Com as mudanças no sistema fiscal nas últimas décadas, o setor cultural pode ser diretamente impactado. No entanto, a saída para esse grande apagão do fomento indireto à cultura está justamente na regulamentação da reforma tributária
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Volta ao escritório: a pergunta não é quando e sim, o porquê?
Recentemente, este é um dos questionamentos que permeiam o ambiente corporativo com frequência, mas acredito que seja válido refletirmos sobre o porquê as empresas devem voltar aos escritórios.
Recentemente, este é um dos questionamentos que permeiam o ambiente corporativo com frequência, mas acredito que seja válido refletirmos sobre o porquê as empresas devem voltar aos escritórios. Com o surgimento da Covid-19, a rotina corporativa teve que se adaptar às pressas, a fim de evitar o contágio do vírus – o que resultou em um movimento inverso. Ou seja, ao invés de os colaboradores irem até o trabalho, o trabalho chegou à casa de cada um deles. No entanto, o movimento que parece ser novidade, tem reflexos de uma tendência antiga.
Há 20 anos, uma multinacional de Tecnologia chegou ao Brasil com um conceito conhecido como espaço de descompressão, no qual, além de contar com as ferramentas para o trabalho, o time também tinha momentos de relaxamento, jogos, creches e afins. Aqui, o intuito da marca com a iniciativa foi mostrar o seu poder ao mercado e fazer com que seus funcionários sintam-se em casa ao terem todas as suas principais necessidades atendidas. Ao misturar a vida profissional com a pessoal transformando o escritório em mais do que um lugar para trabalhar, identificamos o surgimento de uma sensação de pertencimento na equipe, e, consequentemente, um aumento de engajamento e produtividade.
Na prática, a iniciativa mostrou-se uma ruptura da cultura organizacional, que acabou sendo seguida por muitas outras companhias. Trazendo essa mentalidade ao contexto atual, vemos que esse formato de escritório trata-se de uma alternativa extremamente válida. Ao sermos praticamente obrigados a trabalhar à distância, vimos que com o auxílio da tecnologia, é possível. Além disso, se fizermos um cálculo, havia uma circulação média de 3.000 pessoas tentando chegar ao trabalho, levando em torno de duas a três horas no trânsito. Ao transformar essas horas em dias, temos de 18 dias a um mês perdidos em trajetos no período de um ano, fora a poluição ambiental.
Sim. O escritório tem um papel. Mas não é aquele em que os executivos sentam atrás de uma mesa para trabalhar. Acredito que esse seja um ótimo momento para retomarmos a configuração que a multinacional de Tecnologia deu a esse espaço de trabalho. Ou seja, um local para compartilhar momentos entre o time, insights, valores e propagar a cultura organizacional. Inclusive, já temos até um caso emblemático que segue essa linha. Uma grande empresa nacional do ramo financeiro anunciou home office permanente e a construção de uma nova sede em São Roque. Antes disso, a companhia mantinha seis andares em um edifício na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo.
Indo de encontro a essas decisões, uma pesquisa realizada pela JLL registrou uma devolução de 122 mil metros quadrados em prédios classe A por empresas na capital, enquanto que a taxa de vacância de escritórios, que mede o volume de espaços vazios para locação, chegou a 19,4% no terceiro trimestre, acima dos 17,3% observados no trimestre anterior. Com isso, é possível enxergar o trabalho em si, sendo feito em casa. Indo de um a dois dias no escritório, em uma espécie de modelo híbrido. Portanto, ao invés de questionar-se sobre o período ideal do seu modelo de trabalho, pense com profundidade sobre a funcionalidade dele!
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Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
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Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
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A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
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