Com as mudanças no sistema fiscal nas últimas décadas, o setor cultural pode ser diretamente impactado. No entanto, a saída para esse grande apagão do fomento indireto à cultura está justamente na regulamentação da reforma tributária
Área do Cliente
Notícia
As 5 maneiras de fidelizar os seus clientes
A fidelização de clientes deve estar no mesmo patamar, ou até acima, da busca por novos.
Via de regra, o objetivo principal das empresas é conquistar novos consumidores. Porém, tem gente que se descuida dos seus clientes mais fiéis, algumas vezes por comodidade. É aí que mora o perigo de perder quem sempre esteve com você. Por isso, a fidelização de clientes deve estar no mesmo patamar, ou até acima, da busca por novos. Pesquisas, inclusive, mostram que é mais barato manter um consumidor antigo do que conquistar um novo.
Para que você tenha sucesso em manter a sua base de clientes ativa, é preciso, antes de mais nada, ter um bom histórico de informações sobre ele. Para a fidelização de clientes, você pode se valer de pesquisas de satisfação, que mostram o quanto ele ficou satisfeito ou não com uma compra, um serviço ou com a resolução de um problema.
Na prática, a fidelização de clientes está diretamente ligada com a satisfação que ele tem com os seus produtos ou a sua empresa. Quanto maior ela for, maior será a possibilidade de ele voltar. E não tem mágica. Isso passa por um bom atendimento, uma boa comunicação e disponibilidade. Quando o cliente precisar de você, é preciso estar a postos. Listamos aqui cinco maneiras que podem ajudar você nessa tarefa.
COMO TRABALHAR A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
1) ATENDA BEM
Seja em um comércio de bairro ou em uma loja virtual, o cliente vai sempre valorizar um bom atendimento. Normalmente, no quesito de vendas, as empresas conseguem atingir esse objetivo. A questão se complica quando há um problema e o cliente fica falando sozinho. Tenta entrar em contato e não consegue. Ou busca uma solução e ela demora dias, até semanas. Nesse caso, há dois problemas. Além da probabilidade quase certa de perder o cliente, ele ainda fará propaganda negativa do seu negócio ou serviço.
Nesses casos, a chance de fidelização de clientes insatisfeitos é perto de zero. É muito fácil de se observar isso nas redes sociais, quando existe uma queixa e o perfil da empresa é marcado. A reclamação que era só para a sua o seu negócio fica pública e pode influenciar negativamente novos clientes. Portanto, o atendimento é uma área que não dá para errar na hora em que se pensa da fidelização de clientes. É talvez o ponto principal para fortalecer a parceria.
2) ESCUTE
Como fidelizar clientes? Escute! Seja por meio de uma pesquisa de satisfação ou por meio de um contato direto. Quando o cliente procura a empresa, toda a atenção deve ser dada às suas necessidades, seja um problema, uma dúvida, uma queixa ou um elogio. O relacionamento nas redes sociais deve acontecer de maneira leve, com apresentação de conteúdo relevante. Ali, é possível abrir um bom canal de comunicação, por meio dos comentários. Sempre que houver alguma questão, ela deve ser respondida rapidamente. Assim, o cliente vai se sentir acolhido.
3) MANTENHA UM PROGRAMA DE FIDELIDADE
Conquistar o cliente pelo bolso é também uma boa forma de mantê-lo por perto. Um desconto em uma segunda compra, acúmulo de pontos que permitam um desconto ainda maior e promoções exclusivas também devem ser levadas em consideração. Opções com prazo maior para pagamento e agilidade na entrega também são bons caminhos a serem seguidos.
4) VENDA DIFERENTE
Para os negócios online, há uma infinidade de possibilidades para oferecer o seu produto. Nos sites de vendas é comum vermos as fotos do produto e o preço. Mas pode notar que grandes e pequenas empresas se utilizam de conteúdo de qualidade para tentar convencer o cliente. Seja um vídeo que mostre as qualidades do produto, um material em texto que apresente outras possibilidades de uso, ou uma foto impactante.
5) CONSTRUA A SUA MARCA
A atual pandemia do coronavírus tem apresentado muitos obstáculos para as vendas. Muita gente perdeu o emprego, a renda média está mais baixa do que aquela do começo do ano e mesmo quem está empregado economiza mirando o futuro incerto. Talvez este seja um bom momento para você fortalecer a sua marca. Diversificar o seu conteúdo em um momento em que uma parte significativa das pessoas está em casa pode ajudar a criar uma boa imagem do seu negócio. Mais do que nunca é preciso demonstrar empatia. A saída é coletiva.
Notícias Técnicas
Contribuintes com bens e recursos no Brasil e no exterior têm a última chance de regularizar a situação com a Receita Federal e evitar penalidades
A má colocação do Brasil, em particular, reflete o desequilíbrio crescente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários, uma questão complexa com raízes em diversos fatore
A expropriação e o bloqueio de bens só podem ser feitos pelo juízo da insolvência civil
A Operação Entreposto cumpre 15 mandados de busca e apreensão, além de nove prisões preventivas, 46 sequestros de bens e bloqueios bancários de aproximadamente R$ 37 milhões
Notícias Empresariais
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Enquanto alguns erros acabam passando desapercebido, outras vezes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de atenção
A escolha requer análise cuidadosa e estratégica para garantir o sucesso e crescimento da empresa. Antes de tomar um empréstimo, defina o objetivo, como expansão do negócio, aquisição de estoque, renovação de equipamentos ou capital de giro
Pela portaria do MTE, empresas estão proibidas de exigir ou receber descontos sobre o valor acordado ou qualquer outro benefício indireto, podendo sofrer multas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!