Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
O futuro do trabalho e a cultura hacker
As perguntas que surgem agora são sobre o futuro: qual a perspectiva do recrutamento no pós-pandemia? O que as empresas precisarão fazer para sair na frente na busca pelos melhores profissionais?
Ao contrário do que havia sido posto como hipótese, a pandemia deu espaço para o crescimento de vagas abertas em áreas de tecnologia, dados e produto, além de impulsionar a expansão de negócios como foodservice e vendas online tiveram crescimento expressivo. Os números comprovam isso. No primeiro trimestre de 2020, registramos crescimento de 56% comparado com o mesmo período do ano anterior. Já no trimestre seguinte, o aumento foi de 90%. Isso aconteceu devido a necessidade das empresas em desenvolver novas soluções tecnológicas para lidar com o trabalho remoto.
As que já estavam passando por um processo de transformação digital precisaram acelerar ainda mais essa transição, e as empresas que já estavam no digital, precisaram investir mais ainda para manter o crescimento. Sim, o covid-19 foi o grande responsável por acelerar o movimento de digitalização do trabalho, forçando as empresas a adequarem seus processos seletivos do dia para a noite. Contratações à distância foram remodeladas, o home office, antes visto com certo desprezo por algumas empresas, parece ter convencido até o mais avesso como uma alternativa viável e possível.
As perguntas que surgem agora são sobre o futuro: qual a perspectiva do recrutamento no pós-pandemia? O que as empresas precisarão fazer para sair na frente na busca pelos melhores profissionais? Primeiro, é preciso respirar. Feito isso, analisar o que exatamente mudou e o que está por trás da transição para o modelo de trabalho remoto. O que muda agora em relação a essas vagas é que novas possibilidades de contratação aumentam a oferta de candidatos. Isso porque o modelo de trabalho remoto permite a contratação de profissionais de qualquer parte do Brasil, aumentando o rol de talentos que podem ter fit com as empresas.
No entanto, essa é uma realidade que passa a funcionar para milhares de empresas, dos mais diversos setores, o que significa que agora existem ainda mais corporações “lutando” por talentos qualificados por todo o Brasil, aumentando a concorrência de forma expressiva. Essa busca pelos melhores talentos ilustra bem o significado da lei de oferta e demanda, tendo como consequência o encarecimento financeiro e operacional desses profissionais. Oportunidades atrativas tornam-se mais numerosas e eles passam a ter o poder de determinar o melhor preço para o seu trabalho.
Tal encarecimento, além de forçar as empresas a revisarem as suas barras salariais, abre espaço para mais concorrentes na luta por esses talentos: as multinacionais. Para empresas em países nos quais o real é desvalorizado, torna-se extremamente lucrativo a contratação de profissionais brasileiros, que vão oferecer grande expertise em tecnologia por um preço final bem abaixo do que elas estão acostumadas a pagar.
Tudo isso indica que, se antes as empresas tinham dificuldade de contratar profissionais de tecnologia, essa realidade tende a aumentar. E isso gera uma perspectiva evidente: as empresas que não repensarem novas formas de recrutar vão perecer na luta pelos melhores talentos”
É preciso adotar a cultura “hacker” no sentido de analisar como as coisas eram feitas e entender como fazê-las de uma melhor forma. É preciso refletir sobre quais são as novas necessidades que surgem diante desse novo contexto e trabalhar de forma ativa. Esse momento indica uma necessidade de repensar o recrutamento da mesma forma analítica que um time de vendas é habituado a pensar. A demanda para vagas de tecnologia tende a aumentar significativamente à medida que mais tecnologia vem sendo injetada na economia brasileira. Isso significa que os times de recrutamento precisam trabalhar com previsibilidade para conseguir preencher as vagas abertas com assertividade e de forma rápida. E isso demanda uma estrutura ágil e uma grande quantidade de informações, além de um processo em constante desenvolvimento.
No entanto, antes de pensar em tudo isso e promover essa transformação digital no recrutamento, faz-se necessária uma mudança de mentalidade dentro do RH. Os times precisam se desapegar da forma antiga de recrutar e desenvolver uma mente cada vez mais analítica. Em uma realidade em que tudo está sendo digitalizado de forma acelerada, o universo de recrutamento e seleção precisa nadar a favor da corrente e adotar o mesmo movimento de outras áreas do mercado: incorporar a tecnologia como principal aliada do seu desenvolvimento e sucesso.
*Paula Morais é cofundadora e CEO da Intera, hrtech de recrutamento digital. A especialista chegou a empreender o primeiro marketplace de aluguel de itens no Brasil. Foi coordenadora de recrutamento na Sanar e, antes de fundar a startup, chegou a empreender uma escola de tecnologia que formava desenvolvedores web.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento