Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Como melhorar o processo de recrutamento e seleção de talentos usando as técnicas de funil de vendas
A área de vendas pode servir como um grande benchmarking para o RH de uma empresa
A pandemia apertou o acelerador da transformação digital, e a disputa por profissionais de tecnologia aumentou drasticamente. Até porque, agora, com a maioria trabalhando remotamente, a concorrência é nacional. Ou até mesmo internacional, já que vários brasileiros estão conseguindo empregos em empresas estrangeiras e estão ganhando em dólar ou outras moedas mais valorizadas que o real. E além da dificuldade de encontrar, o maior desafio nesse momento é atrair os talentos para que se interessem em conversar com os recrutadores, podendo mostrar aos candidatos potenciais que aquela empresa é o melhor lugar para eles nesse momento.
Algo parecido aconteceu com a área de vendas. Hoje em dia, além de identificar quem são os potenciais clientes, é necessário também mostrar que tem a melhor solução possível para o desafio atual do comprador. Para resolver esse problema, os times de vendas começaram a estruturar funis de aquisição de clientes com o objetivo de ter previsibilidade de resultados, ou, como costumam chamar, ter receita previsível.
O método do funil de vendas é um conceito utilizado pela equipe comercial para visualizar toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a compra. Ter um funil com etapas claras e bem estruturadas, com métricas monitoradas constantemente, permite que as empresas otimizem os processos em cada uma das etapas e aumentem as suas taxas de conversão, o que resulta em mais vendas previsíveis.
Voltando então ao mundo do RH, com tanta concorrência e um grande número de vagas abertas, como garantir um recrutamento previsível? Assim como ocorre nas vendas, o recrutamento possui diversas etapas que vão desde o primeiro contato com o candidato até a sua contratação. Ao incorporar uma mentalidade de vendas e pensar no recrutamento como um funil, as empresas podem ter mais clareza dos gargalos e das taxas de conversão do processo, garantindo previsibilidade nas contratações.
Analisando mais de perto o processo de recrutamento, no topo do funil temos a fase de atração. Há muito tempo essa etapa deixou de significar o anúncio de uma vaga e a simples triagem de currículos que chegam na caixa de entrada. Hoje, os melhores talentos do mercado são abordados diariamente por recrutadores. Por isso, além de encontrá-los, torna-se necessário convencê-los a participar do processo seletivo e "comprar" a visão, a cultura e os desafios da empresa. Nesse aspecto é possível visualizar uma das principais semelhanças entre recrutamento e vendas: para ser um bom recrutador é necessário saber vender a oportunidade.
Para aumentar o fluxo no topo do funil, fator necessário para um recrutamento de alta volumetria, algumas outras técnicas de vendas também podem ser utilizadas - como copywriting (arte de escrever textos persuasivos) e marketing de performance (arte de fazer anúncios efetivos nas mídias sociais).
Testar diferentes "copies" (textos persuasivos) e fazer uso de gatilhos mentais pode aumentar a taxa de resposta das abordagens do recrutador, que muitas vezes são ignoradas em uma caixa de mensagens cheia delas. Além disso, utilizar anúncios pagos leva o processo seletivo a alcançar mais pessoas, na medida em que a oportunidade literalmente surge na frente dos talentos.
No meio do funil ficam os talentos que já estão inscritos no processo seletivo, e é onde as etapas de qualificação acontecem. Considerando um grande volume de vagas abertas, é provável que essas etapas possuam um alto fluxo de candidatos. Diante disso, algumas empresas não conseguem fazer uma boa gestão das candidaturas e acabam tendo que lidar com desistências no meio do caminho. Por isso, nessa etapa é preciso observar dois aspectos.
O primeiro é relativo às taxas de desistência: se muitos candidatos desistem durante o processo, é necessário avaliar o motivo, porque isso pode indicar que a experiência não está sendo positiva. Alguns dos motivos comuns podem ser a complexidade das etapas, a duração do processo, a dificuldade de comunicação com a empresa. Identificar esses gargalos e corrigi-los, vai ajudar a manter os talentos engajados.
O segundo aspecto é a qualificação dos talentos que seguem no processo. As etapas de triagem funcionam para identificar quais talentos têm "fit" (encaixe) com a vaga e estão prontos para desempenhar os desafios propostos. É esperado que nem todos sejam aprovados nessas etapas, mas se as taxas de conversão estiverem muito baixas, pode ser um forte indicador de que a complexidade dos testes está mais alta do que o necessário para ocupar a posição. E isso pode fazer com que bons talentos sejam desperdiçados.
Por fim, na etapa final do funil ficam os candidatos que foram aprovados na qualificação e estão aptos para o exercício da função. Aqui é onde acontecem as "offers" (ofertas de emprego) para esses talentos, fazendo com que eles terminem o funil como colaboradores da empresa.
No mundo ideal, a taxa de conversão de talentos aprovados no processo para os que são contratados seria de 100%. No entanto, existem muitas variáveis que não podem ser controladas, como por exemplo uma contraproposta da empresa atual do profissional. Independente disso, se essa taxa estiver muito baixa pode significar que as offers que estão sendo feitas não estão de acordo com a realidade do mercado ou que a experiência do candidato não foi positiva. Por isso é necessário um processo de investigação, buscando entender as motivações para reduzir as chances de uma recusa.
Em inúmeros aspectos, a área de vendas pode servir como um grande benchmarking para a área de Recursos Humanos. Os times que incorporarem metodologias e processos de vendas, a começar pela adoção do método de funil, vão garantir mais previsibilidade de resultados e um recrutamento muito mais eficiente.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.