Antecipação ocorre devido aos feriados do mês de novembro
Área do Cliente
Notícia
Congresso aprova prorrogação do programa de incentivo ao setor de semicondutores
Iniciativa é responsável pela instalação e ampliação da base industrial de produção de componentes de alta tecnologia presentes em automóveis, TVs e computadores
O Congresso Nacional aprovou na quinta-feira (9/12) proposta que estende de janeiro de 2022 para dezembro de 2026 o programa de incentivo ao setor de semicondutores, denominado Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). O Projeto de Lei da Câmara (PLC 21/2015) vai à sanção presidencial.
Criado em 2007, o programa é responsável pela instalação e ampliação da base industrial de produção de componentes de alta tecnologia presentes em um amplo conjunto de produtos, como automóveis, televisões, computadores e celulares, entre outros. O texto aprovado também inclui no programa os componentes necessários à fabricação de módulos e painéis para a geração de energia fotovoltaica, adequando o texto da lei à realidade produtiva do setor.
O Ministério da Economia – no âmbito da Rede Colaborativa Made in Brazil Integrado (MiBI) – vem debatendo com o setor produtivo as oportunidades de desenvolvimento e produção local de componentes automotivos a partir de novas tecnologias com isonomia competitiva com a produção global.
O grupo conta com a participação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); da AEA; da SAE; da Associação Brasileira do Alumínio (Abal); do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças); da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer); da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); e do Aço Brasil, entre outros.
Fórum especializado
No escopo desse debate, observou-se a necessidade da criação de um fórum especializado para aprofundar as oportunidades estratégicas de localização de semicondutores, dado o contexto mundial de escassez do componente. Ainda mais que o problema foi acirrado no pós-pandemia, com a relativa fragmentação das cadeias globais de valor e tendência à estruturação de cadeias regionais como hubs.
Sob a coordenação do Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de Semicondutores, com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); da Anfavea; do Sindipeças; da Abinee; e da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi). Outros participantes estão sendo envolvidos nesse processo.
O entendimento do grupo em relação aos elementos centrais para viabilizar a atração de fabricantes e de centros de desenvolvimento para a expansão de produção local de semicondutores está sendo consolidado em um Plano Nacional de Semicondutores. Ele envolve, entre outros pontos, a prorrogação do Padis ora aprovada pelo Congresso Nacional.
Competição global
O endosso do Senado americano ao destinar USD 52 bilhões para a fabricação de chips de computador em solo americano é apenas um exemplo da competição global para garantir a produção de componentes. Na Ásia, em Taiwan, outro exemplo é o do suporte governamental direto. Quando uma empresa de semicondutores abre uma fábrica no território daquele país, o governo aporta aproximadamente metade dos custos de construção e terreno e 25% dos custos de equipamento.
Em Singapura, os subsídios do governo reduzem o custo de propriedade de uma fábrica de chips de computador em mais de um quarto. Ainda no continente asiático, o governo da China está a caminho de investir até USD 200 bilhões para subsidiar empresas de semicondutores até 2025. A Europa também está articulando incentivos financeiros para essa indústria. A Comissão Europeia anunciou uma “aliança de semicondutores”, parceria entre o setor privado e o setor público para promover a comercialização de novas tecnologias na área.
Em síntese, a indústria de semicondutores é estratégica por ser a base dos equipamentos que sustentam a sociedade do conhecimento, e floresceu apenas em países que desenvolvem políticas públicas e parcerias de longo prazo entre o Estado, a Academia e o setor privado local. O governo federal está fazendo a sua parte, em linha com o que está sendo feito em todo o mundo.
Notícias Técnicas
Conheça o procedimento que incentiva a prevenção e solução de controvérsias tributárias e aduaneiras
Notificação da Receita Federal visa orientar contribuintes na correção de erros comuns na declaração do IR. Veja o passo a passo para consultar pendências e evitar multas
Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores
Com o ano chegando ao fim, é preciso tomar certas atitudes a fim de estar em dia com o fisco e as contas
Notícias Empresariais
A operação deve continuar nas próximas semanas
Advogados acreditam que nova modalidade trará mais agilidade e praticidade para as partes
Secretário apresentou as ações do MTE para refugiados e migrantes durante 3º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, realizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global da ONU - Rede Brasil
A operação contou com a participação de aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e servidores da Controladoria Geral da União
Novo sistema Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional utiliza interface amigável e intuitiva. Ação faz parte do processo de modernização da solução de acesso aos dados cadastrais da Receita Federal
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!