Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Como será o perfil do consumidor na era pós-pandemia?
Pesquisa indica popularização das compras online como hábito de consumo
Com a chegada e distribuição das vacinas fica mais factível pensar em como será a era pós-pandemia. Desde março de 2020, quando os estados brasileiros decretaram lockdown, muitas coisas mudaram. Modelos de trabalho, relações pessoais, economia e hábitos de consumo. Segundo pesquisa realizada pela Social Miner com mais de 2 mil brasileiros, o consumidor parece estar mais cauteloso e consciente. Entre as preocupações, aparece o desejo de continuar apoiando pequenos produtores e marcas locais, seja incentivado por um sentimento de empatia, seja pelo interesse pessoal em um atendimento mais personalizado.
Ainda de acordo com o estudo, 48% disseram que irão adquirir muitos itens que deixaram de comprar durante o período de pandemia, frente a 21% que discordam da afirmação. O restante não soube responder ou não quis opinar. Já 73% dos participantes da pesquisa apontaram que pretendem consumir de forma mais consciente, comprando somente o essencial. E uma das questões em que quase todos os entrevistados concordaram foi em relação a promoções: mais de 84% revelaram que esperam encontrar boas ofertas após o isolamento.
Um dos hábitos de consumo que cresceram na pandemia e vieram para ficar, mesmo quando não houver mais a necessidade de isolamento, são as compras através do e-commerce. Segundo o levantamento, o consumidor agora familiarizado com novos canais demonstra intenção de transitar entre o online e offline com frequência no futuro e aderir cada vez mais a e-commerces, canais de compra alternativos e experiências híbridas.
Os dados indicam que mais de 52% pretendem comprar online e retirar em loja física, e apenas 18% discordam dessa afirmação. O mesmo percentual de 52% corresponde aos que pretendem utilizar mais e-commerce e ir menos a loja física, contra 16% que não concordam com a afirmação. O restante não opinou ou não soube responder.
"Esses dados mostram para indústrias e varejistas qual o caminho seguir. A vivência do consumidor pelo canal digital vai ter que ser muito atraente, quase que levando a proposta do físico para o virtual, para que o cliente tenha uma boa experiência de compra", destaca Felipe Russi, diretor de marketing da empresa de comércio eletrônico Tatix Full Commerce.
"Então, para as marcas de roupa, por exemplo, tem que ter provadores virtuais, um site que reproduza o estilo da marca, promoções, excelência no serviço de logística para entrega, pós-atendimento e tudo mais necessário para fidelizar esse consumidor", continua, acrescentando que, com a retomada da economia e o fim do isolamento social, as pessoas vão querer viajar mais, comprar mais e se proporcionar momentos de prazer.
"É natural que, depois de um período em que tivemos de certa forma a nossa liberdade cerceada, a gente queira viver mais o hoje, e isso inclui se cuidar mais e consumir mais, mas claro que o padrão de exigência em onde colocar seu dinheiro também vai aumentar. Como mostrou a pesquisa, as pessoas vão gastar, mas de forma consciente. Empresas que apostam em boas experiências de compra e entendem o seu consumidor mais profundamente saem na frente", observa Russi.
Já é possível notar que, nesse longo período regrado, muitas atividades comuns do cotidiano, como ir ao supermercado, podem ser executadas com a conveniência do e-commerce. Isso porque o mercado se adaptou e o consumidor também.
"A experiência catalisada pela pandemia levou o consumidor a perceber que esse ambiente é bastante seguro hoje em dia, mas também promoveu uma evolução rápida nos players, que passaram a ofertar muito mais produtos e com preços competitivos. Além disso, os fretes são atraentes em preço e prazo. Se pensarmos que um deslocamento de carro, por mais curto que seja, consumirá alguns litros de combustível e tempo, sem falar no seguro e desgaste do veículo, os fretes se tornam relativamente baratos. Esses são apenas alguns dos motivos para o e-commerce certamente se tornar um hábito pós-isolamento", salienta o executivo, finalizando: "O tempo será cada vez mais direcionado às experiências humanas, sociais. Viagens, família e amigos serão priorizados diante de atividades que hoje podem migrar para o digital".
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento