar um protótipo funcional de solução para o desafio proposto. A plataforma Shawee organiza essa competição no ambiente digital. Os participantes recebem o desafio, se organizam em grupos e submetem as soluções dentro da própria plataforma para avaliação. Os organizadores conseguem gerenciar todo o processo de forma automatizada, facilitando assim a gestão da maratona.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento