Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores
Área do Cliente
Notícia
Tributos e burocracia são os maiores desafios para o crescimento do comércio, diz pesquisa
Estudo realizado pela CNDL e o Sebrae também mostra que varejistas estão buscando novos canais de vendas e informações para digitalização dos negócios
A alta carga tributária e a burocracia são apontadas por 86% dos varejistas como os principais desafios para o avanço da economia brasileira. Os números são resultado da pesquisa Desafio do Varejo, divulgada nesta terça-feira (28), durante o Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Sebrae.
O estudo mostrou ainda que as transformações relativas à digitalização e modernização dos processos de gestão dos negócios também são desafios para os comerciantes. Apesar de 67% se considerarem inovadores, 41% dos entrevistados revelam que tomam decisões relevantes baseados em intuição, abstraindo os dados de seus negócios.
Apesar disso, a grande maioria já está ciente da importância da digitalização dos negócios e tem buscado conhecimento sobre o assunto. 83% dos pesquisados conhecem os principais recursos tecnológicos disponíveis para o segmento. As ferramentas mais populares são os meios de pagamento online (Mercado Pago, PayPal, PagSeguro, etc), usadas por pelo menos 25%; seguidas por tecnologias de pós-venda e atendimento ao cliente (20%) e aplicações que favoreçam os processos de troca de mercadorias, que são usadas por 18%.
Em relação à presença digital dos negócios, Instagram e Facebook são as redes sociais mais usadas pelos varejistas, com índices de 61% e 58%, respectivamente. A pesquisa mostra ainda um movimento de ascensão dos novos canais de e-commerce. A maioria dos entrevistados (52%) pretende adotar um novo canal de vendas online nos próximos 12 meses.
Desafios no varejo pós-pandemia
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância do resultado da pesquisa para a elaboração de políticas públicas e ações das instituições envolvidas para prestar auxílio aos micro e pequenos negócios no movimento de retomada da economia. "Desde o início da pandemia, o Sebrae fez doze pesquisas diretas sobre o comportamento das MPE, sem falar nos estudos em parceria. A conclusão é que os empreendedores precisam de investimentos na modernização do ambiente de negócios, através de ações de desburocratização, conhecimento para realizar a digitalização dos negócios e incentivos para acionarem crédito ou consultorias de forma orientada", declarou.
"No primeiro momento a pandemia nocauteou a todos. Entretanto, com a vacinação já estamos preparados para retomar as atividades com segurança. O Sebrae está aqui para servir ao comércio, à agricultura, à população como um todo", completou. Melles ressaltou o investimento do Sebrae nos protocolos de segurança para a retomada das atividades comerciais, nos cursos online gratuitos que bateram recorde de matrículas e nas parcerias com grandes instituições para fomentar a digitalização dos negócios.
Na oportunidade, o presidente da CNDL, José César da Costa, enfatizou a força dos comerciantes para a economia brasileira. Segundo ele, as ações da CNDL contemplam mais de 84% da população, com representação em mais de dois mil municípios. "A maioria da população brasileira é alcançada por nossos serviços. São os comerciantes, todos eles, de forma pulverizada, por todos os estados que têm contato com o cliente. Temos que usar esse poder de influência excepcional para retomarmos o crescimento", incentivou.
Notícias Técnicas
Documento prevê datas de sessões de julgamento, feriados e recessos
Em 2023, o câncer de próstata fez 17 mil vítimas no Brasil, sendo o tipo mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele
O entendimento das normas é crucial para garantir a legalidade e evitar complicações administrativas e financeiras
Criminosos foram alvos de outra operação deflagrada em setembro de 2014 com a mesma forma de agir
Notícias Empresariais
“Houve uma mudança na qualidade do crescimento do Brasil, liderado pela indústria e pelos investimentos (...)"
Esse modelo de produção e consumo conta com o ciclo contínuo de reutilizar, reciclar e renovar os materiais usados na fabricação das mercadorias
No Dia Nacional da Cultura, confira a segunda reportagem da série Caminhos da Cultura
Banco alega ausência de falha na prestação do serviço
A operação deve continuar nas próximas semanas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!