Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Reajuste do aluguel em junho pelo IGP-M ficou em 37,04%
Porcentual elevado para a situação econômica atual exigirá que inquilino e proprietários entrem em acordo
O reajuste do aluguel residencial de contratos vinculados ao IGP-M (índice Geral de Preços ao Mercado) com vencimento agora em junho ficou em 37,04%. Esse porcentual reflete a evolução da inflação medida pelo índice, que é calculado pelo Fundação Getúlio Vargas, no período de junho a de 2020 a maio deste ano.
É a variação mais elevada, desde que o índice começou a ser computado em 1994. Não apenas por esse motivo de ser um recorde, mas porque é totalmente descabido para atual realidade econômica e social do País, esses 37,04% não deverão utilizados na prática para a correção do aluguel.
A inflação pelo IGPM disparou em maio e ficou em 4,10%, indicando forte alta nos preços do atacado, comportamento que poderá se espalhar nos próximos meses aos preços cobrados no varejo, os que são cobrados do consumidor final.
Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, reforça a recomendação aos proprietários e inquilinos negociarem para o acerto do contrato.
“Se o imóvel é ocupado por um bom inquilino, que sempre cumpriu em dia suas obrigações contratuais, o proprietário vai preferir negociar a ter seu imóvel vazio e arcar com os custos de manutenção como condomínio e IPTU. E, ainda, ter de buscar um novo inquilino”, afirma ele.
Sartori destaca ainda que boa parte dos proprietários utiliza o valor do aluguel do imóvel como renda familiar ou complemento de aposentadoria. Por isso, nem sempre eles conseguem deixar de aplicar o reajuste ou mesmo de dar desconto por um longo período, já que contam o valor da locação a cada mês para cumprir com seus compromissos.
Inquilino deve negociar o reajuste do aluguel, ou sair
O inquilino, por sua vez, que não conseguir ter o aluguel reajustado em outras bases deve procurar por um outro imóvel, já que a oferta é grande para a locação. Além do que os aluguéis pedidos em imóveis que estão desocupados estão subindo menos do que os alugueis de contratos em andamento.
Pesquisa mensal de valores de aluguel residencial do Secovi-SP, aponta aumento de 2,91% entre maio de 2020 e abril de 2021. No mesmo período a variação do IGP-M foi de 32,02%. Isso significa que além da oferta, o inquilino pode encontrar valores mais suaves para o bolso, caso o proprietário não abra possibilidades de negociações.
Uma pesquisa feita pela plataforma digital de moradia, QuintoAndar, mostra que a renegociação e adoção de índices alternativos de reajuste de aluguel traz benefícios significativos tanto para os proprietários de imóveis residenciais quanto para seus inquilinos.
De acordo com o levantamento, os contratos de aluguel renegociados têm chance 87% menor de cancelamento antecipado que a média histórica. O estudo mostra ainda que a taxa de rescisão antecipada, antes de 12 meses, é cerca de 10% maior do que a média quando não há negociação.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.