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Black Friday da pandemia será a melhor da história, diz pesquisa
Sexta-feira, dia 27, a última do mês, é dia de black friday, a data mais importante do varejo brasileiro depois do Natal, para lojistas e empresários em geral.
Sexta-feira, dia 27, a última do mês, é dia de black friday, a data mais importante do varejo brasileiro depois do Natal, para lojistas e empresários em geral.
Conhecida por ser um período de grandes promoções e descontos em produtos dos mais variados segmentos, a grande vantagem da black friday é que os clientes conseguem adquirir itens com preços abaixos do comumente praticado pelo mercado.
E, neste ano de pandemia, parece que o sucesso do evento já está garantido. Segundo o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, esta será a maior black friday da história, de acordo com os volumes de buscas no site.
Mudança de comportamento
“A questão da pandemia forçou uma grande mudança de comportamento do consumidor no Brasil. Apesar das lojas físicas terem sido muito afetadas, o comércio eletrônico teve um incremento muito alto em vendas”, segundo Francisco Cantão, sócio-diretor da Proxy Media, especializada em marketing digital.
Neste sentido, para que os empresários aproveitem bem as oportunidades, sem dor de cabeça, há alguns pontos fundamentais que devem ser bem planejados. De acordo com a Lomadee, startup de consultores digitais do Movimento Compre&Confie, o distanciamento social ocasionado pela pandemia incentivou grande parte das pessoas a recorrerem às compras no ambiente digital, fazendo com que o e-commerce registrasse sua maior alta nos últimos 20 anos no Brasil. “E, como a black friday e as vendas online caminham paralelamente, neste ano a data pode gerar um impacto super positivo para o comércio eletrônico”.
Então, confira as recomendações do Movimento Compre&Confie:
– Produtos: apesar da black friday ser abrangente e promover preços baixos para todos os tipos de produtos, alguns segmentos acabam se destacando e se tornam foco dos compradores. No ano passado, por exemplo, o setor de eletrônico foi o que mais se evidenciou nas vendas, segundo dados da Neotrust|Compre&Confie. Por isso, vale identificar os produtos que estão em alta entre os consumidores e, assim, apostar em uma estratégia de vendas direcionadas para eles.
– Redes Sociais: diversos estudos sobre o setor apontam que cada vez mais a recomendação de produtos por influenciadores é fator importante para decisão de compra. Assim, investir na divulgação em mídias sociais como Facebook, YouTube, WhatsApp, Tik Tok e Instagram pode ser uma estratégia de alavancagem nas vendas, uma vez que estes canais permitem anúncios mais humanizados e que gerem maior engajamento com os usuários que se identificam com o afiliado que está promovendo o produto.
– Compra: além de um preço justo, outros aspectos interferem no momento de decisão de compra de um consumidor digital. Para que ele defina em qual loja virtual irá realizar seu pedido, condições como agilidade na entrega, frete gratuito e possibilidades de parcelamento ideais, se tornam essenciais na hora da aquisição.
– Perfil dos clientes: cada consumidor tem suas características específicas, que acabam determinando seu perfil durante as compras online. Existem clientes que se planejaram para comprar na data, há os que compram por impulsividade e aqueles que são influenciados. É importante que o consultor trabalhe suas divulgações permeando essas particularidades, para gerar melhores resultados.
– Consumo próprio: a maior parte dos consumidores que realizam suas compras na black friday, visam o consumo próprio, ou seja, farão compras para se auto presentear. Pensando nisso, é interessante que os consultores estabeleçam estratégias que promovam este conceito e que enfatizem as vantagens de comprar para si mesmo. Vale ainda destacar que existe também um grupo alto de consumidores que buscará ofertas na data para poder antecipar os presentes de Natal.
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