O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou para 0,56% em outubro, ante 0,44% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira, 8
Área do Cliente
Notícia
As ações da Granado para atravessar mais uma pandemia
A companhia fundada no Brasil por um imigrante português passou pela Gripe Espanhola e agora, pela segunda vez em sua história, enfrenta as consequências de uma pandemia em seus negócios que completaram 150 anos em 2020
No ano em que a Granado completou 150 anos de história, tudo mudou. A data que foi toda planejada contava com o lançamento de um livro publicado pela Assouline e uma exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro contando toda a trajetória da marca, que chegou a ser reconhecida com a farmácia oficial da família imperial brasileira.
Com suas comemorações modificadas por conta dos efeitos do coronavírus, a Granado acrescenta um novo acontecimento à sua trajetória enfrentando pela segunda vez uma pandemia - quando a Gripe Espanhola (1918-1920) aconteceu, a primeira botica da companhia já funcionava no centro do Rio de Janeiro e permanece aberta até hoje no mesmo endereço, como Pharmacia Granado.
Assim como os festejos, todos os projetos da empresa foram abalados. Entretanto, mesmo diante do toda a frustração que todo o mercado enfrenta e com as lojas fechadas, a marca de cosméticos ainda alcançou um crescimento de 4% em 2020, impulsionado pelos revendedores que se mantiveram abertos e pelas vendas on-line. Em abril do ano passado, logo após as determinações de isolamento social, as vendas no e-commerce do grupo subiram mais que 300%.
Para 2021, a empresa brasileira espera um crescimento de 15%, abertura de mais oito lojas próprias, incluindo uma flagship Granado em Ipanema, que deve acontecer até maio, segundo Higo Lopes, gerente de marketing da Granado.
Com cerca de 1,5 mil revendedores no Brasil, entre supermercados, farmácias e perfumarias, 75 lojas Granado e cinco lojas Phebo, marca que também pertence à Granado, foi preciso desbravar um novo universo, o digital - e em todos os sentidos.
Para se aproximar do cliente e minimizar os impactos causados pela pandemia, a Granado promoveu corrida virtual, exposição digital, collabs, ampliou seus projetos de e-commerce e tantas outras ações. Além disso, a marca firma seus passos no mercado internacional a exemplo de sua presença na França em lojas temporárias e venda de produtos na Sephora.
Novos produtos e novos formatos - Com o avanço da pandemia e identificação de novas necessidades, a marca tirou do papel o lançamento de produtos, como álcool líquido, álcool em gel e lenços antissépticos.
Os produtos tradicionais ganharam novos formatos. Sabonetes líquidos para bebês ganharam embalagens maiores, ao passo que as colônias agora também são ofertadas em tamanhos menores, de 300 ml, para aqueles que ainda não o conhecem e farão a compra pela primeira vez numa volumetria menor para testar o produto.
Exposição virtual - A história da marca é, também, a sua maior riqueza. Desde 1995, toda a tradição da empresa foi perpetuada pelo Acervo Granado, inaugurado para manter a conservação dos documentos, mobiliários e objetos originais que fizeram parte dessa caminhada.
No último ano, quando a marca completou 150 anos, uma grande exposição foi preparada para compartilhar toda a história na cidade onde a Granado nasceu, Rio de Janeiro, com a exposição no Museu Histórico Nacional - que durou poucos dias por conta da pandemia.
Para não perder o gancho, a empresa conseguiu construir uma visita virtual ao acervo e também à loja 360° da Oscar Freire, que permite ao consumidor realizar compras durante o tour.
Corrida virtual - Como nos últimos anos a Granado tem apoiado eventos esportivos, a marca achou importante manter esse compromisso. Respeitando todas as orientações de segurança, lançou uma corrida virtual.
Todos os inscritos receberam, além da camiseta, itens da marca, como uma máscara facial, gel antisséptico, gel relaxante anticansaço refrescante, desodorante para pés antisséptico Granado, lenços umedecidos e sabonete líquido antisséptico Granado.
Trailer - Um trailer temporário todo personalizado na cor pink, de acordo com a identidade da linha Granado Pink, percorreu as principais farmácias do Rio de Janeiro em outubro do ano passado, em menção ao Outubro Rosa, mês que representa a luta contra o câncer de mama.
Em uma ação especial no estacionamento das lojas, clientes que comprassem valores acima de R$ 29,90 em produtos da linha Granado Pink podiam escolher entre um serviço de esmaltação ou sessão de reflexologia nas mãos.
O serviço era realizado no trailer e as clientes se posicionavam na parte externa do veículo, enquanto profissionais protegidas por uma armação de acrílico, criando uma espécie de parede, as recebiam e tinham contato apenas com as mãos das clientes, assegurando os cuidados necessários e seguindo as normas de distanciamento estabelecidas por conta da pandemia.
Collab - Pegando carona na popularização das collabs, quando marcas colaboram uma com a outra no intuito de ampliar seus públicos, consolidar suas marcas, aumentar sua visibilidade, alcançar mais reconhecimento e conseguir mais vendas, a Phebo teve uma parceria com a Eva, grife feminina do grupo Reserva, para Dia das Mães, no último ano.
Outro exemplo de collab realizado pela marca trouxe uma parceria com a AD.Studio inspirada nos antiquários do século XX. Dessa união nasceu uma edição especial da linha Carioca: dois kits que exalam o perfume do Rio de Janeiro, imersos à memória afetiva e à história, para decorar e perfumar a casa com objetos garimpados pelo AD.Studio que exaltam os dois pilares dessa parceria: o colecionismo e a ressignificação.
Os kits acompanham manifestos exclusivos, que foram feitos a partir de páginas originais de enciclopédias antigas com mensagens e ilustrações que remetem à linha. Os difusores são apresentados em vidros numerados - foram feitos menos de mil exemplares.
Loja pop-up - Durante o último mês de março, as icônicas Galeries Lafayette Champs Elysées, em Paris, receberam uma loja pop-up da Granado com produtos que fazem sucesso entre os franceses, como as colônias, que foram vendidas em frascos personalizados.
Linhas como a Vintage Bossa, Carioca e Suzette se destacaram nas ações que ficaram expostas numa pegada de loja conceito, que trazia totens borrifadores de aromas, tela com projeção de vídeos e uma máquina para gravar as iniciais dos consumidores nos perfumes.
De acordo com Higo, movimentos como a Black Friday contribuíram para o crescimento do e-commerce das marcas Granado e Phebo. Por conta dessa demanda, os sites foram totalmente reformulados no fim de 2019 para facilitar a compra. Sem saber, a ação foi realizada praticamente às vésperas da pandemia e favoreceu o desempenho da companhia em tempos difíceis.
Notícias Técnicas
O evento inaugural ocorreu no dia 04/11, pela Escola de Mediação (Emedi) do Tribunal
Manual visa promover a conformidade tributária e prevenir litígios ao esclarecer as novas regras
As submissões podem ser enviadas no período de 07 de novembro a 06 de dezembro de 2024
Contratos estabelecidos com diversas nações visam garantir o direito à seguridade social previsto no país e também no exterior
Notícias Empresariais
Para minimizar a falta de profissionais capacitados, escritórios contábeis captam jovens no mercado e investem na formação. Com a reforma, será preciso lidar com um novo sistema tributário
O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas
Pesquisa da Fecomercio-GO aponta que cerca de 30% dos atestados médicos emitidos são falsificados. Prática causa prejuízos ao comércio pela necessidade de contratações temporárias e pela queda na produtividade
Neste artigo de hoje discutiremos a importância de uma Gestão Contábil com excelência na estruturação de uma holding familiar.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!