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7 tendências em marketing e tecnologia para 2022

Saiba como preparar as estratégias de sua marca no próximo ano

Após dois anos atípicos, muitas empresas passaram a compreender a importância da tecnologia para o desempenho de seus negócios. Com as mudanças no formato de trabalho provocadas pelo distanciamento social contra a covid-19, muitas companhias precisaram buscar novas formas de se reinventar para atrair seus consumidores, visto que os clientes já não escolhem os produtos ou serviços apenas pela qualidade, mas sim pelos valores da marca e como ela se relaciona com o mundo.

Para Rapha Avellar, empreendedor em série e fundador da brandtech Adventures, estratégias de marketing bem construídas serão fundamentais para qualquer empresa se manter em pé e conseguir estar à frente dos concorrentes. "Atualmente, muitas empresas trabalham com os mesmos produtos e, muitas vezes, com qualidade semelhantes, mas o que faz uma se diferenciar da outra é a conexão criada com a comunidade, pois agora as pessoas também estão preocupadas com os valores e propósitos da marca e o que ela faz pensando no público e na sociedade com um todo", explica.

Para proporcionar experiências relevantes para o público, é necessário que as marcas acompanhem as tendências de mercado e tomem decisões empresariais estratégicas, com um marketing mais assertivo e fiel ao que cada negócio precisa. Buscando auxiliá-las nisso, Avellar divide conosco 7 dicas do que deve ser tendência em 2022.

Comunidades

As pessoas estão cada vez mais interessadas nos valores e cultura apresentados pelas marcas e, com isso, passam a buscar empresas com cujos propósitos se identificam. Assim, trazer a comunidade para a construção de uma marca é uma estratégia de marketing fundamental para quem deseja alavancar seus negócios - por meio das redes sociais, pesquisas ou qualquer outro insight. Afinal, nada melhor do que ouvir atentamente os feedbacks e adotar soluções que agreguem todos os consumidores.

NFTs

A NFT foi um dos assuntos mais comentados de 2021, visto que oferece uma possibilidade infinita de novos negócios. Não à toa, muitas marcas estão adotando NFTs como parte de suas estratégias empresariais, tornando-as uma grande tendência para os próximos anos. Isso porque esses tokens unem elementos capazes de despertar identificação no público-alvo e trazer o senso de pertencimento, que é o ponto exato onde muitas marcas precisam chegar para conquistar seus clientes. O fato é que hoje, para se conectar com o seu consumidor de maneira genuína, é essencial ir muito além de campanhas genéricas como as que costumávamos ver.

Inteligência Artificial

Com o mundo em constante transformação, a Inteligência Artificial é uma resposta à velocidade dessas mudanças. Por entregar soluções inovadoras e disruptivas para os mais variados segmentos, ela ajuda as marcas a otimizar processos, além de reduzir o tempo de produções mais complexas. Por isso, a expectativa é que a IA continue caminhando para se tornar uma das tecnologias mais transformadoras que a humanidade já desenvolveu e deve ser ainda mais explorada pelas organizações nos próximos anos.

Social Selling e Marketing Interativo

Popularizado durante a pandemia, o social selling, mais conhecido como venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas através das redes sociais. Além de um espaço para criar relações de interação com o público, as redes sociais também possibilitam a prospecção de possíveis clientes. Como um dos principais recursos do social selling, a live commerce ou shop streaming tem ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta necessária para manter e fortalecer as vendas do varejo. As lives, assim, são realizadas para aproximar o consumidor da marca de maneira prática, além de gerar oportunidade de interação por não apenas mostrar os produtos, mas também oferecer entretenimento, conexão e informação.

Uso de Dados

Se antes as ações eram realizadas de forma massiva, hoje, por outro lado, as marcas já entenderam a importância de oferecer aos seus consumidores produtos ou serviços e atendimento mais personalizados. Para isso, é fundamental que as empresas acumulem e analisem a quantidade astronômica de dados que colhem. Até porque a capacidade de atender aos clientes da melhor forma depende das métricas da fonte de dados disponíveis e, principalmente, de como as organizações aproveitam essas informações.

Experiências Híbridas

Com a tendência de experiências híbridas para 2022, as marcas precisam compreender qual a melhor forma de incorporar os elementos da Inteligência Artificial em espaços físicos, mantendo a atratividade e conexão com o público jovem. De acordo com a Pesquisa Executiva de Tendências de Marketing Global realizada pela Deloitte, 75% dos empresários disseram que desejam investir em experiências híbridas no próximo ano, com o intuito de aumentar a personalização e a conexão com o cliente.

Marketing de Influência

Como muitos sabem, os influenciadores digitais fazem parte do dia a dia das pessoas, impactando diretamente a vida de todos os consumidores online. Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% dos entrevistados afirmaram que seguem recomendações sugeridas pelos influenciadores. Com isso, muitas marcas passaram a investir em campanhas com esses produtores de conteúdo. É muito importante, porém, que o público-alvo tenha afinidade com a celebridade escolhida, para que a imagem transmitida seja de veracidade, e não de apelo comercial.

Para 2022 essa tendência será ainda maior, visto que o Brasil é um dos países que mais consomem redes sociais. Sabendo disso, as marcas devem apostar em influenciadores que tenham conexão com o produto ou serviço oferecido, o que gerará bons resultados para ambos os lados. "O mundo caminha cada vez mais para o digital, e podemos perceber essa evolução de maneira exponencial. Por isso, é muito importante que as marcas se atentem às tendências e busquem inovar para criar ainda mais credibilidade e conexão com seu público", finaliza Rapha Avellar.

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