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Como evitar ou minimizar os efeitos de um apagão nas redes sociais para o seu negócio
Especialista dá dicas de como manter a comunicação fluida e contínua quando as plataformas digitais estão inoperantes
Esta segunda-feira (4) tem sido marcada por um grande apagão tecnológico que atinge três das maiores redes sociais do mundo. Por volta das 12h40 no horário de Brasília, Facebook, Instagram e WhatsApp saíram do ar, impedindo novas publicações e trocas de mensagens através de seus serviços, por texto, áudio ou vídeo, em todo o mundo.
Diante do episódio, que se arrasta ao longo de todo o dia, profissionais aflitos certamente se perguntam: como contornar problemas do tipo quando se trabalha com as redes?
O WhatsApp é uma ferramenta amplamente explorada para o oferecimento de serviços e atendimento de público, devido à rapidez e à praticidade da comunicação que viabiliza. No Instagram, equipes de marketing e social media ficaram impossibilitadas de monitorar perfis, fechar contratos ou ativar campanhas - sem contar com a enorme quantidade de páginas comerciais de lojas dos mais diversos setores também no Facebook, por onde muitas vendas são fechadas diariamente.
Para evitar ou minimizar as consequências de incidentes do tipo para o seu negócio, a especialista Sylvia Bellio, CEO e cofundadora da itl.tech, sugere algumas dicas:
1) Não deixe as plataformas no login automático pelas redes sociais (como o Gmail ou Teams, por exemplo), pois se acontecer de algumas delas virem a falhar, isso pode ocorrer em um comprometimento dos compromissos agendados;
2) Utilize outros meios para se comunicar com os colegas de trabalho e/ou clientes - como é o caso do Telegram, grupos no Gmail e, até mesmo, o Twitter.
3) No caso do cliente não conhecer ou não souber como fazer uso de alguma dessas plataformas, mantenha-o informado sobre os acontecimentos e atividades do dia pelo e-mail corporativo.
4) Faça bom uso do seu plano de internet móvel e utilize os velhos SMS para enviar mensagens rápidas e diretas.
5) O telefone, mesmo que usado com menos frequência nos dias de hoje, é, nestas horas, uma excelente alternativa para entrar em contato com clientes, parceiros e colaboradores da empresa, no caso de urgências.
"Nos tempos atuais é praticamente impossível vivermos sem as ferramentas e plataformas que temos à disposição, mas, ainda assim, temos alternativas que podem nos salvar em certos momentos, como as dicas citadas acima. Além do mais, muitos, principalmente os mais jovens, acreditam que se as redes sociais caem por algumas horas tudo está perdido, mas não é verdade, pois temos essas soluções úteis e práticas que já estavam presentes antes dos tempos modernos", explica Bellio.
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