Com as mudanças no sistema fiscal nas últimas décadas, o setor cultural pode ser diretamente impactado. No entanto, a saída para esse grande apagão do fomento indireto à cultura está justamente na regulamentação da reforma tributária
Área do Cliente
Notícia
Empresas que digitalizam processos poupam tempo e dinheiro
Contraktor destaca como algumas atividades ‘análógicas’ podem se tornar eletrônicas para impulsionar os negócios e gastar menos
Caminhos para evitar gastos é uma busca constante dentro das empresas. Algumas rotinas em prol da digitalização de setores foram alteradas dentro de muitas companhias com o passar dos anos e isso já se converte em bons resultados, mas ainda há um método que não foi implementado pela maioria e que pode fazer a diferença quando o assunto é economia de tempo e dinheiro: a digitalização de documentos.
Não faz muito tempo que os escritórios costumavam ser como aqueles típicos de filmes e seriados, como The Office, com inúmeras caixas, arquivos e gavetas para guardar tanta papelada. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, gestores perdem em média 1 mês, dos 12 meses do ano, procurando por informações armazenadas de forma inadequada ou por desorganização. Além disso, em empresas analógicas os documentos são fotocopiados, em média, 19 vezes, quando cerca de 40% delas são desnecessárias.
Segundo Bruno Doneda, CEO da Contraktor, plataforma de gestão de documentos e assinatura digital, algumas mudanças podem acelerar rotinas dentro das empresas. “O método de transformação digital é a alternativa mais eficaz para o aprimoramento e definição dos processos internos relacionados aos diversos documentos. Já comprovado através de indicadores de desempenho no que concerne à redução de custo operacional, diminuição de extravio de documentos e agilidade no processo de fechamento de negócios com clientes e fornecedores”, comenta o especialista.
O que antes vivia em gavetas e arquivos, hoje pode ficar ainda mais seguro se guardado em formato digital. Sendo assim, a empresa listou alguns itens que eram comuns no mundo ‘analógico’ e que foram totalmente adaptados para a realidade tecnológica que temos nos dias atuais:
Aviso de recebimento (AR)
Já é possível substituir o antigo aviso de recebimento de papel por um comprovante de recebimento e abertura de email, que a pessoa recebe quando alguém abre um documento enviado. Além disso, ainda é possível ter o registro da data e hora em que um participante acessou o documento.
Reconhecimento de Firma em Cartório
A ida ao cartório é um dos maiores entraves burocráticos que ainda temos no Brasil. Afinal, quem nunca precisou ir até uma unidade apenas para reconhecer firma? Pois saiba que essa já não é mais a única opção. Usando o certificado digital emitido pela ICP-Brasil, que tem validade judicial e fé pública, não é mais necessário reconhecer firma para garantir a autenticidade e incluir um selo/carimbo em um documento.
Arquivos
Uma opção muito mais segura do que os arquivos é justamente o armazenamento desses documentos em nuvem. Além de também evitar que um documento seja arquivado de forma inadequada, é possível permitir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ele, reduzindo drasticamente os riscos de vazamento de informação, além da economia de espaço físico na sua empresa.
Se com esses exemplos foi possível perceber que escolher processos digitais é uma opção economicamente viável e até mais consciente, mas ainda há dúvidas de como os procedimentos antigos ocorrem quando é tudo feito pelo computador, é possível conferir mais detalhes na tabela. Veja no infográfico anexado.
Sobre a Contraktor – Por acreditar que uma vida sem burocracia é muito mais produtiva, a Contraktor está transformando a forma como as empresas podem gerir contratos e digitalizar documentos em todo o país. A plataforma oferece aos clientes soluções completas de gestão na nuvem, automatizando o ciclo dos processos e reduzindo o tempo de tramitação. Inovadora no segmento de Contract Lifecycle Management (CLM) e Assinatura Digital, a Contraktor possui ferramentas que podem ser aplicadas em todos os departamentos das empresas, do comercial ao jurídico, passando pelo financeiro e RH. Além da contração dos serviços B2B, B2C e de solução gratuita de assinatura digital
Notícias Técnicas
Contribuintes com bens e recursos no Brasil e no exterior têm a última chance de regularizar a situação com a Receita Federal e evitar penalidades
A má colocação do Brasil, em particular, reflete o desequilíbrio crescente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários, uma questão complexa com raízes em diversos fatore
A expropriação e o bloqueio de bens só podem ser feitos pelo juízo da insolvência civil
A Operação Entreposto cumpre 15 mandados de busca e apreensão, além de nove prisões preventivas, 46 sequestros de bens e bloqueios bancários de aproximadamente R$ 37 milhões
Notícias Empresariais
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Enquanto alguns erros acabam passando desapercebido, outras vezes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de atenção
A escolha requer análise cuidadosa e estratégica para garantir o sucesso e crescimento da empresa. Antes de tomar um empréstimo, defina o objetivo, como expansão do negócio, aquisição de estoque, renovação de equipamentos ou capital de giro
Pela portaria do MTE, empresas estão proibidas de exigir ou receber descontos sobre o valor acordado ou qualquer outro benefício indireto, podendo sofrer multas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!